DFP43 - Corpus Christi (AÇÃO DE GRAÇAS PELOS SACRAMENTOS DO CORPO E SANGUE DO NSJC)

 DFP43 -  Corpus Christi, ANOS A B C  (LOC,448) : 

Êxodo 16:9-15; Salmo 116:12-19; I Coríntios 10:16-17 ou I Coríntios 11:23-26; João 6:[51-52]53-58   (LOC, 993)

COLETA DE CORPUS CHRISTI (Quinta-feira após o Domingo da Trindade): Ó Deus, que em maravilhoso sacramento deixaste-nos um memorial de tua paixão; concede-nos que reverenciemos os santos mistérios do teu Corpo e Sangue; que possamos cada vez mais reconhecer em nós o fruto da tua redenção; tu que vives e reinas com o Pai, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

*Prefácio da Trindade: Porque, com teu Unigênito Filho e o Espírito Santo, Três Pessoas, um só Deus, és Senhor eterno e soberano, digno de adoração e de honra pelos séculos dos séculos.

Êxodo 16:9-15

9 Moisés disse a Aarão: «Diga a toda a comunidade de Israel: ‘Aproximem-se de Javé, pois ele ouviu as murmurações que vocês fizeram’ «.
10 Enquanto Aarão falava para toda a comunidade de Israel, olharam para o deserto e viram que a glória de Javé aparecia numa nuvem.
11 Javé falou a Moisés:
12 «Eu escutei as murmurações dos filhos de Israel. Diga-lhes que comerão carne à tarde e, pela manhã, se fartarão de pão. Assim ficarão sabendo que eu sou Javé seu Deus».
13 À tarde, um bando de codornizes cobriu todo o acampamento e, pela manhã, havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
14 Quando a camada de orvalho se evaporou, na superfície do deserto apareceram pequenos flocos, como cristais de gelo.
15 Ao verem, os filhos de Israel perguntaram: «Que é isso?» Porque não sabiam o que era.

Salmo 116:12-19   Dilexi, quoniam (Salmos Litúrgicos, Livro V - 24º Dia: Oração Matutina, LOC,930)

12 Como retribuirei eu ao SENHOR * por todos os benefícios para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, * e invocarei o Nome do SENHOR.
14 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR * a morte de quem vive em santidade.
16 Ó SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo, filho da tua serva; * despedaçaste as minhas algemas.
17 Te oferecerei sacrificios de ação de graças, * e invocarei o Nome do SENHOR.
18 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
19 Nos átrios da casa do SENHOR, * no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

I Coríntios 10:16-17 

16 O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo?
17 E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão. 

ou 

I Coríntios 11:23-26

23 De fato, eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti para vocês. Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão
24 e, depois de dar graças, o partiu e disse: «Isto é o meu corpo que é para vocês; façam isto em memória de mim.»
25 Do mesmo modo, após a Ceia, tomou também o cálice, dizendo: «Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isso em memória de mim.»
26 Portanto, todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

João 6:[51-52]53-58

51 E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.»
52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?» ]

53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele.
57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal