ODC209 Segunda

 ODC209 Segunda.
Complementares: Salmo 64; Jó 18: 1-21; 1 Coríntios 1:18-31;
Semicontínuas: Salmo 59; 2 Reis 9:1-13; 1 Coríntios 1:18-31.

Complementares: 
Salmo 64
Exaudi, Deus  (LOC, 848)
1 OUVE, ó DEUS, a minha súplica, *e guarda a minha vida do temor de quem é contra mim.
2 Esconde-me do conselho de quem faz maldade, * e do ajuntamento de gente injusta.
3 Quem afia, como espada, a sua língua, * e suas amargas palavras são como flechas,
4 Para atirar às escondidas contra quem é inocente; *para causar-lhe ferimentos sem temor e de surpresa.
5 Firmam-se em más intenções, *armando laços secretamente.
6 Planejam maldades; *o seu pensamento e o seu coração é um abismo.
7 Mas Deus repreenderá essas pessoas, *e elas ficarão feridas.
8 Assim serão levadas a tropeçar, *tendo contra si a própria língua.
9 E todas as pessoas hão de temer e confessar a obra de Deus, * reconhecendo os seus feitos.
10 A pessoa justa se alegrará no SENHOR e confiará nele, * e quem têm o coração reto se gloriará.


Jó 18: 1-21   (KJ)
1 Então respondeu Bildade, o suíta, e disse:
2 Quanto tempo passará antes que ponhais fim às palavras? Considerai, e depois falaremos.
3 Por que somos contados como animais, e reputados como vis à sua vista?
4 Ele se rasga em sua ira; será a terra abandonada por ti e será a rocha removida do seu lugar?
5 Sim, a luz dos perversos se apagará, e a faísca do seu fogo não brilhará.
6 A luz se escurecerá no seu tabernáculo, e a sua vela se apagará com ele.
7 Os passos da sua força se estreitarão, e o seu próprio conselho o derrubará.
8 Porque ele é lançado em uma rede pelos seus próprios pés, e ele anda sobre uma armadilha.
9 A armadilha o apanhará pelo calcanhar, e o ladrão prevalecerá contra ele.
10 O laço está colocado para ele no chão, e uma armadilha para ele no caminho.
11 Terrores o deixarão com medo por todo lado, e guiarão os seus pés.
12 Sua força será destruída pela fome, e a destruição estará pronta ao seu lado.
13 Ela devorará a força de sua pele; o primogênito da morte devorará sua força.
14 Sua confiança se desarraigará de seu tabernáculo, e isto o trará ao rei dos terrores.
15 Habitará em seu tabernáculo, porque não é dele; espalhar-se-á enxofre sobre a sua habitação.
16 Suas raízes se secarão por baixo, e por cima seus ramos serão cortados.
17 Sua lembrança perecerá da terra, e ele não terá nome nas ruas.
18 Ele será conduzido da luz para as trevas, e perseguido para fora do mundo.
19 Ele não terá filho nem sobrinho entre o seu povo, nem qualquer remanescente em suas moradias.
20 Os que vierem após ele ficarão atônitos no seu dia, assim como aqueles que foram antes ficaram atemorizados.
21 Certamente, tais são as moradias dos ímpios, e este é o lugar daquele que não conhece a Deus.


1 Coríntios 1:18-31  (KJ)
18 Porque a pregação da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Eu destruirei a sabedoria dos sábios e reduzirei a nada o entendimento do prudente.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste mundo? Não tem Deus feito insensata a sabedoria deste mundo?
21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, agradou a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus requerem um sinal, e os gregos buscam a sabedoria;
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é pedra de tropeço para os judeus, e para os gregos loucura;
24 mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus, e a sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Porque vedes o vosso chamado, irmãos, que não são muitos os homens sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados;
27 mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as coisas que são poderosas;
28 e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as coisas que são desprezíveis, sim, as coisas que nada são, para aniquilar a nada as coisas que são;
29 para que nenhuma carne se glorie em sua presença.
30 Mas vós sois dele em Cristo Jesus, o qual por parte de Deus nos foi feito sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.


Semicontínuas: 

Salmo 59  Eripe me de inimicis (LOC, 843)
LIVRA-ME de quem me quer mal, DEUS meu, * defende-me de quem se levanta contra mim.
2 Livra-me de gente perversa * e salva-me de pessoas sanguinárias.
3 Pois eis que armam ciladas contra minha vida, ajuntando-se contra mim; * e não por pecado ou transgressão minha, ó SENHOR.
4 Estou sem culpa, mas correm e se preparam; * apressa-te a ajudar-me.
5 O SENHOR das Celestes hostes punirá as nações; * e quem pratica a maldade receberá o castigo.
6 Voltam à tarde, * e, uivando, rodeiam a cidade.
7 Espadas estão nos seus lábios, * pois dizem: quem ouvirá?
8 Mas tu, SENHOR, dessa gente rirás; * zombarás de quem se vangloria.
9 Em ti, força minha, esperarei; * pois Deus é meu alto refúgio.
10 O DEUS, que vem em meu socorro, vai adiante de mim; * dar-me-á força para enfrentar quem é contra mim.
11 Não mates esta gente, * pelo contrário, meu povo lhes esquecerá.
12 Pelos seus pecados e vãs palavras, vivem a escravidão do orgulho; * também pelas maldições e mentiras que proferem.
13 Que a maldade seja consumida por sua indignação, * e saibam que DEUS reina até os confins da terra.
14 Que tornem a vir à tarde, * e, uivando, cerquem a cidade.
15 Andarão vagueando em busca de alimento, * e assim passarão a noite toda.
16 Mas eu cantarei o teu poder; celebrarei desde o amanhecer a tua bondade; * pois tens sido para mim alto refúgio no dia de minha angústia.
17 A ti, fortaleza minha, cantarei louvores; * porque DEUS é o meu amparo e o DEUS que me favorece.


2 Reis 9:1-13       (KJ)
1 E Eliseu, o profeta, chamou um dos filhos dos profetas, e disse-lhe: Cinge os teus lombos, e toma esta caixa de azeite na tua mão, e vai até Ramote-Gileade;
2 e quando tu fores para lá, procura Jeú, o filho de Josafá, o filho de Ninsi, e entra, e faz com que ele se levante dentre os seus irmãos, e leva-o para uma câmara interior;
3 então, toma a caixa de azeite, e a derrama sobre a sua cabeça, e diz: Assim diz o SENHOR: Tenho te ungido rei sobre Israel. Então, abre a porta, e foge, e não te detenhas.
4 Assim, o jovem profeta foi até Ramote-Gileade.
5 E, quando ele chegou, eis que os capitães do exército estavam assentados; e ele disse: Eu tenho um recado para ti, ó capitão. E Jeú disse: Para qual dentre todos nós? E ele disse: Para ti, ó capitão.
6 E ele se levantou, e entrou na casa; e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e lhe disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Tenho te ungido rei sobre o povo do SENHOR, a saber, sobre Israel.
7 E tu ferirás a casa de Acabe, o teu mestre, para que eu possa vingar o sangue dos meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel.
8 Porque toda a casa de Acabe perecerá; e eu cortarei de Acabe aquele que mija contra a parede, e aquele que está escravo e livre em Israel;
9 e eu farei a casa de Acabe como a casa de Jeroboão, o filho de Nebate, e como a casa de Baasa, o filho de Aías;
10 e os cães comerão Jezabel na porção de Jezreel, e não haverá ali nenhum para enterrá-la. E ele abriu a porta, e fugiu.
11 Então, Jeú saiu até aos servos do seu senhor; e um lhe disse: Está tudo bem? Por que este louco veio até ti? E ele disse-lhes: Vós conheceis o homem e a sua comunicação.
12 E eles disseram: Isto é falso; conta-nos agora. E disse-lhe: Assim e assim falou ele a mim, dizendo: Assim diz o SENHOR: Tenho te ungido rei sobre Israel.
13 Então eles apressaram-se, e tomando cada um a sua vestimenta puseram debaixo dele, no alto das escadarias, e sopraram as trombetas, dizendo: Jeú é rei. 


1 Coríntios 1:18-31  (KJ)
18 Porque a pregação da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Eu destruirei a sabedoria dos sábios e reduzirei a nada o entendimento do prudente.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste mundo? Não tem Deus feito insensata a sabedoria deste mundo?
21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, agradou a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus requerem um sinal, e os gregos buscam a sabedoria;
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é pedra de tropeço para os judeus, e para os gregos loucura;
24 mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus, e a sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Porque vedes o vosso chamado, irmãos, que não são muitos os homens sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados;
27 mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as coisas que são poderosas;
28 e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as coisas que são desprezíveis, sim, as coisas que nada são, para aniquilar a nada as coisas que são;
29 para que nenhuma carne se glorie em sua presença.
30 Mas vós sois dele em Cristo Jesus, o qual por parte de Deus nos foi feito sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal