ODC273 Sexta-feira

ODC273 Sexta-feira:
Complementares: Salmo 1; Deuteronômio 7:12-26; Colossenses 4:7-17
Semicontínuas: Salmo 139:1-6,13-18; Jeremias 16:14-17:4; Colossenses 4:7-17 

Complementares:

Salmo 1 Beatus vir qui non abiit 
FELIZ é quem não segue o conselho dos maus,*que não se detém no caminho das pessoas pecadoras e não se assenta na roda de quem zomba de Deu. 
2 Mas na lei do SENHOR se alegra, * e nela medita dia e noite
3 É qual árvore à margem de riachos, que a tempo dá frutos e cuja folhagem não murcha; * faz prosperar tudo quanto empreende.
4 Não é assim quem pratica a maldade, * pois é como a palha que o vento dispersa.
5 Por isso não subsiste no juízo; *  nem quem peca na congregação das pessoas justas. 
6 Porque o SENHOR conhece o caminho das pessoas justas; * mas o caminho das más perecerá.

Deuteronômio 7:12-26
12 "Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.
13 Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que aos seus antepassados jurou dar a vocês.
14 Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho.
15 O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos.
16 Vocês destruirão todos os povos que o Senhor, o seu Deus, entregar a vocês. Não olhem com piedade para eles, nem sirvam aos seus deuses, pois isso seria uma armadilha para vocês.
17 "Talvez vocês digam a si mesmos: 'Essas nações são mais fortes do que nós. Como poderemos expulsá-las?'
18 Não tenham medo delas! Lembrem-se bem do que o Senhor, o seu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito.
19 Vocês viram com os seus próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.
20 Além disso, o Senhor, o seu Deus, causará pânico entre eles até destruir o restante deles, os que se esconderem de vocês.
21 Não fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, que está com vocês, é Deus grande e temível.
22 O Senhor, o seu Deus, expulsará, aos poucos, essas nações de diante de vocês. Vocês não deverão eliminá-las de uma só vez, senão os animais selvagens se multiplicarão, ameaçando-os.
23 Mas o Senhor, o seu Deus, as entregará a vocês, lançando-as em grande confusão, até que sejam destruídas.
24 Ele entregará nas mãos de vocês os reis dessas nações, e vocês apagarão o nome deles de debaixo do céu. Ninguém conseguirá resistir a vocês até que os tenham destruído.
25 Vocês queimarão as imagens dos deuses dessas nações. Não cobicem a prata e o ouro de que são revestidas; isso seria uma armadilha para vocês. Para o Senhor, o seu Deus, isso é detestável.
26 Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, senão também vocês serão separados para a destruição. Considerem tudo isso proibido e detestem-no totalmente, pois está separado para a destruição.

Colossenses 4:7-17
7 Tíquico informará vocês de todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.
8 Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco, e para que ele lhes fortaleça o coração.
9 Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar tudo o que está acontecendo aqui.
10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e, se ele for visitá-los, recebam-no.
11 Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim.
12 Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
13 Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis.
14 Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações.
15 Saúdem os irmãos de Laodiceia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.
16 Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses e que vocês igualmente leiam a carta de Laodiceia.
17 Digam a Arquipo: "Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor".


Semicontínuas:

Salmo 139:1-6,13-18 Domine, probasti
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

Jeremias 16:14-17:4
14 "Contudo, vêm dias", declara o Senhor, "quando já não mais se dirá: 'Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito'.
15 Antes dirão: 'Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do norte e de todos os países para onde ele os havia expulsa­do'. Eu os conduzirei de volta para a sua terra, terra que dei aos seus antepassados.
16 "Mas agora mandarei chamar muitos pescadores", declara o Senhor, "e eles os pescarão. Depois disso mandarei chamar muitos caçadores, e eles os caçarão em cada monte e colina e nas fendas das rochas.
17 Os meus olhos veem todos os seus caminhos; eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniquidade está oculta aos meus olhos.
18 Eu lhes retribuirei em dobro pela sua impiedade e pelo seu pecado, porque contaminaram a minha terra com as carcaças de seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações".
19 Senhor, minha força
e minha fortaleza,
meu abrigo seguro
na hora da adversidade,
a ti virão as nações
desde os confins da terra e dirão:
"Nossos antepassados
possuíam deuses falsos,
ídolos inúteis,
que não lhes fizeram bem algum.
20 Pode o homem mortal
fazer os seus próprios deuses?
Sim, mas estes não seriam deuses!"
21 "Portanto eu lhes ensinarei;
desta vez eu lhes ensinarei
sobre o meu poder e sobre a minha força.
Então saberão
que o meu nome é Senhor.
Jeremias 17:1-4
1 "O pecado de Judá está escrito
com estilete de ferro,
gravado com ponta de diamante
nas tábuas dos seus corações
e nas pontas dos seus altares.
2 Os seus filhos se lembram
dos seus altares e dos postes sagrados,
ao lado das árvores verdejantes,
sobre os montes altos
3 e sobre as montanhas do campo.
As riquezas de vocês
e todos os seus tesouros,
eu os darei como despojo,
como preço por todos
os seus pecados nos altares idólatras,
em toda a sua terra.
4 Você mesmo perdeu a posse da herança
que eu tinha dado a você.
Eu o farei escravo de seus inimigos
numa terra que você não conhece,
pois acendeu-se a minha ira,
que arderá para sempre."

Colossenses 4:7-17
7 Tíquico informará vocês de todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.
8 Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco, e para que ele lhes fortaleça o coração.
9 Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar tudo o que está acontecendo aqui.
10 Aristarco, meu companheiro de prisão, envia saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e, se ele for visitá-los, recebam-no.
11 Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim.
12 Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
13 Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis.
14 Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações.
15 Saúdem os irmãos de Laodiceia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.
16 Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses e que vocês igualmente leiam a carta de Laodiceia.
17 Digam a Arquipo: "Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal