ODC212 Quinta-feira

 ODC212 Quinta-feira

Complementares:Salmo 16; Levítico 9:22-10:11; 2 Coríntios 13:5-10 

Semicontínuas: Salmo 77:1-2,11-20; 1 Reis 22:29-40,51-53; 2 Coríntios 13:5-10 


Complementares:

Salmo 16 Conserva me, Domine (Salmos Litúrgicos  Livro 1  Terceiro Dia: Oração Matutina)

GUARDA-ME, ó Deus! * Tu és o meu refúgio.
2 Diz ao SENHOR: Tu és Senhor meu; * tu és o meu soberano bem.
3 As pessoas santas que estão na terra, * são aquelas ilustres nas que me alegro.
4 Muitas são as penas de quem toma outro deus; * jamais oferecerei suas ofertas de sangue, nem meus lábios pronunciarão seus nomes.
5 O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; * tu és da minha sorte o sustentáculo.
6 Tocaram-me em partilha lugares amenos; * sim, esplêndida é a minha herança.
7 Bendigo ao SENHOR que aconselha; * até de noite meu coração me instrui.
8 Trago sempre o SENHOR diante de mim; * enquanto estiver à minha direita, nada jamais me abalará.
9 Alegre-se, pois, o meu coração; meu espírito exulta; * meu corpo também permanece em segurança.
I0 Pois não abandonarás minha alma às sombras da morte; * nem consentirás que a pessoa que tu amas experimente a corrupção.
11 Tu me farás conhecer o caminho da vida; * em tua presença há plenitude de alegria; ao teu lado há perpétuo contentamento.

Levítico 9:22-10:11

22 Depois Arão ergueu as mãos em dire­ção ao povo e o abençoou. E, tendo oferecido o sacrifício pelo pecado, o holocausto e o sacrifí­cio de comunhão, desceu.
23 Assim Moisés e Arão entraram na Ten­da do Encontro. Quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todos eles.
24 Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra.
Levítico 10:1-11 (A morte de Nadabe e Abiú)
1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pe­garam cada um o seu incensário, nos quais acen­deram fogo, acrescentaram incenso e trou­xeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.
2 Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor.
3 Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o Senhor disse: santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei' ". Arão, porém, ficou em silêncio.
4 Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse: "Ve­nham cá; tirem os seus primos da frente do san­tuário e levem-nos para fora do acampamento".
5 Eles foram e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado.
6 Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: "Não andem descabela­dos nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês mor­rerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o Senhor destruiu pelo fogo.
7 Não saiam da entrada da Tenda do Encontro, senão vocês mor­rerão, porquanto o óleo da unção do Senhor está sobre vocês". E eles fizeram con­forme Moisés tinha ordenado.
8 Depois o Senhor disse a Arão:
9 "Vo­cê e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.
10 Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro,
11 e ensinar aos israelitas to­dos os decretos que o Senhor lhes deu por me­io de Moisés".


2 Coríntios 13:5-10 

5 Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a vocês mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!
6 E espero que saibam que nós não fomos reprovados.
7 Agora, oramos a Deus para que vocês não pratiquem mal algum. Não para que os outros vejam que temos sido aprovados, mas para que vocês façam o que é certo, embora pareça que tenhamos falhado.
8 Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.
9 Ficamos alegres sempre que estamos fracos e vocês estão fortes; nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados.
10 Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.


Semicontínuas:

Salmo 77:1-2,11-20 Voce mea ad Dominum  (Salmos Litúrgicos  Livro III Décimo Quinto Dia: Oração Matutina)
CLAMEI ao SENHOR com a minha voz; * a Deus elevei o meu clamor e ele me respondeu.
2 No dia da tribulação busquei ao meu SENHOR; *permaneci de mãos postas durante a noite e não me cansava; minha alma recusava ser consolada.
11 Recordarei tuas obras; * comemorarei teus prodígios.
12 Meditarei em todas as tuas obras, * e falarei dos teus feitos.
13 Ó Deus, o teu caminho é santo! * Quão poderoso é o nosso Deus!
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; * tu fizeste notório o teu poder entre os povos.
15 Redimiste poderosamente o teu povo; * os descendentes de Jacó e de José.
16 Viram-te as águas, ó Deus, e se agitaram; * os abismos também estremeceram.
17 As nuvens desfizeram-se em água; * os céus trovejaram; teus relâmpagos correram duma para outra parte.
18 O trovão ribombava nas alturas: os relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra se abalou e tremeu.
19 O teu caminho é no mar e o teu caminhar nas grandes águas; * e os teus passos não são conhecidos.
20 Conduziste o teu povo qual rebanho, * pela mão de Moisés e Aarão.


1 Reis 22:29-40,51-53

29 Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, foram atacar Ramote-Gileade.
30 E o rei de Israel disse a Josafá: "Entrarei disfarçado em combate, mas tu, usa as tuas vestes reais". O rei de Israel disfarçou-se, e ambos foram para o combate.
31 O rei da Síria havia ordenado aos seus trinta e dois chefes de carros de guerra: "Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel".
32 Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: "É o rei de Israel", e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá gritou,
33 e, quando os comandantes dos carros viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
34 De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: "Tire-me do combate. Fui ferido!"
35 A batalha foi violenta durante todo o dia e, assim, o rei teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro. O sangue de seu ferimento ficou escorrendo até o piso do carro de guerra, e, ao cair da tarde, ele morreu.
36 Quando o sol estava se pondo, propagou-se um grito por todo o exército: "Cada homem para a sua cidade; cada um para a sua terra!"
37 Assim o rei morreu e foi levado para Samaria, e ali o sepultaram.
38 Lavaram o seu carro de guerra num açude em Samaria onde as prostitutas se banhavam, e os cães lamberam o seu sangue, conforme a palavra do Senhor havia declarado.
39 Os demais acontecimentos do reinado de Acabe, e tudo o que fez, o palácio que construiu com revestimento de marfim, e as cidades que fortificou, tudo está escrito nos registros históricos dos reis de Israel.
40 Acabe descansou com os seus antepassados, e seu filho Acazias foi o seu sucessor.
51 Acazias, filho de Acabe, tornou-se rei de Israel em Samaria no décimo sétimo ano do reinado de Josafá, rei de Judá, e reinou dois anos sobre Israel.
52 Fez o que o Senhor reprova, pois andou nos caminhos de seu pai e de sua mãe e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que fez Israel pecar.
53 Prestou culto a Baal e o adorou, provocando assim a ira do Senhor, o Deus de Israel, como o seu pai tinha feito.


2 Coríntios 13:5-10 

5 Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a vocês mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!
6 E espero que saibam que nós não fomos reprovados.
7 Agora, oramos a Deus para que vocês não pratiquem mal algum. Não para que os outros vejam que temos sido aprovados, mas para que vocês façam o que é certo, embora pareça que tenhamos falhado.
8 Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.
9 Ficamos alegres sempre que estamos fracos e vocês estão fortes; nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados.
10 Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal