Miles Coverdale - 6 de outubro

 Hoje, muitos cristãos estão voltando aos puritanos para “andar nos velhos caminhos”, da palavra de Deus, e continuar a proclamar a velha verdade que glorifica a Jesus Cristo. Não há teologia nova. Em nossa era eletrônica, mais e mais pessoas procuram adicionar livros eletrônicos (formatos ePubs, mobi e PDF) à sua biblioteca – livros dos reformadores e puritanos – para se tornar um “puritano digital”. Reserve um momento para visitar a  Puritan Publications  (clique no banner abaixo) para encontrar a maior seleção de obras puritanas raras atualizadas em inglês moderno, tanto em formato  impresso  quanto em vários formatos eletrônicos. Todos os meses são publicados novos livros. Todos os rendimentos vão apoiar  a mente de um puritano .

A vida e a morte do Sr. Miles Coverdale.

Miles Coverdale


ESTE altamente distinto religioso puritano nasceu em Yorkshire em 1486, e foi educado na universidade de Cambridge, onde se tornou um monge Agostinho. Em Tubingen, na Alemanha, obteve o grau de doutor e foi incorporado no mesmo em Cambridge. Ele renunciou a seus princípios papistas em um período inicial do reinado de Henrique VIII, e tornou-se um reformador declarado e zeloso: Ele foi um dos primeiros que pregou publicamente o evangelho em sua pureza, depois que o rei renunciou à autoridade de Roma, e dedicou-se inteiramente à promoção da causa protestante. Em 1528, ele pregou em Brunsted, em Essex, e declarou publicamente contra a missa, a adoração de imagens e a confissão auricular, declarando que a contrição pelo pecado, entre Deus e a própria consciência do homem, tornava a confissão a um padre totalmente inútil. Seus labores, neste lugar, foram abençoados com muito sucesso; e entre muitos cujos corações foram tocados com as doutrinas que ele ensinou, ele foi honrado por ser um instrumento para afastar um Thomas Toplady dos erros do papado, que depois selou a verdade com seu sangue. Coverdale, logo depois disso, encontrando-se em perigo de incêndio, fugiu para além-mar e viveu por algum tempo na Holanda, onde se dedicou principalmente à tradução das escrituras. No ano de 1529, o Sr. William Tyndale, tendo terminado a tradução do pentateuco, pretendia publicá-lo em Hamburgo, mas naufragou em sua passagem, onde perdeu todos os seus papéis e dinheiro, e teve, portanto, que iniciar o trabalho novamente; mas encontrou, em Hamburgo, seu amigo Coverdale, que esperou sua chegada e o ajudou a redigir uma nova tradução.

Esta primeira publicação da Bíblia despertou a indignação dos prelados, que se queixaram ao rei; e Sua Majestade, de acordo com suas sugestões, ordenou que as cópias fossem trazidas e prometeu-lhes uma nova tradução; e quando a tradução, em 1537, chamada Coverdale's, saiu, os bispos reclamaram com Henry que continha muitas falhas. Sua majestade perguntou se continha alguma heresia; eles responderam que não encontraram nenhum. Então, em nome de Deus, disse o rei, deixe isto sair entre o povo.

Consciente do mal que Coverdale já havia feito à causa de Roma, e por sua grande atividade e indústria ainda era capaz de efetuar, foi mais severamente perseguido pelos prelados, que o caçaram de um lugar para outro, de modo que foi forçado , por muitos anos, permanecer exilado de sua terra natal; nem os Países Baixos podiam dar-lhe total segurança de seu implacável ressentimento. Para escapar de sua poderosa influência, retirou-se para a Alemanha, onde, após sua primeira colonização, foi obrigado a ensinar crianças para a subsistência. Depois de ter adquirido a língua holandesa, o príncipe Eleitor Palatino conferiu-lhe o benefício do Burghsaber; e seu ministério fiel e conversação exemplar tornaram-se uma bênção para o povo. Durante sua residência neste lugar, ele subsistiu em parte por seu benefício,

Com a ascensão de Eduardo VI, as portas da prisão foram abertas aos reformadores; e aqueles que foram levados ao exílio voltaram para casa; entre os últimos estava o Dr. Coverdale. Pouco tempo depois de seu retorno, tornou-se capelão de lorde Russell, em sua expedição para reprimir uma insurreição em Devonshire; e o estado lamentável da diocese de Exeter, devido à insurreição tardia e à prevalência do papado, exigia algum pregador sábio, corajoso e excelente para restaurar a ordem e a tranquilidade, e Coverdale era considerado uma pessoa adequada para preencher essa sede distraída. Cranmer, que o conhecia intimamente, tinha a mais alta opinião de seus talentos e integridade, e estava sempre pronto para fazer-lhe atos de bondade; e, nesta ocasião, realizou a cerimônia de sua consagração em Lambeth, tendo recebido a carta patente do rei para esse fim. Embora Coverdale tivesse se submetido, no final do reinado, a usar os hábitos, ele agora, com muitos outros teólogos célebres, os havia deixado de lado.

Este excelente divino, enquanto bispo de Exeter, conduzia-se com toda aquela gravidade e simplicidade primitiva que se tornaram seu alto cargo. Ele era um pregador constante, dado à hospitalidade, sóbrio e moderado, odiando a cobiça e toda espécie de vício. Sua casa era uma pequena igreja, onde se exerciam toda virtude e piedade. Ele não estava, no entanto, sem seus inimigos, que se esforçaram para que ele fosse desonrado, às vezes por calúnias, e às vezes por falsa acusação; por fim, tentaram envenená-lo; mas, pela providência vigilante de Deus, o laço foi quebrado e ele escapou. Coverdale estava apenas entre dois e três anos em seu cargo episcopal, quando a morte do rei Eduardo abriu espaço para sua irmã, a princesa Maria, que logo mudou toda a face da religião;

Durante o confinamento de Coverdale e dos outros bispos e clérigos protestantes, eles redigiram e subscreveram uma breve confissão de sua fé; cuja cópia foi preservada, mas muito longa para ser inserida neste trabalho. A malícia dos papistas havia marcado Coverdale para as chamas; mas ele foi libertado de sua raiva por uma maravilhosa interposição da providência divina. Durante sua prisão, o rei da Dinamarca, com quem conheceu quando na Alemanha, atuou como um amigo fiel nessa interessante crise de seu destino; e depois de várias solicitações urgentes à rainha, sua libertação foi concedida como um favor muito particular. Ele foi, portanto, autorizado a ir novamente para o exílio. Ele se retirou primeiro para seu amigo, o rei da Dinamarca, depois para a Vestfália e depois para seu digno patrono, o eleitor do Reno,

Coverdale, Goodman, Gilby, Whittingham, Samson, Cole, Knox, Badleigh e Pullam, todos celebrados puritanos, durante seu exílio nesta época, fizeram uma nova tradução da Bíblia, que passou a ser chamada de Bíblia de Genebra. Eles publicaram o Novo Testamento pela primeira vez em 1557, o primeiro que já havia sido publicado com versos numéricos; e a Bíblia inteira, com notas marginais, foi impressa em 1560 e dedicada à rainha Elizabeth. Os tradutores afirmam que foram empregados no trabalho, com temor e tremor, noite e dia, e chamam Deus para testemunhar que em cada ponto e palavra eles traduziram fielmente o texto com o melhor de seu conhecimento: Mas as notas marginais tendo dada alguma ofensa, a obra não teve permissão para ser impressa na Inglaterra durante a vida do arcebispo Parker. Foi posteriormente impresso em 1576, e passou por vinte ou trinta edições em pouco tempo. Foi muito tempo depois impresso sob o nome da bíblia do reformador.

Com vistas à supressão total da reforma, a rainha Maria, em meio à fúria de sua perseguição, e para encobrir as fraudes, superstições e imposições da religião papista, que se retraíam da luz e da verdade das escrituras, a bíblia inglesa foi queimado pela autoridade pública, e uma proclamação real foi emitida, proibindo o povo de ler os livros dos reformadores; e entre as várias obras enumeradas nesta proclamação, estavam as de Lutero, Calvino, Latimer, Hooper, Cranmer e Coverdale.

Logo após a ascensão da rainha Elizabeth, Coverdale retornou ao seu país natal. Seu bispado foi reservado para ele, e ele insistiu repetidamente para aceitá-lo; mas, devido aos hábitos papistas e outras cerimônias mantidas na igreja, ele recusou modestamente e foi, por causa de seu escrúpulo, por algum tempo negligenciado, até que o bispo Grindal sugeriu a impropriedade de deixar o bispo Coverdale na pobreza e na miséria em sua casa. velhice, e deu-lhe o benefício de St. Magnus em Bridgefoot. Mas Coverdale, velho, perseguido há muito tempo e, consequentemente, pobre, não pôde pagar os primeiros frutos, no valor de mais de sessenta libras, pediu ao secretário Cecil que o perdoasse, acrescentando: “Se o pobre e velho Miles puder ser atendido, ele pensará suficiente, e tão bom quanto um banquete.” O pedido foi deferido, e Coverdale continuou no exercício imperturbável de seu ministério por mais de dois anos; mas não chegando ao padrão de conformidade, ele foi expulso de seu cargo e obrigado a renunciar ao seu benefício. Carregado de idade e enfermidades como estava, ele não, com seu benefício, renunciou ao seu amado trabalho, mas ainda continuou pregando, sem os hábitos, quando e onde pudesse encontrar uma oportunidade, e grandes multidões assistiam aos seus sermões. As pessoas costumavam ir à sua casa no sábado para saber onde ele deveria pregar no sábado seguinte, e com certeza o seguiam a qualquer distância. Isso, no entanto, era demais para ser ignorado pelos eclesiásticos governantes. Este bom e velho veterano da causa de Cristo foi finalmente obrigado a dizer a seus amigos que não ousava mais informá-los onde ou quando deveria pregar, para que ele não coloque fora de seu poder ser de qualquer utilidade adicional na igreja de Cristo. Ele continuou, no entanto, a pregar onde quer que pudesse encontrar uma oportunidade, até que sua grande idade e as enfermidades inerentes a esse estado o tornaram totalmente inadequado para a tarefa, e logo depois partiu desse teatro de pecado, tristeza e sofrimento; e tendo combatido o bom combate em defesa da fé que uma vez foi entregue aos santos, terminou a sua carreira com cómoda e feliz morte, a 20 de Janeiro de 1568, com oitenta e um anos. e sofrimento; e tendo combatido o bom combate em defesa da fé que uma vez foi entregue aos santos, terminou a sua carreira com cómoda e feliz morte, a 20 de Janeiro de 1568, com oitenta e um anos. e sofrimento; e tendo combatido o bom combate em defesa da fé que uma vez foi entregue aos santos, terminou a sua carreira com cómoda e feliz morte, a 20 de Janeiro de 1568, com oitenta e um anos.

Ele era um homem de vida e conversação mais exemplares, piedoso para com Deus e benevolente para com os homens, mesmo com seus opressores e perseguidores. Um estudante da indústria infatigável; um estudioso que tinha um lugar no primeiro lugar da literatura; um pregador igual, se não superior, a qualquer um de seu tempo; um inconformista modesto, pacífico e tolerante, muito admirado e seguido pelos puritanos. Mas o cruel ato de uniformidade da rainha Elizabeth trouxe seus cabelos grisalhos, com tristeza, para o túmulo. Seu cortejo fúnebre foi assistido por imensas multidões de pessoas; e seus restos mortais foram honrosamente enterrados na capela-mor da igreja de Bartolomeu, atrás da bolsa, Londres, onde uma inscrição monumental foi posteriormente erguida em sua memória.

Suas obras são, 1º, A Regra Cristã.—2d, O Estado Cristão do Matrimônio.—3d, Uma Exortação Cristã aos Juradores Comuns ou Profanos.—4fh, A Maneira da Graça Salvadora de acordo com as Escrituras.—5o, A Antiga Fé , ou uma prova evidente das Escrituras, de que a fé correta, verdadeira, antiga e indubitável dos cristãos tem sido uma fé perseguida e sofredora desde o início do mundo. e para sempre até o fim do mundo, reunido das profecias e escrituras de Deus, e suas operações em governar o mundo, muito confortável para todos os corações cristãos. o que eles deveriam fazer diariamente e deixar de fazer. — 8º, A Confutation of John Slandish. — 9º, Um Discurso sobre os Santos Sacramentos. — 10º,A Concordance to the New Testament.—11th, A Christian Catechism.—12th, Translations from Bullenger, Luther and other.—A versão dos salmos, no livro de Oração Comum, é tirada da Bíblia de Coverdale.


Fonte:https://www.apuritansmind.com/the-puritan-era/puritan-memoirs/puritan-memoirs-mr-miles-coverdale/

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