DFP23 Quarto domingo da Quaresma: , Anos A B e C, Roxo ou Rosa, Laetare

DFP23 Quarto domingo da Quaresma: , Anos A B e C, Roxo ou Rosa, Laetare 

ANO A: I Samuel 16:1-13; Salmo 23; Efésios 5:8-14; João 9:1-41 

ANO B: Números 21:4-9; Salmo 107:1-3,17-22; Efésios 2:1-10; João 3:14-21

ANO C: Josué 5:9-12; Salmo 32; II Coríntios 5:16-21; Lucas 15:1-3, 11b-32

4º Domingo da Quaresma - Origem de todo bem, cujo Filho Jesus Cristo desceu do céu para ser o verdadeiro Pão que vivifica o mundo; concede-nos sempre esse Pão, para que ele viva em nós e nós nele, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

-------------------------------------------------------

ANO A

I Samuel 16:1-13; Salmo 23; Efésios 5:8-14; João 9:1-41 

I Samuel 16:1-13
1 Javé disse a Samuel: «Até quando você vai ficar lamentando Saul? Fui eu mesmo que o rejeitei como rei de Israel. Encha a vasilha de óleo. Ordeno que você vá ter com a família de Jessé, o belemita, porque eu escolhi um rei entre os filhos dele». 
2 Samuel replicou: «Como posso ir? Saul me matará, se ficar sabendo!» Javé, porém, disse: «Leve um bezerro, e diga que foi fazer um sacrifício para Javé. 
3 Convide Jessé para o sacrifício e eu mostrarei o que você deverá fazer; você ungirá para mim aquele que eu apontar».
4 Samuel fez o que Javé mandou. Quando chegou a Belém, os anciãos da cidade foram ansiosos ao seu encontro, e perguntaram: «Você está vindo em missão de paz?» 
5 Samuel respondeu: «Sim. Eu vim para oferecer um sacrifício a Javé. Purifiquem-se e venham comigo para o sacrifício». Samuel purificou Jessé e seus filhos e os convidou para o sacrifício.
6 Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou: «Certamente é esse que Javé quer ungir!» 
7 Javé, porém, disse a Samuel: «Não se impressione com a aparência ou estatura dele. Não é esse que eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração». 
8 Jessé chamou Abinadab e o apresentou a Samuel. E Samuel disse: «Também não foi esse que Javé escolheu». 
9 Jessé apresentou Sama, mas Samuel disse: «Também não foi esse que Javé escolheu». 
10 Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel respondeu: «Não foi nenhum desses que Javé escolheu». 
11 Então Samuel perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os seus filhos?» Jessé respondeu: «Falta o menor. Ele está tomando conta do rebanho». Então Samuel disse a Jessé: «Mande buscá-lo, porque não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar». 
12 Jessé mandou chamá-lo e o fez entrar: era ruivo, seus olhos eram belos, e tinha boa aparência. E Javé disse: «Levante-se e unja o rapaz, porque é esse». 
13 Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz na presença dos irmãos. Desse dia em diante, o espírito de Javé permaneceu sobre Davi. Depois Samuel voltou para Ramá.


Salmo 23  Dominus regit me             (LOC)
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Efésios 5:8-14
8 Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. 
9 O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. 
10 Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. 
11 Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. 
12 Dá até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas. 
13 Porém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz, 
14 pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: «Desperte, você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.»

João 9:1-41
1 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. 
2 Os discípulos perguntaram: «Mestre, quem foi que pecou, para que ele nascesse cego? Foi ele ou seus pais?» 
3 Jesus respondeu: «Não foi ele que pecou, nem seus pais, mas ele é cego para que nele se manifestem as obras de Deus. 
4 Nós temos que realizar as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Está chegando a noite, e ninguém poderá trabalhar. 
5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.» 
6 Dizendo isso, Jesus cuspiu no chão, fez barro com a saliva e com o barro ungiu os olhos do cego. 
7 E disse: «Vá se lavar na piscina de Siloé.» (Esta palavra quer dizer «O Enviado»). O cego foi, lavou-se, e voltou enxergando.
8 Os vizinhos e os que costumavam ver o cego, pois ele era mendigo, perguntavam: «Não é ele que ficava sentado, pedindo esmola?» 
9 Uns diziam: «É ele mesmo.» Outros, porém, diziam: «Não é ele não, mas parece com ele.» Ele, no entanto, dizia: «Sou eu mesmo.» 
10 Então lhe perguntaram: «Como é que seus olhos se abriram?» 
11 Ele respondeu: «O homem que se chama Jesus fez barro, ungiu meus olhos e me disse: ‘Vá se lavar em Siloé’. Eu fui, me lavei, e comecei a enxergar.» 
12 Perguntaram-lhe: «Onde está esse homem?» Ele disse: «Não sei.»
13 Então levaram aos fariseus aquele que tinha sido cego. 
14 Era sábado o dia em que Jesus fez o barro e abriu os olhos do cego. 
15 Então os fariseus lhe perguntaram como é que tinha recuperado a vista. Ele disse: «Alguém colocou barro nos meus olhos, eu me lavei, e estou enxergando.» 
16 Então os fariseus disseram: «Esse homem não pode vir de Deus; ele não guarda o sábado.» Outros diziam: «Mas como pode um pecador realizar esses sinais?» 
17 E havia divisão entre eles. Perguntaram outra vez ao que tinha sido cego: «O que você diz do homem que abriu seus olhos?» Ele respondeu: «É um profeta.»
18 As autoridades dos judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista. Até que chamaram os pais dele 
19 e perguntaram: «Este é o filho que vocês dizem ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?» 
20 Os pais disseram: «Sabemos que é o nosso filho e que nasceu cego. 
21 Como é que ele agora está enxergando, isso não sabemos. Também não sabemos quem foi que abriu os olhos dele. Perguntem a ele. É maior de idade e pode dar explicação.» 
22 Os pais do cego disseram isso porque tinham medo das autoridades dos judeus, que haviam combinado expulsar da sinagoga quem confessasse que Jesus era o Messias. 
23 Foi por isso que os pais disseram: «É maior de idade; perguntem a ele.»
24 Então as autoridades dos judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego e lhe disseram: «Confesse a verdade. Nós sabemos que esse homem é um pecador.» 
25 Ele respondeu: «Se ele é pecador, isso eu não sei; só sei que eu era cego e agora estou enxergando.» 
26 Eles insistiram: «Que é que ele fez? Como foi que abriu seus olhos?» 
27 Ele respondeu: «Eu já lhes disse, e vocês não me escutaram. Por que vocês querem ouvir de novo? Será que também vocês querem se tornar discípulos dele?» 
28 Então insultaram o cego curado e disseram: «Você é que é discípulo dele. Nós, porém, somos discípulos de Moisés. 
29 Sabemos que Deus falou a Moisés, mas quanto a esse homem, nem sabemos de onde ele é.» 
30 Ele respondeu: «Isso é de admirar! Vocês não sabem de onde ele é. No entanto, ele abriu meus olhos. 
31 Sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas ouve aquele que o respeita e faz a sua vontade. 
32 Nunca se ouviu falar que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. 
33 Se esse homem não vem de Deus, não poderia fazer nada.» 
34 Eles disseram: «Você nasceu inteirinho no pecado e quer nos ensinar?» E o expulsaram.
35 Jesus, ouvindo dizer que tinham expulsado aquele que fora cego, foi à procura dele e perguntou-lhe: «Você acredita no Filho do Homem?» 
36 Ele respondeu: «Quem é ele, Senhor, para que eu acredite nele?» 
37 Jesus disse: «Você o está vendo; é aquele que está falando com você.» 
38 O cego que tinha sido curado disse: «Eu acredito, Senhor.» E se ajoelhou diante de Jesus. 
39 Então Jesus disse: «Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.» 
40 Alguns fariseus que estavam perto dele ouviram isso e disseram: «Será que também somos cegos?» 
41 Jesus respondeu: «Se vocês fossem cegos, não teriam nenhum pecado. Mas como vocês dizem: ‘Nós vemos’, o pecado de vocês permanece.»















---------------------------------------------------

ANO B: Números 21:4-9; Salmo 107:1-3,17-22; Efésios 2:1-10; João 3:14-21


Números 21:4-9

4 Do monte Hor, eles tomaram o caminho para o mar Vermelho, contornando o território de Edom. Mas o povo não suportou a viagem 

5 e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés, dizendo: «Por que nos tiraste do Egito? Foi para morrermos neste deserto? Não temos nem pão nem água, e estamos enjoados desse pão de miséria».

6 Então Javé mandou contra o povo serpentes venenosas que os picavam, e muita gente de Israel morreu. 

7 O povo disse a Moisés: «Pecamos, falando contra Javé e contra você. Suplique a Javé que afaste de nós estas serpentes». Moisés suplicou a Javé pelo povo. 

8 E Javé lhe respondeu: «Faça uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado». 

9 Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava curado.



Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Segundo Dia: Oração Matutina

Salmo 107:1-3,17-22 Confitemini Domino

RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * porque é eterna a sua misericórdia.

2 Digam as pessoas redimidas do SENHOR, * quem resgatou das mãos de quem as oprimia.

3 E as congregou de muitos povos, * do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.

17 Pessoas insensatas, por causa da sua transgressão, * e suas iniqüidades, eram afligidas.

18 Rejeitavam os alimentos, * e se aproximavam das portas da morte.

19 Na sua tribulação clamaram ao SENHOR, * e da angústia receberam libertação.

20 Envia a sua palavra e lhes sara, * e lhes livra dos perigos.

21 Rendam graças ao SENHOR pela sua bondade, * e por suas maravilhas para com a humanidade.

22 Ofereçam sacrifícios de louvor, * e celebrem as suas obras com canto de júbilo.


Efésios 2:1-10

1 Vocês estavam mortos por causa das faltas e pecados que cometiam. 

2 Outrora vocês viviam nessas faltas e pecados, seguindo o modo de pensar deste mundo, seguindo o príncipe do poder do ar, o espírito que agora age nos homens desobedientes. 

3 Antigamente também nós andávamos como eles, submetidos aos desejos da carne, obedecendo aos caprichos do instinto e da imaginação; como os outros, éramos, por natureza, merecedores da ira de Deus.

4 Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 

5 deu-nos a vida juntamente com Cristo, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas. Vocês foram salvos pela graça! 

6 Na pessoa de Jesus Cristo, Deus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu. 

7 Assim, com sua bondade para conosco em Jesus Cristo, ele quis mostrar para os tempos futuros a incomparável riqueza da sua graça.

8 De fato, vocês foram salvos pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vocês, mas é dom de Deus. 

9 Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho. 

10 Porque foi Deus quem nos fez, e em Jesus Cristo fomos criados para as boas obras que Deus já havia preparado, a fim de que nos ocupássemos com elas.



João 3:14-21

14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 

15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.»

16 «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 

17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 

18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.

19 O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 

20 Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. 

21 Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.»



---------------------------------------------------

ANO C: Josué 5:9-12; Salmo 32; II Coríntios 5:16-21; Lucas 15:1-3, 11b-32


Josué 5:9-12

9 Então Javé disse a Josué: «Hoje eu tirei de vocês a vergonha do Egito». Por isso, deram a esse lugar o nome de Guilgal, até o dia de hoje.

10 Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mesmo mês, à tarde, na planície de Jericó. 

11 A partir do dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos da terra; no mesmo dia, comeram pão sem fermento e trigo tostado. 

12 No dia seguinte, quando começaram a comer os produtos da terra, o maná parou de cair. Não houve mais maná para os israelitas e, nesse ano, eles comeram dos frutos da terra de Canaã.



Salmo 32

Salmos Litúrgicos    Livro 1   Sexto Dia: Oração Vespertina

Salmo 32 Beati quorum

FELIZ daquele cuja transgressão é perdoada, * e cujo pecado é coberto.

2 Feliz a quem o SENHOR não atribui maldade, * e em cujo espírito não há fraude.

3 Mesmo guardando silêncio, meus anos se consumiam, * também no meu gemer de manhã à tarde.

4 Pois dia e noite sobre mim pesava a tua mão; * minha seiva secava ao calor do verão.

5 Confessei-te então meu pecado; minha maldade não ocultei. * Disse eu: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões e tu perdoaste as minhas faltas.

6 Portanto, a pessoa piedosa orará a ti, a tempo de poder encontrar-te; * e no transbordar das águas, elas não o atingirão.

7 Tu és para mim um lugar secreto; da tribulação me preservas; * tu me cercas de alegres cantos de libertação.

8 Eu te Instruirei  e te guiarei no caminho que deves seguir; * olharei por ti, tendo-te debaixo de minha vista.

9 Não sejam como quem não tem entendimento, * que carecem de força para obedecerem.

10 Muitos pesares terá de curtir quem pratica a maldade; * mas quem confia no SENHOR terá misericórdia.

11 Alegrem-se no SENHOR e exultem, ó pessoas  justas; * cantem de júbilo todas vocês, que têm um coração reto!



II Coríntios 5:16-21

16 Por isso, doravante não conhecemos mais ninguém pelas aparências. Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não o conhecemos assim. 

17 Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. 

18 Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. 

19 Pois era Deus quem reconciliava com ele mesmo o mundo por meio de Cristo, não levando em conta os pecados dos homens e colocando em nós a palavra da reconciliação. 

20 Sendo assim exercemos a função de embaixadores em nome de Cristo, e é por meio de nós que o próprio Deus exorta vocês. Em nome de Cristo, suplicamos: reconciliem-se com Deus. 

21 Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos reabilitados por Deus.



Lucas 15:1-3,11b-32

1 Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. 

2 Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!»

3 Então Jesus contou-lhes esta parábola:

11b «Um homem tinha dois filhos. 

12 O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, me dá a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 

13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu, e partiu para um lugar distante. E aí esbanjou tudo numa vida desenfreada. 

14 Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome nessa região, e ele começou a passar necessidade. 

15 Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para a roça, cuidar dos porcos. 

16 O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. 

17 Então, caindo em si, disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome... 

18 Vou me levantar, e vou encontrar meu pai, e dizer a ele: - Pai, pequei contra Deus e contra ti; 

19 já não mereço que me chamem teu filho. Trata-me como um dos teus empregados’. 

20 Então se levantou, e foi ao encontro do pai.Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. 

21 Então o filho disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho’. 

22 Mas o pai disse aos empregados: ‘Depressa, tragam a melhor túnica para vestir meu filho. E coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 

23 Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. 

24 Porque este meu filho estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’. E começaram a festa.

25 O filho mais velho estava na roça. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 

26 Então chamou um dos criados, e perguntou o que estava acontecendo. 

27 O criado respondeu: ‘É seu irmão que voltou. E seu pai, porque o recuperou são e salvo, matou o novilho gordo’. 

28 Então, o irmão ficou com raiva, e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 

29 Mas ele respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua; e nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 

30 Quando chegou esse teu filho, que devorou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho gordo!’ 

31 Então o pai lhe disse: ‘Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. 

32 Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal