ODC214 Sábado

 ODC214 Sábado
Complementares: Salmo 16; Deuteronômio 32: 15-27, 39-43; Lucas 9: 21-27 
Semicontínuas: Salmo 77: 1-2, 11-20; 2 Reis 1: 13-18; 2: 3-5; Lucas 9: 21-27 

Complementares:
Salmo 16
Conserva me, Domine
GUARDA-ME, ó Deus! * Tu és o meu refúgio.
2 Diz ao SENHOR: Tu és Senhor meu; * tu és o meu soberano bem.
3 As pessoas santas que estão na terra, * são aquelas ilustres nas que me alegro.
4 Muitas são as penas de quem toma outro deus; * jamais oferecerei suas ofertas de sangue, nem meus lábios pronunciarão seus nomes.
5 O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; * tu és da minha sorte o sustentáculo.
6 Tocaram-me em partilha lugares amenos; * sim, esplêndida é a minha herança.
7 Bendigo ao SENHOR que aconselha; * até de noite meu coração me instrui.
8 Trago sempre o SENHOR diante de mim; * enquanto estiver à minha direita, nada jamais me abalará.
9 Alegre-se, pois, o meu coração; meu espírito exulta; * meu corpo também permanece em segurança.
I0 Pois não abandonarás minha alma às sombras da morte; * nem consentirás que a pessoa que tu amas experimente a corrupção.
11 Tu me farás conhecer o caminho da vida; * em tua presença há plenitude de alegria; ao teu lado há perpétuo contentamento.

Deuteronômio 32:15-27, 39-43
15 Mas Jesurum engordou, e deu coices; tu engordaste, tu te engrossaste, tu te cobriste de gordura; então ele abandonou o Deus que o criou, e desprezou a Rocha da sua salvação.
16 Eles provocaram ciúmes, com deuses estranhos, com abominações o provocaram à ira.
17 Eles sacrificaram a demônios, não a Deus; a deuses que não conheciam; a novos deuses que eram recém chegados, a quem seus pais não temiam.
18 Da Rocha que te gerou, te descuidaste, e te esqueceste do Deus que te formou.
19 E quando o SENHOR viu isso, abominou-os por causa da provocação de seus filhos e de suas filhas.
20 E ele disse: Esconderei deles a minha face; e verei qual será o seu fim, porque eles são uma geração muito insubordinada, filhos em quem não existe fé.
21 Eles me moveram para o ciúme do que não é Deus; eles me provocaram à ira com suas vaidades; e eu os moverei para o ciúme daqueles que não são um povo; eu os provocarei à ira com uma nação tola.
22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até as profundezas do inferno, e consumirá a terra com o seu incremento, e porá fogo nas fundações dos montes.
23 Amontoarei males sobre eles; minhas setas gastarei sobre eles.
24 Eles se consumirão com fome, e serão devorados com calor ardente, e com amarga destruição; também enviarei sobre eles os dentes de animais, com o veneno de serpentes do pó.
25 por fora a espada, e por dentro o terror, destruirão tanto ao jovem como a virgem, o bebê que mama e também o homem de cabelos grisalhos.
26 Eu disse: Eu os espalharei pelos cantos, e farei cessar a sua lembrança entre os homens,
27 se eu não temesse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se comportem de maneira estranha, e para que não digam: A nossa mão está alta, e o SENHOR não fez tudo isto.
39 Vede agora que eu, eu sou ele, e não há nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; tampouco existe alguém que possa escapar de minha mão.
40 Porque ergo minha mão para os céus, e digo: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão tomar o juízo; trarei vingança aos meus inimigos, e recompensarei os que me odeiam.
42 Farei minhas setas bêbadas de sangue, e minha espada devorará a carne; e isso com o sangue dos mortos e dos cativos, desde o princípio das vinganças sobre o inimigo.
43 Alegrai-vos, ó nações, com o seu povo; porque ele vingará o sangue dos seus servos, e trará vingança aos seus adversários, e será misericordioso com a sua terra, e para o seu povo.


Lucas 9: 21-27 (KJ)
21 E advertindo-os com rigor, ordenou-lhes que não contassem a nenhum homem estas coisas,
22 dizendo: O Filho do Homem tem que sofrer muitas coisas, e ser rejeitado pelos anciãos, e pelos principais sacerdotes e pelos escribas, e ser morto, e ser ressuscitado ao terceiro dia.
23 E dizia a todos eles: Se algum homem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e diariamente tome a sua cruz, e siga-me.
24 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, este salva-la-á.
25 Pois que vantagem tem ao homem em ganhar o mundo inteiro, se ele se perde ou se destrói a si mesmo?
26 Porquanto, qualquer que se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando ele vier em sua própria glória, e na de seu Pai e dos santos anjos.
27 Mas em verdade eu vos digo: Há alguns, dos que estão aqui, que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.

Semicontínuas: 

Salmo 77:1-2,11-20 (Voce mea ad Dominum)
CLAMEI ao SENHOR com a minha voz; * a Deus elevei o meu clamor e ele me respondeu.
2 No dia da tribulação busquei ao meu SENHOR; *permaneci de mãos postas durante a noite e não me cansava; minha alma recusava ser consolada.
11 Recordarei tuas obras; * comemorarei teus prodígios.
12 Meditarei em todas as tuas obras, * e falarei dos teus feitos.
13 Ó Deus, o teu caminho é santo! * Quão poderoso é o nosso Deus!
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; * tu fizeste notório o teu poder entre os povos.
15 Redimiste poderosamente o teu povo; * os descendentes de Jacó e de José.
16 Viram-te as águas, ó Deus, e se agitaram; * os abismos também estremeceram.
17 As nuvens desfizeram-se em água; * os céus trovejaram; teus relâmpagos correram duma para outra parte.
18 O trovão ribombava nas alturas: os relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra se abalou e tremeu.
19 O teu caminho é no mar e o teu caminhar nas grandes águas; * e os teus passos não são conhecidos.
20 Conduziste o teu povo qual rebanho, * pela mão de Moisés e Aarão.


2 Reis 1:13-18; 2:3-5
   (KJ)
13 E ele lhe enviou novamente um capitão dos terceiros cinquenta com os seus cinquenta. E o terceiro capitão dos cinquenta subiu, e chegou, e caiu de joelhos diante de Elias, e buscou-lhe e lhe disse: Ó homem de Deus, suplico-te, que a minha vida e a vida destes cinquenta servos teus seja preciosa na tua visão.
14 Eis que desceu ali fogo do céu e queimou os dois capitães anteriores de cinquenta, com os seus cinquenta; porquanto, que a minha vida seja, agora, preciosa aos teus olhos.
15 E o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com ele; não o temas. E ele se levantou, e desceu com ele até o rei.
16 E ele lhe disse: Assim diz o SENHOR: Porquanto tens enviado mensageiros para consultar Baal-Zebube, o deus de Ecrom: Porventura não há um Deus em Israel para que se consulte a sua palavra? Por tal, tu não descerás daquela cama na qual subiste, mas certamente morrerás.
17 Assim, ele morreu segundo a palavra do SENHOR, a qual Elias falou. E Jorão reinou no seu lugar, no segundo ano de Jeorão, o filho de Josafá, rei de Judá; porque ele não tinha nenhum filho.
18 Ora, o restante dos atos de Acazias, os quais ele fez, não estão escritos no livro das Crônicas dos reis de Israel? 
2:3-5:
3 E os filhos dos profetas que estavam em Betel vieram até Eliseu, e disseram a ele: Tu sabes que hoje o SENHOR há de tomar o teu mestre sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu sei disso; retei a vossa paz.
4 E Elias disse a ele: Eliseu, fica aqui, rogo-te; porque o SENHOR me enviou a Jericó. E ele disse: Como vive o SENHOR, e como vive a tua alma: Não te deixarei. Assim, eles vieram a Jericó.
5 E os filhos dos profetas que estavam em Jericó vieram até Eliseu, e disseram a ele: Tu sabes que hoje o SENHOR tirará o teu mestre, da tua cabeça? E ele respondeu: Sim, eu sei disso; retei a vossa paz. 


Lucas 9: 21-27 (KJ)
21 E advertindo-os com rigor, ordenou-lhes que não contassem a nenhum homem estas coisas,
22 dizendo: O Filho do Homem tem que sofrer muitas coisas, e ser rejeitado pelos anciãos, e pelos principais sacerdotes e pelos escribas, e ser morto, e ser ressuscitado ao terceiro dia.
23 E dizia a todos eles: Se algum homem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e diariamente tome a sua cruz, e siga-me.
24 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, este salva-la-á.
25 Pois que vantagem tem ao homem em ganhar o mundo inteiro, se ele se perde ou se destrói a si mesmo?
26 Porquanto, qualquer que se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando ele vier em sua própria glória, e na de seu Pai e dos santos anjos.
27 Mas em verdade eu vos digo: Há alguns, dos que estão aqui, que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal