DFP21 2º Domingo da Quaresma - Anos A B e C

 DFP21 2º Domingo da Quaresma - Anos A B e C

ANO A: Gênesis 12:1-4a; Salmo 121; Romanos 4:1-5, 13-17; João 3:1-17 ou Mateus 17:1-9

ANO B: Gênesis 17:1-7, 15-16; Salmo 22:23-31; Romanos 4:13-25; Marcos 8:31-38 ou Marcos 9:2-9 

ANO C: Gênesis 15:1-12,17-18; Salmo 27; Filipenses 3:17-4:1; Lucas 13:31-35 ou Lucas 9:28-36


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANO A: Gênesis 12:1-4a; Salmo 121; Romanos 4:1-5, 13-17; João 3:1-17 ou Mateus 17:1-9

Gênesis 12:1-4a
1 Javé disse a Abrão: «Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 
2 Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. 
3 Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas».
4A Abrão partiu conforme lhe dissera Javé. 


Salmo 121   Levavi oculos     (LOC)
PARA os montes elevo os meus olhos; * donde há de vir o meu auxílio?
2 Meu auxílio vem do SENHOR, * que fez o céu e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; * aquele que te guarda jamais adormece.
4 Eis que não adormece e nem dormirá* o que guarda o seu povo.
5 O SENHOR é quem te guarda; *o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 O sol não te molestará de dia, *nem a lua, de noite.
7 O SENHOR te guarda de todo o mal; *ele guarda a tua alma.
8 O SENHOR guarda a tua chegada e a tua partida, *desde agora e para sempre.

Romanos 4:1-5, 13-17
1 Em vista disso, qual vantagem podemos dizer que obteve Abraão, pai da nossa raça? 
2 Se Abraão se tornou justo por suas obras, ele tem algo de que se gloriar, mas não diante de Deus. 
3 De fato, o que diz a Escritura? «Abraão teve fé em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.» 
4 Para quem trabalha, o salário não é considerado como gratificação, mas como dívida; 
5 para quem não trabalha, mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.
13 Não por causa da Lei, mas por causa da justiça da fé, que a promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. 
14 Se os herdeiros recebem a herança por causa da Lei, a fé não tem mais sentido e a promessa fica anulada. 
15 De fato, a Lei provoca a ira; mas, onde não há lei, também não há transgressão. 
16 A herança, portanto, vem através da fé, para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 
17 De fato, a Escritura diz: «Eu constituí você pai de muitas nações.» Abraão é o nosso pai diante daquele no qual ele acreditou, o Deus que faz os mortos viverem e que chama à existência aquilo que não existe.

João 3:1-17 
1 Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. 
2 Ele foi encontrar-se de noite com Jesus, e disse: «Rabi, sabemos que tu és um Mestre vindo da parte de Deus. Realmente, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, se Deus não está com ele.» 
3 Jesus respondeu: «Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.»
4 Nicodemos disse: «Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e nascer?» 
5 Jesus respondeu: «Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. 
6 Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espírito. 
7 Não se espante se eu digo que é preciso vocês nascerem do alto. 
8 O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.»
9 Nicodemos perguntou: «Como é que isso pode acontecer?» 
10 Jesus respondeu: «Você é o mestre em Israel e não sabe essas coisas? 
11 Eu garanto a você: nós falamos aquilo que sabemos, e damos testemunho daquilo que vimos, mas, apesar disso, vocês não aceitam o nosso testemunho. 
12 Se vocês não acreditam quando eu falo sobre as coisas da terra, como poderão acreditar quando eu lhes falar das coisas do céu?
13 Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. 
14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 
15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.»
16 «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 
17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 

ou

Mateus 17:1-9
1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 
2 E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 
3 Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. 
4 Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: «Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.» 
5 Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz.» 
6 Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. 
7 Jesus se aproximou, tocou neles e disse: «Levantem-se, e não tenham medo.» 
8 Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 
9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: «Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.»


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



















---------------------------------

ANO B: Gênesis 17:1-7, 15-16; Salmo 22:23-31; Romanos 4:13-25; Marcos 8:31-38 ou Marcos 9:2-9


Gênesis 17:1-7, 15-16

1. Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro;

2. quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência.”

3. Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe:

4. “Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos.

5. De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos.

6. Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei nascer de ti nações e terás reis por descendentes.

7. Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade.

15. Disse Deus a Abraão: “Não chamarás mais tua mulher Sarai, e sim Sara.

16. Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis.”



Salmos Litúrgicos 

Livro 1

Quarto Dia: Oração Vespertina

Salmo 22:23-31 - Deus, Deus meus

23 Vós que temeis ao SENHOR, louvai-o! * Glorificai-o e reverenciai-o todos vós, descendentes de Israel.

24 Porque o SENHOR jamais desprezou nem detestou a dor do aflito; *

nem dele escondeu a face; mas ouviu-o quando clamou por socorro.

25 De ti parte meu louvor na grande congregação; * cumprirei meus votos na presença dos que o temem.

26 Os pobres hão de comer e fartar-se; * os que buscam o SENHOR o louvarão; que vossa alma viva para sempre!

27 Todos os confins da terra se lembrarão e hão de converter-se ao SENHOR; *

renderão culto na tua presença todas as famílias das nações.

28 Porque do SENHOR é o reino; * é ele quem sobre as nações domina.

29 Comerão e adorarão todos os ricos da terra; * 

dobrarão os joelhos, perante o SENHOR, todos os que descem ao pó, mesmo os que não podem preservar a própria vida.

30 Servi-lo-á a posteridade; * falar-se-á no SENHOR ás gerações vindouras.

31 Hão de vir e proclamar sua justiça; * ao povo, que então surgir, será referido o que ele fez.



Romanos 4:13-25 

13. Com efeito, não foi em virtude da lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé.

14. Porque, se a herança é reservada aos observadores da lei, a fé já não tem razão de ser e a promessa fica sem valor.

15. Porquanto a lei produz a ira; e onde não existe lei, não há transgressão.

16. Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós.

17. Em verdade, está escrito: Eu te constituí pai de muitas nações (Gn 17,5); (nosso pai, portanto) diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada.

18. Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência (Gn 15,5).

19. Não vacilou na fé, embora reconhecendo o seu próprio corpo sem vigor - pois tinha quase cem anos - e o seio de Sara igualmente amortecido.

20. Ante a promessa de Deus, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a Deus.

21. Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera.

22. Eis por que sua fé lhe foi contada como justiça.

23. Ora, não é só para ele que está escrito que a fé lhe foi imputada em conta de justiça.

24. É também para nós, pois a nossa fé deve ser-nos imputada igualmente, porque cremos naquele que dos mortos ressuscitou Jesus, nosso Senhor,

25. o qual foi entregue por nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação.



Marcos 8:31-38 

31. E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.

32. E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.

33. Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.

34. Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

35. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.

36. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?

37. Ou que dará o homem em troca da sua vida?

38. Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos.


ou 


Marcos 9:2-9

2. Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E

3. transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.

4. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.

5. Pedro tomou a palavra: Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.

6. Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.

7. Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o.

8. E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.

9. Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.


----------------------------

Ano C: Gênesis 15:1-12,17-18; Salmo 27; Filipenses 3:17-4:1; Lucas 13:31-35 ou Lucas 9:28-36


Gênesis 15:1-12,17-18

1. Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.”

2. Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.”

3. E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.”

4. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.”

5. E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.”

6. Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça.

7. E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.”

8. “O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?”

9. “Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.”

10. Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves.

11. Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou.

12. E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão.

17. Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas.

18. Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates:


Salmos Litúrgicos 

Livro 1

Quinto Dia: Oração Vespertina

Salmo 27   Dominus iliuminatio

O SENHOR é minha luz e minha salvação; a quem temerei? *O SENHOR é a fortaleza de minha vida; de quem me recearei?

2 Quando pessoas que praticam o mal se chegaram contra mim, com ódio cruel, * tropeçaram e caíram.

3 Levante-se embora contra mim um exército, jamais trepidará meu coração; *surja embora contra mim a guerra, terei, assim mesmo, confiança.

4 Uma coisa tenho pedido ao SENHOR e a buscarei: Que assista na casa do SENHOR todos os dias de minha vida; * para contemplar o resplendor de Deus e instruir-me em seu templo.

5 Porque no dia da desgraça me ocultará em seu tabernáculo; *no recesso de seu templo me esconderá; me erguerá sobre um rochedo.

6 Agora exaltar-me-ás diante das pessoas que são contra mim; * oferecerei sacrifício de júbilo e cantarei louvores ao SENHOR.

7 Ouve, SENHOR, minha voz quando a ti clamo; * tem piedade de mim e me responde.

8 Busquem a minha face, tu disseste; * e meu coração te responde: A tua face, SENHOR, eu buscarei.

9 Não escondas de mim a tua face; não rejeites com ira quem te serve; tu tens sido meu auxílio; * não me deixes, nem me desampares, ó Deus de minha salvação.

10 Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, * o SENHOR me acolherá.

11 Mostra-me, SENHOR, o teu caminho; * e conduze-me por caminho seguro, por causa de quem é contra mim.

12 Não me entregues à vontade de quem é contra mim;  * pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que respiram crueldade.

13 Oh! Se eu não houvera crido que veria a bondade do SENHOR, * na terra dos viventes!

14 Espera no SENHOR, anima-te e fortifique-se teu coração; * espera, pois, no SENHOR.


Filipenses 3:17-4:1

17. Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos.

18. Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo,

19. cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno.

20. Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21. que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.

Filipenses 4:1

1. Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos.



Lucas 13:31-35 

31. No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar.

32. Disse-lhes ele: Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida.

33. É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém.

34. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste!

35. Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!



ou 


Lucas 9:28-36

28. Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.

29. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.

30. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,

31. que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.

32. Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.

33. Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!... Ele não sabia o que dizia.

34. Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.

35. Então da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!

36. E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal