oda164 Quarta-feira

oda164 Quarta-feira: Salmo 93; Deuteronômio 31: 1-13; João 16: 16-24

Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Vespertina
Salmo 93
Dominus regnavit
O SENHOR reina; ele está revestido de majestade; o SENHOR está vestido de poder; *assim está firmado o mundo e não pode ser abalado.
2 Desde a antigüidade está firme o teu trono; * desde a eternidade tu existes.
3 Os rios transbordam em sua correnteza; os rios levantam sua voz; * as correntes levantam seu fragor.
4 Mais do que o estrondo das grandes águas, mais potente que as revoltas vagas do mar, * poderoso é o SENHOR nas alturas.
5 Teus testemunhos são fiéis; * a santidade convém à tua casa, ó SENHOR, para sempre.

Deuteronômio 31: 1-13
1 Moisés foi e falou estas palavras a todo o Israel. 2 Ele disse:
— Hoje estou com cento e vinte anos de idade. Já não tenho forças para fazer o meu trabalho, e o SENHOR me disse: “Você não passará o Jordão.” 3 O SENHOR, o Deus de vocês, passará adiante de vocês. Ele destruirá as nações que estão diante de vocês, e vocês tomarão posse delas. Josué passará adiante de vocês, como o SENHOR falou. 4 O SENHOR fará com essas nações o que fez com Seom e Ogue, reis dos amorreus, e com a terra deles, que ele destruiu. 5 Quando, pois, o SENHOR entregar nas suas mãos esses povos que estão diante de vocês, façam com eles segundo todo o mandamento que ordenei a vocês. 6 Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o SENHOR, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.
7 Moisés chamou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel:
— Seja forte e corajoso, porque, com este povo, você entrará na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a seus pais; e você os fará herdá-la. 8 O SENHOR é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado.
A leitura da Lei
9 Moisés escreveu esta Lei e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel. 10 Moisés lhes deu a seguinte ordem:
— Ao final de cada sete anos, precisamente no ano do perdão das dívidas, na Festa dos Tabernáculos, 11 quando todo o Israel se apresentar diante do SENHOR, seu Deus, no lugar que este escolher, vocês devem ler esta Lei diante de todo o Israel. 12 Reúnam o povo, os homens, as mulheres, as crianças e os estrangeiros que se encontram nas cidades onde vocês moram, para que ouçam, aprendam e temam o SENHOR, o Deus de vocês, e cuidem de cumprir todas as palavras desta Lei, 13 e para que os seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o SENHOR, seu Deus, todos os dias que viverem na terra em que, passando o Jordão, vocês vão entrar e da qual tomarão posse.

João 16:16-24 A tristeza se transformará em alegria
16  — Um pouco, e vocês não me verão mais; outra vez um pouco, e me verão de novo.
17 Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros:
— Que vem a ser isto que ele está nos dizendo: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”; e: “Vou para o Pai”?
18 E diziam:
— Que vem a ser esse “um pouco”? Não compreendemos o que ele está dizendo.
19 Jesus, percebendo que queriam lhe fazer perguntas, disse:
— Vocês estão discutindo a respeito disto que eu acabo de falar: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”?20 Em verdade, em verdade lhes digo que vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo se alegrará. Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, fica triste, porque chegou a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pela alegria de ter trazido alguém ao mundo. 22 Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
23  — Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade lhes digo: se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes concederá. 24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal