Odc328 Sábado

Odc328 Sábado 
Complem: Salmo 17: 1-9; Êxodo 3: 13-20; Lucas 20: 1-8
Semicont: Salmo 145: 1-5, 17-21; Ageu 1: 1-15a; Lucas 20: 1-8 

Complem: Salmo 17: 1-9; Êxodo 3: 13-20; Lucas 20: 1-8

Salmo 17: 1-9 Exaudi, Domine
ESCUTA, ó SENHOR, o que é justo, e considera o meu clamor; * ouve minha súplica, não proferida por lábios enganosos.
2 Parta de ti minha sentença; * vejam teus olhos a retidão.
3 Sondaste meu coração; * de minha boca nada sai que leve à fraude.
4 Segundo a palavra de teus lábios, * tu me tens guardado do caminho da violência.
5 Firma os meus passos em teu caminho, * para que meus pés não vacilem.
6 Eu te invoco, ó Deus! * Inclina para mim teus ouvidos e escuta a minha voz.
7 Faz maravilhosas as tuas bondades, * ó tu que salvas quem em ti se refugia.
8 Preserva-me como a menina dos olhos, * oculta-me sob a sombra de tuas asas,
9 Por causa de pessoas pecadoras, que me oprimem;  * de pessoas inimigas de minha alma que cercam.

Êxodo 3: 13-20
13 Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?" 
14 Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". 
15 Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus ante­passados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração. 
16 "Vá, reúna as autoridades de Israel e diga-lhes: O Senhor, o Deus dos seus antepas­sados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu a mim e disse: Eu virei em auxílio de vocês; pois vi o que tem sido feito a vocês no Egi­to. 
17 Prometi tirá-los da opressão do Egito para a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra onde há leite e mel com fartura. 
18 "As autoridades de Israel o atenderão. Depois você irá com elas ao rei do Egito e lhe dirá: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada de três dias, adentrando o deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus. 
19 Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. 
20 Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair. 

Lucas 20: 1-8
1 Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas-novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos, 
2 e lhe perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu esta autoridade?" 
3 Ele respondeu: "Eu também farei uma pergunta; digam-me: 
4 O batismo de João era do céu, ou dos homens?" 
5 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: Do céu, ele perguntará: 'Então por que vocês não creram nele?' 
6 Mas se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará, porque convencidos estão de que João era um profeta". 
7 Por isso responderam: "Não sabemos de onde era". 
8 Disse então Jesus: "Tampouco direi com que autoridade estou fazendo estas coisas". 

Semicont: Salmo 145: 1-5, 17-21; Ageu 1: 1-15a; Lucas 20: 1-8 

Salmo 145: 1-5, 17-21 Exaltado te, Deus
 TE EXALTAREI, ó Deus, Rei meu, * e bendirei o teu Nome por todo o sempre.
2 Todos os dias te bendirei, * e louvarei teu Nome por todo o sempre.
3 Excelso é o SENHOR e mui digno de louvor, * e sua grandeza é insondável.
4 Uma geração a outra louvará as tuas obras, * e manifestará teus feitos poderosos.
5 Quanto a mim, falarei do glorioso esplendor de tua majestade, * e de tuas maravilhosas obras eu cantarei.
17 Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, * e santo em todas as suas obras.
18 Perto está o SENHOR de todas as pessoas que o invocam, * de todas as que o invocam em verdade.
19 Ele satisfaz os anseios de quem o teme, * ouve o seu clamor e lhes salva.
20 O SENHOR vela sobre todas as pessoas que o amam, * mas todas as que praticam injustiça sofrerão desolação.
21 Que meus lábios profiram louvores ao SENHOR, * e bendiga toda carne seu Nome Santo para sempre.

Ageu 1: 1-15a
1 No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealti­el, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozada­que, dizendo: 
2 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: 'Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor' ". 
3 Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: 
4 "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?" 
5 Agora, assim diz o Senhor dos Exérci­tos: "Vejam aonde os seus caminhos os leva­ram. 
6 Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". 
7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram! 
8 Subam o monte para trazer madeira. Constru­am o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor. 
9 "Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. 
10 Por isso, por causa de vocês, o céu reteve o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto. 
11 Nos campos e nos montes provoquei uma seca que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado". 
12 Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o Senhor, o seu Deus, enviara. E o povo temeu o Senhor. 
13 Então Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: "Eu estou com vocês", declara o Senhor. 
14 Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, e eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus, 
15a no vigésimo quarto dia. 

Lucas 20: 1-8
1 Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas-novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos, 
2 e lhe perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu esta autoridade?" 
3 Ele respondeu: "Eu também farei uma pergunta; digam-me: 
4 O batismo de João era do céu, ou dos homens?" 
5 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: Do céu, ele perguntará: 'Então por que vocês não creram nele?' 
6 Mas se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará, porque convencidos estão de que João era um profeta". 
7 Por isso responderam: "Não sabemos de onde era". 
8 Disse então Jesus: "Tampouco direi com que autoridade estou fazendo estas coisas". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal