Odc313 Quarta-feira

Odc313 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 57; 1 Samuel 25:36-42; Lucas 22:39-46 
Semicont: Salmo 129; Jeremias 50:1-7, 17-20;  Lucas 22:39-46 

Complem: Salmo 57; 1 Samuel 25:36-42; Lucas 22:39-46 
Salmo 57 Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó DEUS! Tem misericórdia de mim, pois em ti minha alma se refugia; * à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao DEUS Altíssimo, * ao Deus que me completa.
3 Dos céus enviará auxílio e me salvará. * DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Minha alma está entre leões e tenho que deitar-me entre os que querem me devorar, * pessoas, cujos dentes são lanças e flechas e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó DEUS, sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!
6 Armaram uma rede aos meus passos e minha alma ficou abatida; * cavaram diante de mim uma cova; mas caíram nela.
7 Preparado está o meu coração, ó DEUS; * preparado está o meu coração: cantarei e direi salmos.
8 Desperta, glória minha! Desperta lira e harpa; * e eu chamarei a aurora.
9 Eu te louvarei, SENHOR. Entre os povos; * eu te cantarei entre as nações.
10 Pois grande como os céus é a tua misericórdia; * e a tua verdade se ergue até o firmamento.
11 Sê exaltado sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!

1 Samuel 25:36-42
36 E Abigail veio a Nabal; e eis que ele fazia um banquete na sua casa, como o banquete de um rei; e o coração de Nabal estava alegre dentro de si, pois ele estava mui embriagado; pelo que ela não lhe contou nada, menos ou mais, até a luz do amanhecer. 
37 Porém, sucedeu pela manhã, quando o vinho saiu de Nabal, e a sua esposa lhe contou estas coisas, que o seu coração morreu dentro dele, e ele se tornou como uma pedra. 
38 E sucedeu, cerca de dez dias depois, que o SENHOR feriu Nabal, e ele morreu. 
39 E, quando Davi ouviu que Nabal estava morto, ele disse: Bendito seja o SENHOR, que pleiteou a causa do meu vexame da mão de Nabal, e guardou o seu servo do mal; pois o SENHOR devolveu a impiedade de Nabal sobre a sua própria cabeça. E Davi mandou buscar e conversou com Abigail, para tomá-la para si por esposa. 
40 E quando os servos de Davi chegaram a Abigail, no Carmelo, eles lhe falaram, dizendo: Davi nos enviou a ti, para te tomar para si por esposa. 
41 E ela se levantou, e se curvou sobre a sua face até o chão, e disse: Vede, permite que a tua criada seja uma serva para lavar os pés dos servos do meu senhor. 
42 E Abigail se apressou, e se levantou, e montou em um jumento, com cinco das suas donzelas que iam após ela; e ela foi após os mensageiros de Davi, e se tornou sua esposa. 

Lucas 22:39-46
39 E, ele saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e seus discípulos também o seguiram.
40 E, ele chegando ao lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41 E retirou-se deles cerca de um tiro de pedra, e, ajoelhando-se, orava,
42 dizendo: Pai, se tu quiseres, remove de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, fortalecendo-o.
44 E, estando em agonia, ele orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue que caíam por terra.
45 E ele levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e ele encontrou-os dormindo de tristeza,
46 e ele disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

Semicont: Salmo 129; Jeremias 50:1-7, 17-20; Lucas 22:39-46  

Salmo 129 Saepe expugnaverunt
MUITAS vezes me atormentaram desde a minha juventude, *ora diga Israel:
2 Muitas vezes me angustiaram desde a minha juventude, *mas não prevaleceram contra mim.
3 Era como se lavradores arassem sobre o meu dorso, * alongando sulcos.
4 Mas o SENHOR é justo e misericordioso, * e quebrou os grilhões de gente perversa.
5 Quem menosprezou Sião, confundido, volte para trás, *e receba a rejeição.
6 Seja semelhante à erva que não cresce, * nem atinge o pleno desenvolvimento.
7 Com a qual não enche a mão o que colhe, * nem o que ajunta pode abraçá-la.
8 Mas quem ama a Sião diga: “A benção do SENHOR seja sobre vocês; * abençoamos vocês em Nome do SENHOR!”


Jeremias 50:1-7, 17-20
1 A palavra que o SENHOR falou contra Babilônia, e contra a terra dos caldeus por intermédio de Jeremias, o profeta:
2 Declarai vós entre as nações, e divulgai, e erguei um estandarte. Divulgai e não ocultai, dizei: Babilônia é tomada, Bel está perplexo, Merodaque está quebrado em pedaços. Os seus ídolos estão perplexos, suas imagens estão quebradas em pedaços.
3 Porque do norte sobe uma nação contra ela, a qual desolará sua terra, e ninguém habitará lá. Eles removerão dali tanto homem quanto animal.
4 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntamente, indo e chorando. Eles irão, e buscarão o SENHOR seu Deus.
5 Eles perguntarão o caminho para Sião com suas faces naquela direção, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao SENHOR em um perpétuo pacto, que não será esquecido.
6 Meu povo tem sido ovelhas perdidas. Seus pastores as têm extraviado, eles as desviaram sobre os montes. Eles vão do monte para a colina, eles esqueceram o seu lugar de descanso.
7 Todos os que as encontravam as devoravam, e seus adversários disseram: Nós não transgredimos, porque eles pecaram contra o SENHOR, a habitação da justiça, o SENHOR, a esperança dos seus pais.
17 Israel é uma ovelha desgarrada. Os leões o afugentaram. Primeiramente o rei da Assíria o devorou, e por último, este Nabucodonosor, rei de Babilônia, quebrou os seus ossos.
18 Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que eu punirei o rei de Babilônia, e a sua terra, como eu puni o rei da Assíria.
19 E, eu trarei Israel novamente para sua habitação, e ele alimentar-se-á em Carmelo e em Basã, e a sua alma estará satisfeita sobre o monte Efraim e Gileade.
20 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, a iniquidade de Israel será procurada, e nenhuma será achada. E os pecados de Judá, não mais serão encontrados, porque perdoarei aqueles que restarem.


Lucas 22:39-46
39 E, ele saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e seus discípulos também o seguiram.
40 E, ele chegando ao lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41 E retirou-se deles cerca de um tiro de pedra, e, ajoelhando-se, orava,
42 dizendo: Pai, se tu quiseres, remove de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, fortalecendo-o.
44 E, estando em agonia, ele orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue que caíam por terra.
45 E ele levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e ele encontrou-os dormindo de tristeza,
46 e ele disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal