DFP54 Domingo, Próprio 13 Ano C

 DFP54 Domingo, Próprio 13 (TC18), Ano C: 

Semicontínuas: Oseias 11:1-11; Salmo 107:1-9,43; Colossenses 3:1-11; Lucas 12:13-21 Complementares: Eclesiastes 1:2,12-14; 2:18-23; Salmo 49:1-12; Colossenses 3:1-11; Lucas 12:13-21

Próprio 13 - domingo de 31 de julho a 6 de agosto – Tempo Comum 18:
Permite, ó Senhor, que a tua contínua misericórdia purifique e defenda as nossas vidas para que todas as pessoas que te seguem, vivam amorosamente o teu Evangelho diariamente, contribuindo na construção do Reino; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.  


Semicontínuas: Oseias 11:1-11; Salmo 107:1-9,43; Colossenses 3:1-11; Lucas 12:13-21

Oseias 11:1-11
1 Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; 2 e no entanto, quanto mais eu chamava, mais eles se afastavam de mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos. 3 E não há dúvida, fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era eu quem cuidava deles. 4 Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles. 5 Voltarão para a terra do Egito, a Assíria será o seu rei, porque não quiseram converter-se. 6 A espada devastará suas cidades, exterminará seus filhos e demolirá suas fortalezas.
7 O meu povo é difícil de se converter: é chamado a olhar para o alto, mas ninguém levanta os olhos. 8 Como poderia eu abandoná-lo, Efraim? Como haveria de entregar você a outros, Israel? Será que eu poderia tratá-lo como a Adama? Eu poderia tratá-lo como a Seboim? O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim. 9 Não me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de você, e não um inimigo devastador. 10 Eles seguirão a Javé. E Javé rugirá como um leão. E quando ele rugir, seus filhos virão do Ocidente, 11 lá do Egito; eles virão voando como pássaros; como pombos, eles virão do país da Assíria. Então eu os farei morar nas suas próprias casas - oráculo de Javé.


Salmo 107:1-9,43 Confitemini Domino

RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * porque é eterna a sua misericórdia.
2 Digam as pessoas redimidas do SENHOR, * quem resgatou das mãos de quem as oprimia.
3 E as congregou de muitos povos, * do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.
4 Andavam sem rumo pelo deserto, por solitários caminhos, * sem encontrar o rumo de uma cidade para habitação.
5 Andavam com fome e sede * e seu ânimo desfalecia.
6 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, * e tiveram libertação das suas aflições.
7 Guiando-lhes pelo caminho direito, * para irem ter a uma cidade, em que habitassem.
8 Rendam, pois, graças ao SENHOR pela sua bondade, * e por suas maravilhas para com a humanidade.
9 Pois saciou a alma sedenta, * e a alma faminta encheu de bens.
43 Quem tiver sabedoria observará estas coisas, * e compreenderá as benignidades do SENHOR.

Colossenses 3:1-11
1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.
5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 6 Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 7 Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. 8 Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. 9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.

Lucas 12:13-21
13 Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: «Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.» 14 Jesus respondeu: «Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?» 15 Depois Jesus falou a todos: «Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.» 16 E contou-lhes uma parábola: «A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18 Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.»

 

Complementares: Eclesiastes 1:2,12-14; 2:18-23; Salmo 49:1-12; Colossenses 3:1-11; Lucas 12:13-21

Eclesiastes 1:2,12-14;2:18-23

2 Ó suprema fugacidade, diz Coélet, ó suprema fugacidade! Tudo é fugaz! 3 Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?
12 Eu, Coélet, fui rei de Israel em Jerusalém. 13 Eu resolvi pesquisar e investigar com sabedoria tudo o que acontece debaixo do céu. Essa é uma tarefa penosa que Deus entregou aos homens, para com ela ficarem ocupados. 14 Então examinei as coisas que se fazem debaixo do sol, e cheguei à conclusão de que tudo é fugaz, uma corrida atrás do vento:
Eclesiastes 2:18-23
18 Detesto todo o trabalho com que me afadigo debaixo do sol, porque devo deixar tudo para o homem que virá depois de mim. 19 E quem sabe se ele será sábio ou insensato? De qualquer modo, ele será dono de tudo o que eu fiz debaixo do sol com a minha fadiga e sabedoria. Também isso é fugaz. 20 Então fiquei com o coração desesperado por causa de todo o trabalho com que me afadiguei debaixo do sol. 21 De fato, há quem trabalhe com sabedoria, conhecimento e sucesso. E depois tem que deixar seus bens para outro que com nada se afadigou. Também isso é coisa fugaz e grande mal.22 Então, que proveito resta para o homem de todo o trabalho e esforço mental com que se afadigou debaixo do sol? 23 Sim, os seus dias todos são dolorosos, a sua tarefa é penosa, e até de noite ele não pode repousar. Também isso é fugaz!

Salmo 49:1-12    Audite haec, omnes (LOC)
OUÇAM isto, vocês, todos os povos; * escutem todos vocês, habitantes do mundo;
2 Tanto plebeus como nobres; * tanto pobres como ricos!
3 Minha boca profere palavras dc sabedoria; * - é de inteligência o que cogita o meu coração.
4 À parábola inclino meu ouvido; *  na harpa vou declarar meu secreto pensamento.
5 Por que temerei eu nos dias de tribulação, * quando as terríveis pessoas que me perseguem me cercarem?
6 Alguns há que confiam em suas forças, * e se vangloriam em suas riquezas.
7 Mas nenhuma delas pode redimir seu irmão ou irmã, * nem satisfazer a Deus o resgate por suas vidas.
8 (Pois custa muito a remissão das suas almas; * e ele não a efetuará jamais).
9 Para que um homem continuasse a viver ainda; * e não experimentasse o sepulcro.
10 Porquanto se vê morrerem as pessoas sábias, perecerem igualmente as insensatas e ignorantes, * e deixarem para outras os seus haveres.
11 Seu pensamento é que suas casas serão perpétuas e suas moradas por todas as gerações; * até deram às suas terras seus próprios nomes.
12 O ser humano, ainda que poderoso não permanece * mas há de perecer como toda carne.

Colossenses 3:1-11
1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.
5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 6 Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 7 Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. 8 Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. 9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.



Lucas 12:13-21 

13 Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: «Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.» 14 Jesus respondeu: «Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?» 15 Depois Jesus falou a todos: «Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.» 16 E contou-lhes uma parábola: «A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18 Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal