Odc216 Terça-feira

 Odc216 Terça-feira   
Complementares:
Salmos 140; Jeremias 3: 15-18; Efésios 5: 6-20
Semicontínuas: Salmo 75; 2 Reis 3: 4-20; Efésios 5: 6-20 

Complementares:
Salmo 140 Eripe me, Domine
LIVRA-ME, ó SENHOR, das pessoas más, * e defende-me de gente violenta.
2 Pois alimentam maus intentos em seu coração, * e promovem contendas todo o dia.
3 Aguçam a língua perversa, * conservam lábios venenosos.
4 Guarda-me, SENHOR das mãos do ímpio: * sempre dispostas a armar ciladas.
5 Os soberbos armaram-me laços, * puseram uma rede ao lado do caminho, prepararam armadilhas.
6 Eu disse ao SENHOR: Tu és o meu Deus; * ouve a voz das minhas súplicas.
7 SENHOR Deus, fortaleza de minha salvação, * protegeste minha fronte no dia da batalha.
8 As ambições das pessoas más não se realizam, * porque isso promoveria seu orgulho.
9 Os que me cercam não levantem sua cabeça, * cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 Brasas vivas e fogo, também o abismo, * eis o quinhão de quem pratica a injustiça.
11 Não subsistirá sobre a terra a pessoa  caluniadora; * ed o mal perseguirá a pessoa violenta sem trégua.
12 Sei que o SENHOR sustentará a causa das pessoas oprimidas, * e o direito das pessoas necessitadas.
13 Assim louvará quem vive a justiça o teu Nome, * e as pessoas  fiéis viverão em tua presença.

Jeremias 3:15-18
15 Então eu darei a vocês governan­tes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.
16 Quando vocês aumentarem e se multiplicarem na sua terra naqueles dias", declara o Senhor, "não dirão mais: 'A arca da aliança do Senhor'. Não pensarão mais nisso nem se lembrarão dela; não sentirão sua falta nem se fará outra arca.
17 Naquela época, chamarão Jerusalém 'O Trono do Senhor', e todas as nações se reuni­rão para honrar o nome do Senhor em Jerusa­lém. Não mais viverão segundo a obstinação de seus corações para fazer o mal.
18 Naqueles dias, a comunidade de Judá caminhará com a comuni­dade de Israel, e juntas voltarão do norte para a terra que dei como herança aos seus antepassa­dos.

Efésios 5:6-20 
6 Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
7 Portanto, não participem com eles dessas coisas.
8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
9 pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
10 e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
11 Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
12 Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.
13 Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.
14 Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Semicontínuas:

Salmo 75 Confitebimur tibi
GRAÇAS te rendemos, ó Deus, graças te rendemos, pois próximo está o teu Nome; * as pessoas anunciam as tuas maravilhas.
2 Quando chegar o tempo marcado* eu então julgarei com justiça.
3 Ainda que a terra e tudo que nela existe se desfaçam, * sou eu mesmo quem apruma as suas colunas.
4 A quem é insolente eu digo: Não sejas assim; * e às pessoas perversas: Não sejam prepotentes.
5 Não levantem, como orgulho, sua fronte, * nem falem com modo altivo.
6 Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, * nem do Sul vem auxilio.
7 Mas o juiz é Deus; * que umas pessoas abate e outras exalta.
8 Pois na mão do SENHOR há um cálice, cujo vinho ferve, está cheio de mistura; * dele o dá a beber e hão de sorvê-lo inteiramente todas as pessoas perversas da terra.
9 E eu, afirmo; *  para sempre cantarei louvores ao DEUS de Jacó.
10 A força de quem pratica a perversidade será abatida; * mas a força de quem pratica a justiça será exaltada.

2 Reis 3:4-20
4 Ora, Messa, rei de Moabe, tinha muitos rebanhos e pagava como tributo ao rei de Israel cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros.
5 Mas, depois que Acabe morreu, o rei de Moabe rebelou-se contra o rei de Israel.
6 Então, naquela ocasião, o rei Jorão partiu de Samaria e mobilizou todo o Israel.
7 Também enviou esta mensagem a Josafá, rei de Judá: "O rei de Moabe rebelou-se contra mim. Irás acompanhar-me na luta contra Moabe?"
Ele respondeu: "Sim, eu irei. Serei teu aliado, os meus soldados e os teus, os meus cavalos e os teus serão um só exército".
8 E perguntou: "Por qual caminho atacaremos?"
Respondeu Jorão: "Pelo deserto de Edom".
9 Então o rei de Israel partiu com os reis de Judá e de Edom. Depois de uma marcha de sete dias, já havia acabado a água para os homens e para os animais.
10 Exclamou, então, o rei de Israel: "E agora? Será que o Senhor ajuntou a nós, os três reis, para nos entregar nas mãos de Moabe?"
11 Mas Josafá perguntou: "Será que não há aqui profeta do Senhor, para que possamos consultar o Senhor por meio dele?"
Um conselheiro do rei de Israel respondeu: "Eliseu, filho de Safate, está aqui. Ele era auxiliar de Elias".
12 Josafá prosseguiu: "A palavra do Senhor está com ele". Então o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom foram falar com ele.
13 Eliseu disse ao rei de Israel: "Nada tenho que ver com você. Vá consultar os profetas de seu pai e de sua mãe".
Mas o rei de Israel insistiu: "Não, pois foi o Senhor que nos ajuntou, três reis, para entregar-nos nas mãos de Moabe".
14 Então Eliseu disse: "Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, que, se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção.
15 Mas agora tragam-me um harpista". Enquanto o harpista estava tocando, o poder do Senhor veio sobre Eliseu,
16 e ele disse: "Assim diz o Senhor: Cavem muitas cisternas neste vale.
17 Pois assim diz o Senhor: Vocês não verão vento nem chuva; contudo, este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão.
18 Mas para o Senhor isso ainda é pouco; ele também entregará Moabe nas suas mãos.
19 Vocês destruirão todas as suas cidades fortificadas e todas as suas cidades importantes. Derrubarão toda árvore frutífera, taparão todas as fontes e encherão de pedras todas as terras de cultivo".
20 No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã, a água veio descendo da direção de Edom e alagou a região.

Efésios 5:6-20 
6 Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
7 Portanto, não participem com eles dessas coisas.
8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
9 pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
10 e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
11 Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
12 Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso.
13 Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.
14 Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti".
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal