Hildegarda de Bingen, 1170 - 17 de setembro.

Hildegarda de Bingen, 1170 -  17 de setembro.

Hildegard de Bingen (em alemão Hildegard von Bingen ; Bermersheim vor der Höhe , 1098 - Bingen am Rhein , 17 de setembro de 1179 ) foi uma freira , escritora , mística e teóloga cristã alemã [1] .

Mulher de inúmeros talentos, em sua vida foi também profetisa , curandeira , herbalista , naturalista , cosmóloga , gemóloga , filósofa , artista plástica , poetisa , dramaturga , musicista , linguista e conselheira política . 

Ela nasceu, a caçula de dez irmãos, em Bermersheim vor der Höhe , perto de Alzey , em Rhenish Hesse , no verão de 1098 , um ano antes dos cruzados conquistarem Jerusalém .

As visões de Hildegard começariam cedo e marcariam toda a sua existência. Aos oito anos, devido à sua saúde precária, ela foi colocada na Abadia de Disibodenberg por seus nobres pais, Ildebert e Matilda de Vendersheim, onde foi educada por Jutta (ou Giuditta) de Sponheim , uma jovem aristocrata que havia se aposentado. para um mosteiro. Ele fez seus votos entre 1112 e 1115 das mãos do bispo Otto de Bamberg .

Hildegard estudou os textos do enciclopedismo medieval de Dionísio o Areopagita e Agostinho . Ele começou a falar e escrever sobre suas visões (que ele definiu como "visões não do coração ou da mente, mas da alma") apenas por volta de 1136 , quando ele tinha quase quarenta anos. Com a morte de Judite, Hildegard a sucedeu como magistra (ou prioresa ) da comunidade com o consentimento das poucas irmãs, que então faziam parte do mosteiro masculino de San Disibodo . [5]

Alguns anos depois, para lidar com o crescente número de noviças , [6] mudou-se para a comunidade feminina do mosteiro de Rupertsberg que fundou em 1150 em Bingen , em homenagem a São Ruperto (de quem escreveu a única biografia existente) , cujas ruínas serão removidas em 1857 para dar lugar a uma ferrovia. Conta-se que ela fazia suas irmãs se vestirem prodigamente, adornando-as com joias, para saudar os feriados de domingo com canções. Em sua visão religiosa da criação, o homem representava a divindade de Deus , enquanto a mulher personificava idealmente a humanidade de Jesus . Em 1165 fundará outra abadia, ainda existente e próspero centro religioso-cultural, em Eibingen, no lado oposto do Reno. seu falecimento, ocorrido em 17 de setembro de 1179.

No espaço de doze anos, entre o final de 1159 e 1170 , fez quatro viagens pastorais, pregando nas catedrais de Colônia , Trier , Liège , Mainz , Metz e Würzburg .

Relações com a Igreja: 

Fundadora do mosteiro de Bingen am Rhein , Hildegarda estava frequentemente em conflito com o clero; conseguiu, no entanto, derrubar o conceito monástico que prevalecia até então, e que por muito tempo teria permanecido imóvel, preferindo uma vida de pregação aberta ao exterior à mais tradicionalmente enclausurada. Quando ela era agora considerada uma autoridade dentro da Igreja, o Papa Eugênio III em 1147 leu alguns de seus escritos durante o sínodo de Trier em 1147. Naquela ocasião, ela foi autorizada a escrever e expor publicamente suas visões [5] .

Contribuições para a ciência 

"Sou um ser inculto e nada sei das coisas do mundo exterior, mas é dentro da minha alma que sou educado."

Hildegarda estudou por muito tempo tratando de teologia , música e medicina , e deixando alguns livros proféticos como o Sci vias ( Conhecer os caminhos ), o Liber Vitae Meritorum ( Livro dos méritos da vida ) [8] e o Liber Divinorum Operum ( Livro das obras divinas ), [9] entre cujas figuras está representado o cabalístico Adam Qadmon , bem como uma quantidade considerável de obras musicais, reunidas sob o título de Symphonia harmoniae celestiumRevelationum , divididas em duas partes: o Carmina(Canções) e o Ordo Virtutum (O anfitrião das virtudes, uma obra dramática musicada).


Também fez uma notável contribuição para as ciências naturais , escrevendo dois tratados enciclopédicos que reuniram todo o conhecimento médico e botânico de seu tempo e que se intitulam Physica ( História Natural ou Livro dos Medicamentos Simples ) e Causae et curae ( Livro da Medicina). causas e de Remédios ou Livro de Medicamentos Compostos ). As suas cartas a vários destinatários também eram muito famosas, tratando de vários assuntos, nas quais Hildegard respondia sobretudo a pedidos de aconselhamento de natureza espiritual.

De grande valor também são as 308 perguntas submetidas à abadessa de Bingen pelos monges de Villers , cujas respostas formam o tratado Solutiones triginta octo questionum , segundo a forma de quaestiones , típica do pensamento teológico desenvolvido nos estudos das cidades. As questões centram-se na ordem e na essência da Criação, na relação que liga Deus aos homens, nos conceitos de corpo, alma, homem e anjo [10] .

Os Viriditas: 

No latim clássico de Cícero , viriditas significava "vigor, frescor, vivacidade juvenil".Como derivado de viridis , indica a cor verde e, portanto, tudo o que está idealmente conectado a ela em termos de crescimento vital, força e vigor. Não estritamente como um neologismo, esta palavra foi usada por Hildegard von Bingen em um novo significado, para indicar uma forma desconhecida de energia espiritual espessada e ainda não expressa nos botões verdes , substanciada em sua cor, e que ela aprofundou extensivamente em seus escritos através os vários ramos do saber. 

A Língua Desconhecida 

As 23 cartas desconhecidas de Hildegarda

Hildegard foi a autora de uma das primeiras línguas artificiais de que temos notícias, a Lingua ignota (do latim “língua desconhecida”), que ela provavelmente utilizou para fins místicos. Ele usa um alfabeto de 23 letras, chamado de ignotae litterae . Hildegard descreveu parcialmente a língua em uma obra intitulada Lingua Ignota per hominem simplicem Hildegardem prolata , da qual apenas dois manuscritos sobrevivem , ambos datados do século XIII: o Wiesbaden Codex e um manuscrito de Berlim . O texto é um glossário de 1011 palavras em Desconhecido, com transliteraçãoprincipalmente em latim e alemão medieval , as palavras parecem ser "a priori" conî, principalmente substantivos com alguns adjetivos. Do ponto de vista gramatical, parece ser uma reexistência parcial da língua latina: na verdade, a "língua desconhecida" foi concebida através da adaptação de um novo vocabulário à gramática latina pré-existente.

Não se sabe se outros além de seu criador estavam familiarizados com ele. No século 19 , alguns acreditavam que Hildegarda havia inventado sua língua para propor uma língua universal que unisse todos os homens ( por isso Santa Hildegarda é reconhecida hoje como a padroeira dos esperantistas com São Pio X [ carece de fontes ] ). No entanto, hoje é geralmente aceito que a Língua Desconhecida foi concebida como uma linguagem secreta, semelhante à "música inédita" de Hildegarda, da qual ela teria se familiarizado com a inspiração divina. Esta linguagem, tendo sido concebida no século XII , pode ser considerada como uma das mais antigaslinguagens artificiais conhecidas hoje.

Desafio ao Imperador 

Uma freira "aristocrática", Hildegarda muitas vezes se definia como "uma pena abandonada ao vento da confiança de Deus". Além disso, fiel ao significado do seu nome, "protetora das batalhas", fez da sua religiosidade uma arma para uma batalha ao longo da vida: sacudir as mentes e as consciências do seu tempo.

Ele não tinha medo de deixar o mosteiro para conversar com bispos e abades, nobres e príncipes. Em correspondência com o monge cisterciense Bernardo de Claraval , ele desafiou o imperador Frederico Barbarossa , até então seu protetor, com palavras muito duras, quando opôs dois antipapas a Alexandre III . O imperador não se vingou da ofensa, mas abandonou a amizade que os unia até então.

Em 1169 , conseguiu um exorcismo em um certo Sigewize, que ele havia admitido em seu mosteiro, depois que outros religiosos não chegaram a nada: no rito que ela conduziu pessoalmente, porém, ela naturalmente queria a presença de sete sacerdotes (os únicos com o ministério para exorcizar).

Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Ildegarda_di_Bingen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal