oda013 Quinta

 oda013 Quinta-feira: Salmo 146:5-10; Rute 1:6-18; 2 Pedro 3:1-10 

Salmo 146:5-10 Lauda, anima mea
5 Feliz quem tem Deus por seu auxílio; * quem tem sua esperança no SENHOR seu Deus,
6 O qual fez os céus e a terra, o mar e tudo o que nele existe; * o qual guarda a verdade para sempre. 
7 O qual faz justiça às pessoas oprimidas  e dá pão às famintas,* o SENHOR solta as pessoas aprisionadas.
8 O SENHOR abre os olhos das pessoas cegas. *  levanta as abatidas e ama as justas.
9 O SENHOR guarda quem os peregrina, ampara às pessoas órfãs e às viúvas, * mas transtorna o caminho das pessoas perversas.
10 O SENHOR reinará eternamente; * o teu Deus, ó Sião, é por todas as gerações. Aleluia!


Rute 1:6-18
6 Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.
7 Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado.
8 disse-lhes Noemi: "Vão! Retornem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.
9 O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido".
10 Enquanto voltavam para a terra de Judá,
Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar alto
e lhe disseram:
"Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!"
11 Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?
12 Vol­tem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim - ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,
13 iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum, minhas filhas! Para mim é mais amar­go do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!"
14 Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.
15 Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!"
16 Rute, porém, respondeu:
"Não insistas comigo que te deixe
e que não mais te acompanhe.
Aonde fores irei,
onde ficares ficarei!
O teu povo será o meu povo
e o teu Deus será o meu Deus!
17 Onde morreres morrerei,
e ali serei sepultada.
Que o Senhor me castigue
com todo o rigor
se outra coisa que não a morte
me separar de ti!"
18 Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.


2 Pedro 3:1-10
1 Amados, esta é agora a segunda carta que escrevo a vocês. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se recordem
2 das palavras proferidas no passado pelos santos profetas e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos ensinaram a vocês.
3 Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.
4 Eles dirão: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação".
5 Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existem céus e terra, esta formada da água e pela água.
6 E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído.
7 Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.
8 Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.
9 O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
10 O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal