oda116 Quarta

oda116 Quarta: Salmo 81; Jeremias 2:4-13; João 7:14-31,37-39

Salmo 81 Exultate Deo   (LOC)
CANTEM de júbilo a DEUS, fortaleza nossa; * erguam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
2 Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; * a harpa melodiosa e o alaúde.
3 Toquem a trombeta pela lua nova; * pela lua cheia, no dia da nossa festa.
4 Pois isto é um mandamento para Israel, * uma ordenança do DEUS de Jacó.
5 Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, * onde ouviu uma língua que não entendia.
6 Livrei o seu ombro da carga; * e as suas mãos ficaram livres da servidão.
7 Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; * te pus à prova junto às águas de Meribá.
8 Ouve, povo meu, e eu te exorto! * Ó Israel, se me escutasses!
9 Não haja entre ti divindade estranha; * nem adores deuses falsos.
10 Eu sou o SENHOR teu DEUS, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.
11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; * e Israel não me quis.
12 Assim, de mim sofreram o abandono pela obstinação dos seus corações; * deixei que seguissem segundo os seus caprichos.
13 Oh! se o meu povo me escutasse! * Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 Em breve eu submeteria os seus inimigos, * e quem é contra eu deteria.
15 Quem aborrece ao SENHOR iria adulá-lo, * este seria seu destino para sempre.
16 Eu lhe alimentaria com o trigo mais fino, * e lhe fartaria com o mel que mana da rocha.

Jeremias 2:4-13     (KJ)
4 Ouvi vós a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel.
5 Assim diz o SENHOR: Que iniquidade acharam os vossos pais em mim, para que eles se afastem de mim e andem após vaidade, tornando-se vãos?
6 Nem disseram eles: Onde está o SENHOR que nos tirou da terra do Egito, que nos conduziu através do deserto, através de uma terra de desertos e de covas, através de uma terra de seca, e da sombra da morte, através de uma terra que nenhum homem atravessa e onde nenhum homem habita?
7 E eu vos trouxe para terra abundante, para comerdes o seu fruto, e os seus bens. Porém quando vós entrastes, vós profanastes a minha terra e fizestes minha herança uma abominação.
8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E aqueles que lidam com a lei não me conhecem. Os pastores também transgrediram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal, e andaram após coisas que não beneficiam.
9 Portanto ainda pleitearei convosco, diz o SENHOR, e com os filhos de vossos filhos pleitearei.
10 Pois atravessai as ilhas de Quitim e vede. E enviai até Quedar, e ponderai diligentemente, e vede se existe tal coisa.
11 Alguma nação trocou os seus deuses, por outros que não são deuses? Porém o meu povo trocou a sua glória por uma que não beneficia.
12 Estai atônitos, ó céus, por causa disto, e ficai terrivelmente temerosos, ficai muito desolados, diz o SENHOR.
13 Porque o meu povo fez duas maldades: Abandonaram-me, a fonte de águas vivas, e cavaram cisternas para si, cisternas quebradas que não podem armazenar água.


João 7:14-31,37-39     (KJ)
14 Ora, na metade da festa, Jesus subiu ao templo, e ensinava.
15 E os judeus se maravilhavam, dizendo: Como conhece este homem letras, não as tendo aprendido?
16 Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
17 Se algum homem quiser fazer a vontade dele, há de saber da doutrina, se ela é de Deus, ou se falo de mim mesmo.
18 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
19 Não vos deu Moisés a lei? E, ainda assim, nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?
20 A multidão respondeu e disse: Tu tens um demônio, quem procura matar-te?
21 Jesus respondeu e disse-lhes: Eu fiz uma obra, e todos vos maravilhais.
22 Portanto, Moisés vos deu a circuncisão (não porque é de Moisés, mas dos pais); e no dia do shabat circuncidais um homem.
23 Se o homem recebe a circuncisão no dia do shabat, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos irritais comigo, porque no dia do shabat eu fiz um homem inteiramente são?
24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo o reto juízo.
25 Então, alguns dos de Jerusalém diziam: Não é este que eles procuram matar?
26 Mas eis que ele fala publicamente, e nada lhe dizem. Porventura, sabem os governantes que este é verdadeiramente o Cristo?
27 Entretanto, nós sabemos de onde este homem é; mas quando vier o Cristo, nenhum homem saberá de onde ele é.
28 Então, clamava Jesus no templo enquanto ensinava, dizendo: Vós me conheceis e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis.
29 Mas eu conheço-o; porque dele eu sou, e ele me enviou.
30 Então, eles buscavam prendê-lo; mas nenhum homem lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora.
31 E muitos da multidão creram nele e diziam: Quando o Cristo vier, ele fará ainda mais milagres do que os que este homem tem feito?
37 No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se algum homem tem sede, deixai-o vir a mim, e beber. 
38 Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu ventre fluirão rios de água viva.
39 (Mas isso ele falou do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal