DSabc11 - 25 de março - ANUNCIAÇÃO DE NSJC

DSabc11 - 25 de março - ANUNCIAÇÃO DE NSJC À BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA - Cor: branco

Isaías 7:10-14; Salmo 45 ou Salmo 40:5-10; Hebreus 10:4-10; Lucas 1:26-38

COLETA: Suplicamos-te, Senhor, que dotes com tua graça os nossos corações, para que, assim como pela mensagem de um anjo à Virgem Maria havemos conhecido a encarnação de teu Filho Jesus Cristo, também por sua paixão e cruz sejamos levados à glória de sua ressurreição. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Isaías 7:10-14
10 Disse ainda o Senhor a Acaz:
11 "Peça ao Senhor, ao seu Deus, um sinal milagroso, seja das maiores profundezas, seja das alturas mais elevadas".
12 Mas Acaz disse: "Não pedirei; não porei o Senhor à prova".
13 Disse então Isaías: "Ouçam agora, descendentes de Davi! Não basta abusarem da paciência dos homens? Também vão abusar da paciência do meu Deus?
14 Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.

Salmo 45 Eructavit cor meum    (LOC)
MEU coração ferve de palavras boas e digo: Meus versos são para o Rei; *minha língua é pena de um hábil escritor.
2 Tu és o mais formoso ser humano; *a graça se derramou em teus lábios; por isso, Deus te abençoará para sempre.
3 Guarda a tua espada, ó tu que lutas, * com majestade e glória.
4 Em tua magnificência, avança prosperamente a favor da verdade e da justiça; * e tua mão te conduza a tremendos feitos!
5Tuas setas são temperadas no coração dos inimigos do Rei; * debaixo de ti caem povos.
6 Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; * e o governo de teu reino é de justiça.
7 Amas a justiça e aborreces a maldade; * por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria acima de teus companheiros.
8 Tuas vestes cheiram mirra, aloés e cássia; * de palácios de marfim partem harmonias que te alegram.
9 Filhas de reis te cercam; * à tua direita estava a rainha adornada de ouro de Ofir.
10 Ouve, filha, considera e inclina os teus ouvidos; * esquece teu povo e a casa de teu pai.
11 Assim o Rei atentará para a tua formosura; * pois ele é teu senhor, presta-lhe homenagem.
12 A ti virá com oferendas a filha de Tiro; * os poderosos suplicarão o teu favor.
13 A filha do Rei esplende em seu palácio; * sua vestimenta é recamada de ouro.
14 Com ricas vestes será levada em triunfo; * damas de honra lhe farão companhia.
15 Serão conduzidas com alegria e regozijo; * assim entrarão no palácio real.
16 Em lugar de teus pais serão teus filhos; * a quem farás príncipes por toda a terra.
17 Faça eu, pois, lembrado o teu nome a todas as gerações; * louvar-te-ão os povos para todo o sempre.

Ou

Salmo 40:5-10    Expectans expectavi    (LOC)
5 Muitas são, SENHOR, Deus meu, as tuas maravilhas e muitos os teus desígnios a nosso favor; * quisera eu manifestá-los e expô-los; mas são tão numerosos, que não podem ser contados.
6 Não é em sacrifícios e oferendas que tu te comprazes; abriste os meus ouvidos; * não reclamaste sacrificio e ofertas pelo pecado.
7 Disse eu então: Eis aqui sou vindo; * no teu livro está escrito a meu respeito.
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; * e tua lei está no fundo de meu coração.
9 Anunciei a justiça perante a grande congregação; * jamais cerrei meus lábios, SENHOR, tu o sabes.
10 Em meu coração não ocultei nunca a tua justiça; tenho proclamado a tua fidelidade e teu auxilio; * não escondi à grande congregação a tua clemência e verdade.


Hebreus 10:4-10
4 pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
5 Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse:
"Sacrifício e oferta
não quiseste,
mas um corpo me preparaste;
6 de holocaustos e ofertas
pelo pecado
não te agradaste.
7 Então eu disse:
Aqui estou,
no livro está escrito
a meu respeito;
vim para fazer a tua vontade, ó Deus".
8 Primeiro ele disse: "Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste nem deles te agradaste" (os quais eram feitos conforme a Lei).
9 Então acrescentou: "Aqui estou; vim para fazer a tua vontade". Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.
10 Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Lucas 1:26-38
O nascimento de Jesus anunciado a Maria
26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia,
27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
28 O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"
29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
30 Mas o anjo lhe disse:
"Não tenha medo, Maria;
você foi agraciada por Deus!
31 Você ficará grávida
e dará à luz um filho,
e lhe porá o nome de Jesus.
32 Ele será grande
e será chamado
Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus lhe dará
o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó;
seu Reino jamais terá fim".
34 Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso se sou virgem?"
35 O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
36 Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
37 Pois nada é impossível para Deus".
38 Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal