ODC275 Segunda

ODC275 Segunda: 
Complem: Salmos 101; 2 Reis 17:24-41; 1 Timóteo 3:14-4:5 
Semicont: Salmo 2; Jeremias 18:12-23; 1 Timóteo 3:14-4:5 

Complem: Salmos 101; 2 Reis 17:24-41; 1 Timóteo 3:14-4:5 

Salmo 101 Misericordiam et judicium   (LOC)
CANTAREI a misericórdia e a justiça; * para ti, SENHOR, farei uma canção.
2 Andarei sabiamente no caminho reto. * Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Jamais porei ante meus olhos o que é mau; * detesto o proceder de quem pratica a maldade.
4 De mim se apartará o coração perverso, * não conhecerei o mal.
5 Quem às ocultas calunia outra pessoa, eu destruirei; * não suportarei quem tem olhar altivo e coração orgulhoso.
6 Meus olhos se voltam para os fiéis da terra, para que habitem comigo; * quem anda na retidão me servirá.
7 Não habitará em minha casa quem usa de falsidade; * não persistirá quem mente diante de meus olhos.
8 De manhã em manhã irei acabando com as pessoas perversas da terra, * para desalojar da cidade do SENHOR todas as que praticam maldade.

2 Reis 17:24-41 (KJ)
24 E o rei da Assíria trouxe homens de Babilônia, e de Cuta, e de Ava, e de Hamate, e de Sefarvaim, e os colocou nas cidades de Samaria, no lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram posse de Samaria, e habitaram nas suas cidades. 
25 E assim foi no princípio da sua habitação ali, que eles não temiam o SENHOR; por isso o SENHOR enviou leões para o meio deles, os quais mataram a alguns deles. 
26 Porquanto eles falaram ao rei da Assíria, dizendo: As nações que tu tens removido, e assentado nas cidades de Samaria, não conhecem o costume do Deus da terra; por isso ele tem enviado leões para o meio deles, e, eis que eles os matam porque eles não conhecem o costume do Deus da terra. 
27 Então, o rei da Assíria ordenou, dizendo: Levai para lá um dos sacerdotes que trouxestes de lá; e deixe-os ir e habite ali, e ensine-lhes o costume do Deus dessa terra.
28 Então, um dos sacerdotes que eles haviam levado para Samaria veio e habitou em Betel, e ensinou-lhes como eles deveriam temer o SENHOR. 
29 Todavia, cada nação fazia os seus próprios deuses, e os colocava nas casas dos lugares altos que os samaritanos haviam feito, cada nação nas suas cidades nas quais habitavam. 
30 E os homens de Babilônia fizeram Sucote-Benote, e os homens de Cute fizeram Nergal, e os homens de Hamate fizeram Asima; 
31 e os aveus fizeram Nibaz e Tartaque, e os sefarvitas queimavam os seus filhos no fogo para Adrameleque e Anameleque, os deuses de Sefarvaim. 
32 Assim, eles temeram ao SENHOR, e fizeram para si, dos menores deles, sacerdotes dos lugares altos, os quais sacrificavam para eles nas casas dos lugares altos. 
33 Eles temiam ao SENHOR, e serviam aos seus próprios deuses, segundo o costume das nações de onde haviam sido levados cativos. 
34 Até este dia eles fazem segundo os costumes anteriores. Eles não temem ao SENHOR, nem fazem segundo os seus estatutos, ou segundo as suas ordenanças, ou segundo a lei e o mandamento que o SENHOR ordenou aos filhos de Jacó, a quem chamou de Israel; 
35 com quem o SENHOR havia feito um pacto, e lhes incumbiu, dizendo: Vós não temereis outros deuses, nem vos curvareis a eles, nem os servireis, tampouco sacrificareis a eles. 
36 Porém o SENHOR, que vos fez subir da terra do Egito com grande poder e braço estendido, a ele temereis, e a ele adorareis, e a ele fareis sacrifício. 
37 E os estatutos, e as ordenanças, e a lei, e o mandamento, o qual para vós escreveu, vós observareis para cumpri-los pela eternidade; e não temereis outros deuses. 
38 E o pacto que tenho feito convosco, vós não esquecereis; nem temereis outros deuses. 
39 Porém, o SENHOR vosso Deus temereis; e ele vos livrará da mão de todos os vossos inimigos. 
40 Todavia eles não atentaram, mas fizeram segundo o seu costume anterior. 
41 Assim, estas nações temiam o SENHOR, e serviam as suas imagens esculpidas, tanto os seus filhos, quanto os filhos dos seus filhos; como fizeram os seus pais, assim também fazem eles até este dia. 

1 Timóteo 3:14-4:5 (KJ)
14 Estas coisas te escrevo, esperando ir ver-te logo, 
15 todavia, se eu tardar, para que vós saibas como convém te comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e fundamento da verdade. 
16 E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. 
1Timóteo 4:1-5
1 Ora, o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 
2 falando mentiras em hipocrisia, tendo a sua própria consciência cauterizada com ferro quente, 
3 proibindo o casamento e ordenando a abstinência de carnes que Deus criou para ser recebido, com ação de graças, pelos que creem e conhecem a verdade;
4 porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, 
5 porque é santificada pela palavra de Deus e pela oração. 


Semicont: Salmo 2; Jeremias 18:12-23; 1 Timóteo 3:14-4:5


Salmo 2 Quare fremuerunt gentes?   (LOC)
POR que se amotinam as nações *  e em vão tramam enredos os povos? 
2 Conspiram os reis da terra e os príncipes se ajuntam *  contra o SENHOR e contra seu Ungido, dizendo: 
3 Espedacemos suas cadeias * e sacudamos de nós suas algemas. 
4 Quem mora nos céus rirá; *    o SENHOR zombará dessas pessoas. 
5 E em sua ira as confundirá, *   e em seu furor lhes dirá: 
6 Eu, contudo, ungirei o meu Rei * sobre o meu santo monte de Sião. 
7 Falarei acerca da promessa: o SENHOR me disse: * Tu és meu Filho, e hoje te gerei. 
8 Pede-me e eu te darei as nações por herança * e os confins da terra serão tua posse. 
9 Tu as partirás com braço forte * e serão elas, em tua mão, como um vaso de oleiro. 
10 Agora, pois, ó governantes, sejam prudentes; * deixem-se instruir, as pessoas que julgam a terra. 
11 Sirvam ao SENHOR com reverência * e com tremor se regozijem. 
12 Prestem homenagem com sinceridade, para que ele não se ire e vocês se percam no caminho; porque sua  ira se inflama num instante; * felizes quem nele se refugia.


Jeremias 18:12-23  (KJ)
12 E eles disseram: Não há esperança. Porém nós andaremos após nossos próprios intentos malignos, e nós faremos cada um a imaginação de seu coração maligno.
13 Portanto assim diz o SENHOR: Perguntai vós agora no meio dos pagãos, quem ouviu tais coisas. A virgem de Israel fez uma coisa muito horrível.
14 Irá um homem deixar a neve do Líbano, por uma rocha do campo? Ou será abandonada a corrente de águas frias que vem de outro lugar?
15 Porque o meu povo me abandonou, eles queimaram incenso à vaidade, e fizeram-nos tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para andar em veredas, em um caminho não construído.
16 Para fazer a sua terra desolada, e um perpétuo assobio. Cada um que passar estará atônito, e sacudirá a sua cabeça.
17 Eu os espalharei como que com um vento oriental perante o inimigo. Eu lhes mostrarei as costas, e não a face, no dia da sua calamidade.
18 Então eles disseram: Vinde, e planejemos intentos malignos contra Jeremias. Porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta. Vinde, e firamo-lo com a língua, e não atentemos a qualquer de suas palavras.
19 Dê atenção para mim, ó SENHOR, e escuta a voz daqueles que contendem comigo.
20 Será o mal recompensado por bem? Pois eles cavaram uma cova para minha alma. Lembra que eu permaneci diante de ti para falar-lhes o bem, e para desviar deles a tua ira.
21 Portanto entrega os seus filhos à fome, e derrama o seu sangue pela força da espada, e sejam suas esposas enlutadas de seus filhos, e sejam viúvas; e os seus homens sejam mortos; seus jovens sejam mortos pela espada em batalha.
22 Ouça-se um clamor de suas casas, quando tu trouxeres de repente uma tropa sobre eles. Pois eles cavaram uma cova para me capturar, e esconderam armadilhas para os meus pés.
23 Contudo, SENHOR, tu conheces todos os seus conselhos contra mim, para matar-me. Não perdoes a iniquidade deles, nem apague o seu pecado de tua vista, porém sejam eles derrubados diante de ti. Procede desta forma com eles no tempo de tua ira.

1 Timóteo 3:14-4:5 (KJ)
14 Estas coisas te escrevo, esperando ir ver-te logo, 
15 todavia, se eu tardar, para que vós saibas como convém te comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e fundamento da verdade. 
16 E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. 
1Timóteo 4:1-5
1 Ora, o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 
2 falando mentiras em hipocrisia, tendo a sua própria consciência cauterizada com ferro quente, 
3 proibindo o casamento e ordenando a abstinência de carnes que Deus criou para ser recebido, com ação de graças, pelos que creem e conhecem a verdade;
4 porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, 
5 porque é santificada pela palavra de Deus e pela oração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal