Odc225 Sexta

 Odc225 Sexta-feira: 
Complementares: Salmo 25:1-10; Gênesis 41:37-49; Atos 7:9-16 
Semicontínuas: Salmo 82; Amós 2:4-11; Atos 7:9-16 

Complementares:

Salmo 25:1-10 Ad te, Domine, levavi
A TI, Ó SENHOR, * elevo minha alma.
2 Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; * não me subjuguem meus adversários.
3 Sim, ninguém que em ti espera, viva em confusão; * que a confusão seja com quem, mesmo sem causa te nega.
4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; * ensina-me a andar por eles.
5 Guia-me na tua fidelidade e me instrui; * porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.
6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades; * porque elas são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados de minha juventude e das minhas transgressões; * mas, na tua misericórdia, recorda-te de mim; por amor de tua bondade, ó SENHOR! 
8 Bondoso e justo é o SENHOR; * pelo que ensinará o caminho a quem peca.
9 Guiará as pessoas humildes na retidão; * e  às pessoas pobres ensinará seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são benevolência e verdade; * para os que guardam sua aliança e seus preceitos.


Gênesis 41:37-49
37 O plano pareceu bom ao faraó e a todos os seus conselheiros.
38 Por isso o faraó lhes per­guntou: "Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?"
39 Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você.
40 Vo­cê terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você".
José, governador do Egipto
41 E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o co­mando de toda a terra do Egito".
42 Em seguida, o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.
43 Tam­bém o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritan­do: "Abram caminho!" Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito.
44 Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".
45 O fa­raó deu a José o nome de Zafenate-Paneia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda a terra do Egito.
46 José tinha trinta anos de idade quando começou a servir ao faraó, rei do Egito. Ele se ausentou da presença do faraó e foi percorrer todo o Egito.
47 Durante os sete anos de fartura a terra teve grande produção.
48 José recolheu todo o excedente dos sete anos de fartura no Egito e o armazenou nas cidades. Em cada cidade ele armazenava o trigo colhido nas lavouras das redondezas.
49 Assim José estocou muito trigo, como a areia do mar. Tal era a quantidade que ele parou de anotar, porque ia além de toda medida.


Atos 7:9-16
9 "Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele
10 e o libertou de todas as suas tribulações, dando a José favor e sabedoria diante do faraó, rei do Egito; este o tornou governador do Egito e de todo o seu palácio.
11 "Depois houve fome em todo o Egito e em Canaã, trazendo grande sofrimento, e os nossos antepassados não encontravam alimento.
12 Ouvindo que havia trigo no Egito, Jacó enviou nossos antepassados em sua primeira viagem.
13 Na segunda viagem deles, José fez-se reconhecer por seus irmãos, e o faraó pôde conhecer a família de José.
14 Depois disso, José mandou buscar seu pai, Jacó, e toda a sua família, que eram setenta e cinco pessoas.
15 Então Jacó desceu ao Egito, onde faleceram ele e os nossos antepassados.
16 Seus corpos foram levados de volta a Siquém e colocados no túmulo que Abraão havia comprado ali dos filhos de Hamor, por certa quantia.


Semicontínuas:

Salmo 82 Deus stetit
DEUS assiste na congregação divina; * e entre os príncipes exerce julgamento.
2 Até quando vocês vão julgar injustamente, * favorecendo pessoas  perversas?
3 Defendam as pessoas pobres e órfãs; * façam justiça a quem vive na aflição e desamparo.
4 Livrem quem está em desgraça ou indigência; * salvem estas pessoas da  mão de gente perversa.
5 Pessoas assim não conhecem nem entendem; * andam vagando às escuras.
6 Eu disse: Vocês são divindades; * e todos vcês são filhos e filhas do Altíssimo.
7 Todavia, como humanos vocês morrerão, * e como qualquer príncipe sucumbir.
8 Exalta-te, ó Deus, julga a terra, * pois a ti pertencem todas as nações.


Amós 2:4-11
4 Assim diz o Senhor:
"Por três transgressões de Judá,
e ainda mais por quatro,
não anularei o castigo.
Porque rejeitou a lei do Senhor
e não obedeceu aos seus decretos,
porque se deixou enganar
por deuses falsos,
deuses que os seus
antepassados seguiram,
5 porei fogo em Judá,
e as chamas consumirão
as fortalezas de Jerusalém".
Julgamento sobre Israel
6 Assim diz o Senhor:
"Por três transgressões de Israel,
e ainda mais por quatro,
não anularei o castigo.
Vendem por prata o justo,
e por um par de sandálias o pobre.
7 Pisam a cabeça dos necessitados
como pisam o pó da terra,
e negam justiça ao oprimido.
Pai e filho possuem a mesma mulher
e assim profanam o meu santo nome.
8 Inclinam-se diante de qualquer altar
com roupas tomadas como penhor.
No templo do seu deus
bebem vinho recebido como multa.
9 "Fui eu que destruí os amorreus
diante deles,
embora fossem altos como o cedro
e fortes como o carvalho.
Eu destruí os seus frutos em cima
e as suas raízes embaixo.
10 "Eu mesmo tirei vocês do Egito,
e os conduzi por quarenta anos
no deserto
para dar a vocês a terra dos amorreus.
11 Também escolhi alguns de seus filhos
para serem profetas
e alguns de seus jovens
para serem nazireus.
Não é verdade, povo de Israel?",
declara o Senhor.


Atos 7:9-16
9 "Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele
10 e o libertou de todas as suas tribulações, dando a José favor e sabedoria diante do faraó, rei do Egito; este o tornou governador do Egito e de todo o seu palácio.
11 "Depois houve fome em todo o Egito e em Canaã, trazendo grande sofrimento, e os nossos antepassados não encontravam alimento.
12 Ouvindo que havia trigo no Egito, Jacó enviou nossos antepassados em sua primeira viagem.
13 Na segunda viagem deles, José fez-se reconhecer por seus irmãos, e o faraó pôde conhecer a família de José.
14 Depois disso, José mandou buscar seu pai, Jacó, e toda a sua família, que eram setenta e cinco pessoas.
15 Então Jacó desceu ao Egito, onde faleceram ele e os nossos antepassados.
16 Seus corpos foram levados de volta a Siquém e colocados no túmulo que Abraão havia comprado ali dos filhos de Hamor, por certa quantia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal