Odc311 Segunda.

Odc311 Segunda.
Complem: Salmo 57; 1 Samuel 25:2-22; 1 Coríntios 6:1-11
Semicont: Salmos 129; Jeremias 38:14-28; 1 Coríntios 6:1-11 


Complem: Salmo 57; 1 Samuel 25:2-22; 1 Coríntios 6:1-11
Salmo 57 Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó DEUS! Tem misericórdia de mim, pois em ti minha alma se refugia; * à sombra de tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 Clamarei ao DEUS Altíssimo, * ao Deus que me completa.
3 Dos céus enviará auxílio e me salvará. * DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 Minha alma está entre leões e tenho que deitar-me entre os que querem me devorar, * pessoas, cujos dentes são lanças e flechas e cuja língua é espada afiada.
5 Sê exaltado, ó DEUS, sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!
6 Armaram uma rede aos meus passos e minha alma ficou abatida; * cavaram diante de mim uma cova; mas caíram nela.
7 Preparado está o meu coração, ó DEUS; * preparado está o meu coração: cantarei e direi salmos.
8 Desperta, glória minha! Desperta lira e harpa; * e eu chamarei a aurora.
9 Eu te louvarei, SENHOR. Entre os povos; * eu te cantarei entre as nações.
10 Pois grande como os céus é a tua misericórdia; * e a tua verdade se ergue até o firmamento.
11 Sê exaltado sobre os céus; * acima de toda a terra seja a tua glória!

1 Samuel 25:2-22
2 Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo. 
3 Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau. 
4 No deserto, Davi ficou sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas. 
5 Por isso, enviou dez rapazes, dizendo-lhes: "Levem minha mensagem a Nabal, em Carmelo, e cumprimentem-no em meu nome. 
6 Digam-lhe: Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo o que é seu! 
7 "Sei que você está tosquiando suas ovelhas. Quando os seus pastores estavam conosco, nós não os maltratamos, e, durante todo o tempo em que estiveram em Carmelo, nada que fosse deles se perdeu. 
8 Pergunte a eles, e eles lhe dirão. Por isso, seja favorável, pois estamos vindo em época de festa. Por favor, dê a nós, seus servos, e a seu filho Davi o que puder". 
9 Os rapazes foram e deram a Nabal essa mensagem, em nome de Davi. E ficaram esperando. 
10 Nabal respondeu então aos servos de Davi: "Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia muitos servos estão fugindo de seus senhores. 
11 Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde?" 
12 Então, os mensageiros de Davi voltaram e lhe relataram cada uma dessas palavras. 
13 Davi ordenou a seus homens: "Ponham suas espadas na cintura!" Assim eles fizeram e também Davi. Cerca de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos permaneceram com a bagagem. 
14 Um dos servos disse a Abigail, mulher de Nabal: "Do deserto, Davi enviou mensageiros para saudar o nosso senhor, mas ele os insultou. 
15 No entanto, aqueles homens foram muito bons para conosco. Não nos maltrataram, e, durante todo o tempo em que estivemos com eles nos campos, nada perdemos. 
16 Dia e noite eles eram como um muro ao nosso redor, durante todo o tempo em que estivemos com eles cuidando de nossas ovelhas. 
17 Agora, leve isso em consideração e veja o que a senhora pode fazer, pois a destruição paira sobre o nosso senhor e sobre toda a sua família. Ele é um homem tão mau que ninguém consegue conversar com ele". 
18 Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos. 
19 E disse a seus servos: "Vocês vão na frente; eu os seguirei". Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido. 
20 Enquanto ela ia montada num jumento, encoberta pela montanha, Davi e seus soldados estavam descendo em sua direção, e ela os encontrou. 
21 Davi tinha dito: "De nada adiantou proteger os bens daquele homem no deserto, para que nada se perdesse. Ele me pagou o bem com o mal. 
22 Que Deus castigue Davi, e o faça com muita severidade, caso até de manhã eu deixe vivo um só do sexo masculino de todos os que pertencem a Nabal!" 

1 Coríntios 6:1-11 
1 Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? 
2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? 
3 Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 
4 Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.c 
5 Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos? 
6 Mas, em vez disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes! 
7 O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? 
8 Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! 
9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, 
10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 
11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. 

Semicont: Salmos 129; Jeremias 38:14-28; 1 Coríntios 6:1-11 

Salmo 129 Saepe expugnaverunt
MUITAS vezes me atormentaram desde a minha juventude, *ora diga Israel:
2 Muitas vezes me angustiaram desde a minha juventude, *mas não prevaleceram contra mim.
3 Era como se lavradores arassem sobre o meu dorso, * alongando sulcos.
4 Mas o SENHOR é justo e misericordioso, * e quebrou os grilhões de gente perversa.
5 Quem menosprezou Sião, confundido, volte para trás, *e receba a rejeição.
6 Seja semelhante à erva que não cresce, * nem atinge o pleno desenvolvimento.
7 Com a qual não enche a mão o que colhe, * nem o que ajunta pode abraçá-la.
8 Mas quem ama a Sião diga: “A benção do SENHOR seja sobre vocês; * abençoamos vocês em Nome do SENHOR!”

Jeremias 38:14-28
4 Então o rei Zedequias mandou trazer o profeta Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor. "Quero pedir-te uma palavra", disse o rei. "Não me escon­das nada." 
15 Jeremias disse a Zedequias: "Se eu der uma resposta, você não me matará? Mesmo que eu o aconselhasse, você não me escutaria". 
16 O rei Zedequias, porém, fez este jura­mento secreto a Jeremias: "Juro pelo nome do Senhor, de quem recebemos a vida, que eu não o matarei nem o entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar sua vida". 
17 Então Jeremias disse a Zedequias: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 'Se você se render imediatamente aos oficia­is do rei da Babilônia, sua vida será poupada e esta cidade não será incendiada; você e a sua família viverão. 
18 Mas, se você não se render imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, esta cidade será entregue nas mãos dos babilônios, e eles a incen­diarão; nem mesmo você escapará das mãos deles' ". 
19 O rei Zedequias disse a Jeremias: "Tenho medo dos judeus que estão apoiando os babilônios, pois os babilônios poderão entregar-me nas mãos deles, e eles me maltratarão". 
20 "Eles não o entregarão", Jeremias respondeu. "Obedeça ao Senhor fazendo o que eu digo, para que tudo corra bem a você e a sua vida seja poupada. 
21 Mas, se você não quiser render-se, foi isto que o Senhor me revelou: 
22 Todas as mulheres deixadas no palácio real de Judá serão levadas aos oficiais do rei da Babilônia. E elas dirão a você:
'Aqueles teus amigos de confiança te enganaram e prevaleceram sobre ti. Teus pés estão atolados na lama; teus amigos te abandonaram'. 
23 "Todas as suas mulheres e os seus filhos serão levados aos babilônios. Você mesmo não escapará das mãos deles, mas será capturado pelo rei da Babilônia; e esta cidade será incendia­da." 
24 Então Zedequias disse a Jeremias: "Se alguém souber dessa conversa, tu morrerás. 
25 Se os líderes ouvirem que eu conversei contigo e vierem dizer-te: 'Conta-nos o que disseste ao rei e o que o rei te disse; não escondas nada de nós, se não nós te mataremos', 
26 dize: Fui suplicar ao rei que não me mandasse de volta à casa de Jônatas, para ali morrer". 
27 Quando os líderes vieram interrogar Jeremias, ele lhes disse tudo o que o rei tinha ordenado que dissesse. E eles não lhe pergunta­ram mais nada, pois ninguém tinha ouvido a conversa com o rei. 
28 E Jeremias permaneceu no pátio da guarda até o dia em que Jerusalém foi conquis­tada. 

1 Coríntios 6:1-11 
1 Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? 
2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? 
3 Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 
4 Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.c 
5 Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos? 
6 Mas, em vez disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes! 
7 O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? 
8 Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! 
9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, 
10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 
11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal