dfp36A 4º Domingo da Páscoa

dfp36 - 4º Domingo da Páscoa

Ó Deus, cujo filho Jesus e o Bom Pastor do teu povo, concede que, quando ouvirmos sua voz, reconheçamos aquele que nos chama pelo nome  e o sigamos para onde nos conduz; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.

DFP36 Quarto Domingo da Páscoa: Atos 2:42-47; Salmo 23; I Pedro 2:19-25; João 10:1-10


ANO A

Atos 2:42-47
42 Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. 43 Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. 44 Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; 45 vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. 46 Diariamente, todos juntos freqüentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. 47 Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.


Salmo 23   Dominus regit me
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

I Pedro 2:19-25
19 É louvável alguém suportar maus tratos, sofrendo injustamente por amor a Deus. 
20 Que mérito haveria em suportar com paciência, se vocês fossem esbofeteados por terem agido errado? Pelo contrário, se vocês são pacientes no sofrimento quando fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.
21 De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele.
22 Ele não cometeu nenhum pecado e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24 Sobre o madeiro levou os nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para nossos pecados,  vivêssemos para a justiça. Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados,
25 pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião.

João 10:1-10
1 «Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 
2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. 
3 O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 
4 Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. 
5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos estranhos.» 
6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer.
7 Jesus continuou dizendo: «Eu garanto a vocês: eu sou a porta das ovelhas. 
8 Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 
9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 
10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal