Odc315 Sexta-feira

Odc315 Sexta-feira: 
Complem: Salmo 84:1-7; Jeremias 9:17-26; 2 Timóteo 3:10-15 
Semicont: Salmo 65; Joel 2:1-11; 2 Timóteo 3:10-15 


Complem: Salmo 84:1-7; Jeremias 9:17-26; 2 Timóteo 3:10-15 

Salmo 84:1-7   Quam dilecta!
QUÃO amáveis são teus tabernáculos, * SENHOR das Celestes Hostes!
2 Minha alma anseia e suspira pelos átrios do SENHOR; * meu coração e minha carne exultam de alegria em Deus, o Deus vivo.
3 Até o passarinho encontra casa e a andorinha ninho para si onde põe sua cria, * junto a teus altares, ó SENHOR das Celestes Hostes, Rei meu e Deus meu!
4 Feliz é quem assiste na tua casa! * Te louvará incessantemente.
5 Ditosa é a pessoa cuja força está em ti, * em cujo coração estão os teus caminhos!
6 Quem, passando pelo vale das lágrimas, faz dele um lugar de fonte; * sim, de bênção o cobre a primeira chuva.
7 Quem prossegue de força em força, * até que cada um se apresente a Deus em Sião.

Jeremias 9:17-26
17 Assim diz o Senhor dos Exércitos:
"Considerem:
Chamem as pranteadoras profissionais;
mandem chamar
as mais hábeis entre elas. 
18 Venham elas depressa
e lamentem por nós,
até que os nossos olhos
transbordem de lágrimas
e águas corram de nossas pálpebras. 
19 O som de lamento se ouve desde Sião:
'Como estamos arruinados!
Como é grande a nossa humilhação!
Deixamos a nossa terra
porque as nossas casas
estão em ru­ínas' ". 
20 Ó mulheres, ouçam agora
a palavra do Senhor;
abram os ouvidos às palavras
de sua boca.
Ensinem suas filhas a lamentar-se;
ensinem umas as outras a prantear. 
21 A morte subiu e penetrou
pelas nossas janelas
e invadiu as nossas fortalezas,
eliminando das ruas as crianças
e das praças os rapazes. 
22 "Diga: Assim declara o Senhor:
"Cadáveres ficarão estirados
como esterco em campo aberto,
como o trigo deixado para trás
pelo ceifeiro,
sem que ninguém o ajunte." 
23 Assim diz o Senhor:
"Não se glorie o sábio em sua sabedoria
nem o forte em sua força
nem o rico em sua riqueza, 
24 mas quem se gloriar, glorie-se nisto:
em compreender-me e conhecer-me,
pois eu sou o Senhor
e ajo com lealdade,
com justiça e com retidão sobre a terra,
pois é dessas coisas que me agrado",
declara o Senhor. 
25 "Vêm chegando os dias", declara o Senhor, "em que­ castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo, 
26 como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comuni­dade de Israel tem o coração obstinado." 


2 Timóteo 3:10-15
10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 
11 as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! 
12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 
13 Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 
14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. 
15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 


Semicont: Salmo 65; Joel 2:1-11; 2 Timóteo 3:10-15  

Salmo 65   Te decet hymnus
A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde.
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Joel 2:1-11

1 Toquem a trombeta em Sião;
deem o alarme no meu santo monte.
Tremam todos os habitantes do país,
pois o dia do Senhor está chegando.
Está próximo! 
2 É dia de trevas e de escuridão,
dia de nuvens e negridão.
Assim como a luz da aurora
se estende pelos montes,
um grande e poderoso exército
se aproxima,
como nunca antes se viu
nem jamais se verá nas gerações futuras. 
3 Diante deles o fogo devora,
atrás deles arde uma chama.
Diante deles a terra
é como o jardim do Éden,
atrás deles, um deserto arrasado;
nada lhes escapa. 
4 Eles têm a aparência de cavalos;
como cavalaria, atacam galopando. 
5 Com um barulho semelhante ao de carros
saltam sobre os cumes dos montes
como um fogo crepitante
que consome o restolho,
como um exército poderoso
em posição de combate. 
6 Diante deles
povos se contorcem angustiados;
todos os rostos ficam pálidos de medo. 
7 Eles atacam como guerreiros;
escalam muralhas como soldados.
Todos marcham em linha,
sem desviar-se do curso. 
8 Não empurram uns aos outros;
cada um marcha sempre em frente.
Avançam por entre os dardos
sem desfazer a formação. 
9 Lançam-se sobre a cidade;
correm ao longo da muralha.
Sobem nas casas;
como ladrões entram pelas janelas. 
10 Diante deles a terra treme,
os céus estremecem,
o sol e a lua escurecem
e as estrelas param de brilhar. 
11 O Senhor levanta a sua voz
à frente do seu exército.
Como é grande o seu exército!
Como são poderosos
os que obedecem à sua ordem!
Como é grande o dia do Senhor!
Como será terrível!
Quem poderá suportá-lo? 


2 Timóteo 3:10-15
10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 
11 as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! 
12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 
13 Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 
14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal