Tirinha de 28. 09. 2022, Quarta-feira,

 Tirinha de 2809. 2022Quarta-feira, 

Obs.: LITURGIA DA MANHÃ PELA UNIDADE FRANCISCLARIANA (CD 251)

(Oração da manhã pelo período litúrgico franciscano que vai desde a celebração da Festa da Impressão das Feridas, no dia 17 de setembro, até a Festa de São Francisco, no dia 4 de outubro).

a) Vem, Santo Espírito, e reúna todos/as os/as francisclarianos/as, seus irmãos e irmãs, na unidade de nosso Deus Único; neste dia em que Francisco recebeu as marcas do fogo do seu amor. Marque-nos também com o seu Espírito de Paz e Alegria e inflama-nos com a sua Paixão.

T - Que nós, seguidores dos passos de Cristo no caminho de Francisco e Clara, encontremos o alimento espiritual que nos sustenta em nossa jornada. Conscientes de que seu amor é nosso amor, oh Cristo, de forma que possamos ver com o novo olhar que Tu nos abriste. Retira de nós toda a rivalidade e descortesia, toda a violência e intolerância, de modo que, em serviço humilde e silencioso, possamos te agradar. Amém.

b) Dia  28,  Oremos pela  PROVÍNCIA DAS AMÉRICAS (CD29)

Caribe: Trinidad e Tobago, República Dominicana, Jamaica, Nevis e Costa Rica

Oremos ainda por: ...


Oração conclusiva e  PELA UNIDADE FRANCISCLARIANA

Oh gentil e amoroso Criador,
Que nos atraiu para o Corpo de Cristo
e nos chamou para seguir Francisco e Clara;
Permita que o teu Espírito Santo inspire a todos na Família Francisclariana
Ser um só coração e uma só mente, em amor a Ti e no amor de um pelo outro.
Concede-nos, pedimos-te, que o nosso carisma e vocação comuns
Compartilhado pelas Ordens Francisclarianas de cada tradição
Ajuda-nos a construir o Corpo de Cristo e Cure a Família Francisclariana, 

Através de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém. 

c) A Terceira Nota, A Alegria (CD29)Os terciários e as terciárias regozijando-nos sempre no Senhor, procuramos mostrar em nossas vidas a graça e a beleza do júbilo divino. Relembramos que somos seguidores do Filho do Homem, aquele que comia e bebia, que amava os pássaros e as flores, que abençoava as crianças pequenas, que era amigo de coletores de impostos e de pecadores e pecadoras, e que se sentava à mesa tanto de ricos/as como de pobres. Nós nos divertimos e rimos, regozijamo-nos com o mundo de Deus, com sua beleza e com as criaturas viventes, não reconhecemos a nada como coisa comum ou impura. Nós nos misturamos livremente com outras pessoas, estamos sempre dispostos a confortar os de coração quebrantado, e a trazermos alegria às vidas das outras pessoas. Trazemos dentro de nós uma paz e uma felicidade interiores que as outras pessoas podem perceber, mesmo se não conhecem a fonte de onde elas provêm +Passo 10 da RVP a seguir: 

  Estarei atento/a ao que me dá alegria e como posso me abrir para receber esse presente. Procurarei a cura de experiências que me isolaram deste presente.
  Estarei ciente de como a alegria pode iluminar as dificuldades da minha vida.
 Como Francisco e Clara, orarei por maneiras de superar a negatividade em relação a aquilo que considero impuro ou repugnante, e aprender a valorizá-lo.


d) ODC295
Complementares: Salmo 62; Oséias 12:2-14; Mateus 19:16-22
Semi-contínuas: Salmo 119:49-56; Jeremias 33:1-13;  Mateus 19:16-22

e) COLETA  PELA PRIMEIRA ORDEM (quarta, CD78): Ó Senhor Jesus, tu foste colocado numa Cruz para ser o Salvador dos pecadores: pedimos-te que abençoes os frades e freiras de nosso tempo; concede que eles possam te servir em humildade, amor, alegria e trazer muitas almas a te conhecer e seguir; tu que agora vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, num mundo sem fim. Amém.

f) ENCAMINHAMENTOS,

g) PAI NOSSO: 
(CD84)
Pai nosso, que estás nos céus...
Santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino.

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

Perdoa-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal;
pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

h) ENTREGA E BÊNÇÃO

Que observando sempre o teu ponto de partida, segures o que tens, faças o que fazes, sem desistir dele, mas com caminhada apressada, sem tropeçar os pés, de forma que teus passos não recolham poeira; certamente, alegria e leveza, prudentemente andas no caminho da felicidade.(Escritos de Sta. Clara, 2ª Carta a Agnes de Praga,CD256)


BÊNÇÃO (CD141)
O Senhor nos abençoe e nos guarde.
O Senhor faça resplandecer o seu semblante sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante sua face, e nos dê a paz, agora e sempre. Amém.

 


Lembretes:
1 Para a prática diária, sugerimos as Lições de   1 a 18 a serem
ministradas pelas Fraternidades, lições indicadas  em
 http://clarasefranciscos.blogspot.com/

2 Consulte diariamente também http://revjbs.blogspot.com/

Paz e bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal