oda157 Terça

oda157  Terça-feira: Salmo 102: 1-17; Provérbios 3: 5-12; Atos 7: 44-56 

Salmos Litúrgicos  Livro IV    Vigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 102: 1-17
Domine, exaudi
OUVE, SENHOR, minha oração, * e chegue a ti o meu clamor.
2 Não escondas de mim a tua face, no dia da tribulação; inclina para mim teu ouvido; * quando eu clamar, apressa-te em responder-me.
3 Porque os meus dias se desvanecem qual fumaça; * meu coração está magoado e sem vigor como a relva seca.
4 Meu coração está ferido e árido; * esqueço de comer o meu pão.
5 Por causa de meus gemidos, * meus ossos se apegam à pele.
6 Sou semelhante ao pelicano no deserto; * pareço a coruja das solidões.
7 Fico em vigília; * sou como o pardal solitário no telhado.
8 Quem é contra mim, me afronta todo o dia; * quem se enfurece contra mim lança maldição.
9 Eis que tenho comido cinza como pão, * e misturado com lágrimas minha bebida.
10 Em conseqüência de tua ira e indignação, * porque tu me elevaste e me abateste.
11 Meus dias são como a sombra, que declina; * e como a erva, assim vou definhando.
12 Porém, tu, SENHOR, permanecerás para sempre; * teu Nome é lembrado por todas as gerações.
13 Tu levantarás e terás piedade de Sião; * pois é tempo de te compadeceres dela.
14 Porquanto as pessoas que te servem amam até suas pedras, * e se lastimam do seu pó.
15 Todas as nações temerão o Nome do SENHOR, * e todos os reis da terra a tua glória.
16 Quando o SENHOR tiver edificado a Sião, * aparecerá na sua glória.
17 Atenderá à súplica da pessoa desamparada, * e não desprezará sua oração.

Provérbios 3: 5-12
5 Confie no SENHOR 
de todo o seu coração
e não se apoie
no seu próprio entendimento.
6 Reconheça o SENHOR em todos
os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.
7 Não seja sábio
aos seus próprios olhos;
tema o SENHOR e afaste-se do mal.
8 Isto será como um remédio
para o seu corpo
e refrigério para os seus ossos.
9 Honre o SENHOR com os seus bens
e com as primícias
de toda a sua renda;
10 e os seus celeiros ficarão
completamente cheios,
e os seus lagares
transbordarão de vinho.
11 Meu filho, não rejeite
a disciplina do SENHOR,
nem se aborreça
com a sua repreensão.
12 Porque o SENHOR repreende
a quem ama,
assim como um pai repreende
o filho a quem quer bem.

Atos 7: 44-56 
44 — O tabernáculo do testemunho estava entre nossos pais no deserto, como havia ordenado aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto. 45 Também nossos pais, com Josué, tendo recebido o tabernáculo, o levaram, quando tomaram posse das nações que Deus expulsou da presença deles. Foi assim até os dias de Davi, 46 que obteve o favor de Deus e pediu autorização para construir uma casa para o Deus de Jacó. 47 Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa. 48 Entretanto, o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos humanas. Como diz o profeta:
49 “O céu é o meu trono,
e a terra é o estrado dos meus pés.
Que casa vocês edificarão
para mim, diz o Senhor,
ou qual é o lugar do meu repouso?
50 Não é fato que a minha mão
fez todas estas coisas?”
51 — Homens teimosos e incircuncisos de coração e de ouvidos, vocês sempre resistem ao Espírito Santo. Vocês fazem exatamente o mesmo que fizeram os seus pais. 52 Qual dos profetas os pais de vocês não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vocês agora se tornaram traidores e assassinos, 53 vocês que receberam a lei por ministério de anjos e não a guardaram.
A morte de Estêvão
54 Ao ouvirem isto, ficaram com o coração cheio de raiva e rangiam os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. 56 Então disse:
— Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à direita de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal