Odc323 Segunda-feira

 Odc323 Segunda-feira 
Complem: Salmo 142; Habacuque 2:12-20; 1 Coríntios 5:9-13 
Semicont: Salmo 50; Neemias 13:1-3,23-31; 1 Coríntios 5:9-13

Complem: Salmo 142; Habacuque 2:12-20; 1 Coríntios 5:9-13 

Salmo 142 Voce mea ad Dominum 
CLAMO ao SENHOR com minha voz, * com minha voz suplico ao SENHOR.
2 Derramo minha queixa em sua presença, * diante dele apresento minha angústia.
3 Quando desfalece meu espírito, conheces já a minha vereda; * no caminho, por onde ando, armam-me um laço.
4 Olha para minha direita e vê: * Não há quem me considere.
5 A ti SENHOR, clamo dizendo: * Tu és o meu refúgio e meu quinhão, na terra dos seres vivos.
6 Atende ao meu clamor, porque vivo em grande abatimento, * livra-me de quem me persegue, * pois são mais fortes do que eu.
7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu Nome; * e contigo farão coro as pessoas justas, porque me terás feito grande bem.

Habacuque 2:12-20
12 "Ai daquele que edifica uma cidade
com sangue
e a estabelece com crime! 
13 Acaso não vem
do Senhor dos Exércitos
que o trabalho dos povos
seja só para satisfazer o fogo,
e que as nações se afadiguem em vão? 
14 Mas a terra se encherá do conhecimento
da glória do Senhor,
como as águas enchem o mar. 
15 "Ai daquele que dá bebida
ao seu próximo,
misturando-a com o seu furor,
até que ele fique bêbado,
para lhe contemplar a nudez. 
16 Beba bastante vergonha,
em vez de glória!
Sim! Beba, você também, e exponha-se!
A taça da mão direita do Senhor
é dada a você;
muita vergonha cobrirá a sua glória. 
17 A violência que você cometeu
contra o Líbano o alcançará,
e você ficará apavorado
com a matança, que você fez,
de animais.
Pois você derramou muito sangue
e cometeu violência contra terras,
cidades e seus habitantes. 
18 "De que vale uma imagem feita
por um escultor?
Ou um ídolo de metal
que ensina mentiras?
Pois aquele que o faz
confia em sua própria criação,
fazendo ídolos incapazes de falar. 
19 Ai daquele que diz à madeira:
'Desperte!'
Ou à pedra sem vida: 'Acorde!'
Poderá o ídolo dar orientação?
Está coberto de ouro e prata,
mas não respira. 
20 O Senhor,porém,
está em seu santo templo;
diante dele fique em silêncio
toda a terra". 

1 Coríntios 5:9-13 
9 Já disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. 
10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. 
11 Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 
12 Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 
13 Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês." 

Semicont: Salmo 50; Neemias 13:1-3,23-31; 1 Coríntios 5:9-13 

Salmo 50   Deus deorum
DEUS, o SENHOR fala e convoca a terra, * desde o Nascente até o Poente.
2 Desde Sião, perfeita formosura, * DEUS deixa ver seu esplendor.
3 O nosso Deus vem e não fica em silêncio; * um clarão irá adiante dele e uma grande tormenta ao seu redor.
4 Ele convoca os céus e a terra, * para julgar seu povo.
5 Congreguem-se vocês, que vivem minha santidade, * que fizeram comigo uma aliança por meio de sacrifícios.
6 E os céus proclamam sua justiça, * porque DEUS mesmo é o julgador.
7 Ouve, povo meu, que eu vou falar: Ó Israel, vou testemunhar contra ti. * Sou DEUS, sou o teu DEUS!
8 Não é pelas tuas oferendas ou sacrifícios, que estão sempre diante de mim, * que te hei de repreender.
9 Nada tomaria da tua casa, * e nem dos teus rebanhos.
10 Embora seja meu tudo o que habita os bosques, * e os milhares nas montanhas.
11 Todas as aves me são conhecidas, * e tudo o que se move no campo me pertence.
12 Se tivesse fome, não to diria; * pois meu é o mundo e a sua plenitude.
13 Acaso hei de comer a carne dos sacrifícios, * ou beber o sangue das oferendas?
14 Oferece a Deus ações de graças; * e cumpre teus votos ao Altíssimo.
15 E invoca-me no dia da tribulação; * que eu te livrarei e tu me glorificarás.
16 Mas ao perverso diz Deus: * De que te serve repetires meus preceitos e teres em teus lábios meu pacto,
17 Visto que aborreces a instrução, * e desprezas minhas palavras?
18 Tu te associavas com a injustiça, * e tinhas parte na maldade.
19 Abres a boca para o mal, * e soltas a língua para o engano.
20 Falas contra o teu irmão, * e difamas o filho e a filha de tua mãe.
21 Tudo isto fizeste e eu calei; pensavas que eu seria teu cúmplice; * mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista.
22 Considere, pois, quem se esquece de Deus! * Que eu não destrua vocês, sem haver quem lhes livre.
23 Quem oferece ação de graças, esse me honra, * a quem endireita seu caminho, mostrarei a salvação de DEUS.

Neemias 13:1-3,23-31
1 Naquele dia, o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus, 
2 pois eles, em vez de darem água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar maldição sobre eles. O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção. 
3 Quando o povo ouviu essa Lei, excluiu de Israel todos os que eram de ascendên­cia estrangeira. 
23 Além disso, naqueles dias, vi alguns judeus que haviam se casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe. 
24 A metade dos seus filhos falavam a língua de Asdode ou a língua de um dos outros povos e não sabi­am falar a língua de Judá. 
25 Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus e lhes disse: Não consintam mais em dar suas filhas em casa­mento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês. 
26 Não foi por causa de casamentos como esses que Salomão, rei de Israel, pecou? Entre as muitas nações não havia rei algum como ele. Ele era amado por seu Deus, e Deus o fez rei sobre todo o Israel, mas até mesmo ele foi induzido ao pecado por mulheres estrangeiras. 
27 Como podemos tolerar o que ouvimos? Como podem vocês cometer essa terrível maldade e serem infiéis ao nosso Deus, casando-se com mulheres estrangeiras? 
28 Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Samba­late, o horonita. Eu o expulsei para longe de mim. 
29 Não te esqueças deles, ó meu Deus, pois profanaram o ofício sacerdotal e a alian­ça do sacerdócio e dos levitas. 
30 Dessa forma purifiquei os sacerdotes e os levitas de tudo o que era estrangeiro e lhes designei responsabilidades, cada um em seu próprio cargo. 
31 Também estabeleci regras para as provisões de lenha, determinando as datas certas para serem trazidas, e para os primeiros frutos.
Em tua bondade, lembra-te de mim, ó meu Deus. 

1 Coríntios 5:9-13 
9 Já disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. 
10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. 
11 Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 
12 Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 
13 Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês." 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal