Odc223 Quarta

Odc223 Quarta-feira
Complementares: Salmo 119:73-80; Josué 23:1-16; Lucas 10:13-16 
Semicontínuas: Salmo 6; 2 Reis 6:1-7; Lucas 10: 13-16 

Complementares:

Salmo 119:73-80   X. Manus tuae fecerunt me
AS TUAS mãos me fizeram e me formaram; * dá-me entendimento, a fim de que aprenda os teus mandamentos.
74 Os que temem a ti encheram-se de alegria quando me viram, * porque coloquei minha esperança em tua palavra.
75 Bem sei, SENHOR, que teus preceitos são justiça, * e que me sobrevieram dificuldades para que se provasse a tua bondade.
76 Seja, pois, meu conforto a tua benignidade, * conforme as promessas feitas a quem te serve.
77 Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, * porque tua lei é todo o meu prazer.
78 De certo serão humilhadas as pessoas orgulhosas que, sem causa, atentam contra mim; * pois a tua palavra é objeto de minha meditação.
79 Mas quem te reverencia e conhece os teus testemunhos, * volta-se para mim.
80 Seja o meu coração íntegro nos teus estatutos, * para que não prove confusão.


Josué 23:1-16
1 Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada,
2 convocou todo o Israel, com as autoridades, os líderes, os juízes e os oficiais, e lhes disse: "Estou velho, com idade muito avançada.
3 Vocês mesmos viram tudo o que o ­Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês.
4 Lembrem-se de que eu reparti por herança para as tribos de vocês toda a terra das nações, tanto as que ainda res­tam como as que conquistei entre o Jordão e o mar Grande, a oeste.
5 O Senhor, o seu Deus, as expulsará da presença de vocês. Ele as em­purrará de diante de vocês, e vocês se apossarão da terra delas, como o Senhor prometeu.
6 "Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda.
7 Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se incli­nem perante eles.
8 Mas apeguem-se somente ao Senhor, o seu Deus, como fizeram até hoje.
9 "O Senhor expulsou de diante de vo­cês nações grandes e poderosas; até hoje nin­guém conseguiu resistir a vocês.
10 Um só de vocês faz fugir mil, pois o Senhor, o seu Deus, luta por vocês, conforme prometeu.
11 Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus.
12 "Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês e se casarem com eles e se associarem com eles,
13 estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.
14 "Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas pro­messas que o Senhor, o seu Deus, fez dei­xou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhu­ma delas falhou.
15 Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, o seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que deu a vocês.
16 Se violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, ordenou e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele deu a vocês".

Lucas 10:13-16

13 "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
14 Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.
15 E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá até o Hades!
16 "Aquele que dá ouvidos a vocês está me dando ouvidos; aquele que os rejeita está me rejeitando; mas aquele que me rejeita está rejeitando aquele que me enviou".


Semicontínuas:

Salmo 6 Domine, ne in furore
Ó SENHOR, não me repreendas na tua indignação, * nem na tua ira me castigues.
2 Tem compaixão de mim, SENHOR, no meu abatimento *  sara-me, ó SENHOR, que meus ossos estão abalados.
3 Minha alma está também sobremodo aflita; * mas tu, SENHOR, até quando?
4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; * salva-me, por amor de tua misericórdia.
5 Porque na morte não há lembrança de ti; * no sepulcro quem te louvará?
6 Cansei de gemer; * cada noite, banho de lágrimas o meu leito.
7 Meus olhos desfalecem de mágoa; * e envelhecem por causa dos meus opressores.
8 Afaste-se de mim quem pratica o mal; “ o SENHOR já ouviu a voz do meu lamento.
9 Atendeu o SENHOR à minha súplica; * e aceitará a minha oração.
10 Envergonhe-se quem me quer mal; * torne atrás e se arrependa. 

2 Reis 6:1-7

1 Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós.
2 Vamos ao rio Jordão onde cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reu­niões".
Eliseu disse: "Podem ir".
3 Então um deles perguntou: "Não gostarias de ir com os teus servos?"
"Sim", ele respondeu.
Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores.
4 E foi com eles.
5 Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado!"
6 O homem de Deus perguntou: "Onde caiu?" Quando o homem lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar,
7 e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou.

Lucas 10:13-16

13 "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
14 Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.
15 E você, Cafarnaum: será elevada até ao céu? Não; você descerá até o Hades!
16 "Aquele que dá ouvidos a vocês está me dando ouvidos; aquele que os rejeita está me rejeitando; mas aquele que me rejeita está rejeitando aquele que me enviou".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal