Odc221 Segunda

Odc221 Segunda-feira:
Complementares:
Salmo 119:73-80; Jeremias 6: 10-19; Atos 19: 21-27
Semicontínuas: Salmo 6; 2 Reis 5: 15-19a; Atos 19: 21-27 

Complementares:
Salmo 119:73-80   X. Manus tuae fecerunt me
AS TUAS mãos me fizeram e me formaram; * dá-me entendimento, a fim de que aprenda os teus mandamentos.
74 Os que temem a ti encheram-se de alegria quando me viram, * porque coloquei minha esperança em tua palavra.
75 Bem sei, SENHOR, que teus preceitos são justiça, * e que me sobrevieram dificuldades para que se provasse a tua bondade.
76 Seja, pois, meu conforto a tua benignidade, * conforme as promessas feitas a quem te serve.
77 Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, * porque tua lei é todo o meu prazer.
78 De certo serão humilhadas as pessoas orgulhosas que, sem causa, atentam contra mim; * pois a tua palavra é objeto de minha meditação.
79 Mas quem te reverencia e conhece os teus testemunhos, * volta-se para mim.
80 Seja o meu coração íntegro nos teus estatutos, * para que não prove confusão.


Jeremias 6:10-19
10 A quem posso eu falar ou advertir?
Quem me escutará?
Os ouvidos deles são obstinados,
e eles não podem ouvir.
A palavra do Senhor é para eles desprezível,
não encontram nela motivo de prazer.
11 Mas a ira do Senhor
dentro de mim transborda,
já não posso retê-la.
"Derrama-a sobre as crianças na rua
e sobre os jovens reunidos em grupos;
pois eles também serão pegos
com os maridos e as mulheres,
os velhos e os de idade bem avançada.
12 As casas deles
serão entregues a outros,
com os seus campos
e as suas mulheres,
quando eu estender a minha mão
contra os que vivem nesta terra",
declara o Senhor.
13 "Desde o menor até o maior,
todos são gananciosos;
profetas e sacerdotes igualmente,
todos praticam o engano.
14 Eles tratam da ferida do meu povo
como se não fosse grave.
'Paz, paz', dizem,
quando não há paz alguma.
15 Ficarão eles envergonhados
da sua conduta detestável?
Não, eles não sentem vergonha alguma,
nem mesmo sabem corar.
Portanto, cairão entre os que caem;
serão humilhados
quando eu os castigar",
declara o Senhor.
16 Assim diz o Senhor:
"Ponham-se nas encruzilhadas e olhem;
perguntem pelos caminhos antigos,
perguntem pelo bom caminho.
Sigam-no e acharão descanso.
Mas vocês disseram:
'Não seguiremos!'
17 Coloquei sentinelas entre vocês e disse:
Prestem atenção ao som da trombeta!
Mas vocês disseram:
'Não daremos atenção'.
18 Vejam, ó nações;
observe, ó assembleia,
o que acontecerá a eles.
19 Ouça, ó terra:
Trarei desgraça sobre este povo,
o fruto das suas maquinações,
porque não deram atenção
às minhas palavras
e rejeitaram a minha lei.


Atos 19:21-27 
21 Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: "Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma".
22 Então enviou à Macedônia dois dos seus auxiliares, Timóteo e Erasto, e permaneceu mais um pouco na província da Ásia.
Tumulto em Éfeso
23 Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.
24 Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices,
25 reuniu-os com os trabalhadores dessa profissão e disse: "Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade
26 e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.
27 Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina".


Semicontínuas:
Salmo 6Domine, ne in furore
Ó SENHOR, não me repreendas na tua indignação, * nem na tua ira me castigues. 
2 Tem compaixão de mim, SENHOR, no meu abatimento *  sara-me, ó SENHOR, que meus ossos estão abalados. 
3 Minha alma está também sobremodo aflita; * mas tu, SENHOR, até quando? 
4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; * salva-me, por amor de tua misericórdia. 
5 Porque na morte não há lembrança de ti; * no sepulcro quem te louvará? 
6 Cansei de gemer; * cada noite, banho de lágrimas o meu leito. 
7 Meus olhos desfalecem de mágoa; * e envelhecem por causa dos meus opressores. 
8 Afaste-se de mim quem pratica o mal; “ o SENHOR já ouviu a voz do meu lamento. 
9 Atendeu o SENHOR à minha súplica; * e aceitará a minha oração. 
10 Envergonhe-se quem me quer mal; * torne atrás e se arrependa. 


2 Reis 5:15-19a
15 Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Ago­ra sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo".
16 O profeta respondeu: "Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei". Embora Naamã insistisse, ele recusou.
17 E disse Naamã: "Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.
18 Mas que o Senhor me perdoe por uma única coisa: quando meu senhor vai adorar no templo de Rimom, ­eu também tenho que me ajoelhar ali, pois ele se apoia em meu braço. Que o Senhor perdoe o teu servo por isso".
19a Disse Eliseu: "Vá em paz".
 

Atos 19:21-27 
21 Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: "Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma".
22 Então enviou à Macedônia dois dos seus auxiliares, Timóteo e Erasto, e permaneceu mais um pouco na província da Ásia.
Tumulto em Éfeso
23 Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.
24 Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices,
25 reuniu-os com os trabalhadores dessa profissão e disse: "Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade
26 e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.
27 Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal