dfp40 - 7º DOMINGO DA PÁSCOA

 DFP040 - Sétimo Domingo da Páscoa, ANOS A, B e C.

7º Domingo do Páscoa (Domingo depois da Ascensão) 

COLETA: Rei da glória, que exaltaste o teu único Filho Jesus Cristo com grande triunfo ao teu celeste reino; suplicamos- te que não nos deixes desconsolados, mas nos envies o teu Santo Espírito para nos confortar e conduzir ao alto e santo lugar, onde nosso Senhor Jesus Cristo já nos precedeu, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

* Prefacio da Ascensão (Da Festa da Ascensão até à véspera de Pentecostes):

Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que, depois de sua gloriosa ressurreição, claramente apareceu a todas as pessoas que o seguiam, e, à vista deles, foi elevado aos céus, para que, onde Ele estiver, estejamos nós também e com Ele reinemos.


=========================================================

ANO A: DFP040 -  Sétimo Domingo de Páscoa: Atos 1:6-14; Salmo 68:1-10,32-35; I Pedro 4:12-14;5:6-11; João 17:1-11

Atos 1:6-14
6 Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino para Israel?» 7 Jesus respondeu: «Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. 8 Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra.» 9 Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. 10 Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco 11 apareceram a eles e disseram: «Homens da Galiléia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu.» 12 Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. 13 Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Aí estavam Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14 Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.


Salmo 68:1-10,32-35 Exsurgat Deus (Salmos Litúrgicos  Livro II  13º Dia: Oração Matutina

LEVANTE-SE Deus e se disperse quem é contra ti * afaste-se de sua presença  quem te aborrece.

2 Como ao fogo se derrete a cera, * assim perecerão as pessoas injustas na presença de Deus.

3 Mas alegrem-se as justas e folguem na presença de Deus; * sim, exultem de alegria.

4 Cantem a DEUS, cantem louvores a seu Nome; louvem o que domina sobre os céus; * exultem diante dele.

5 O pai das pessoas órfãns e o juiz das viúvas * é DEUS em sua morada santa.

6 Deus faz com que a pessoa solitária more em família; liberta quem está no  cativeiro; * só quem permanece na  rebeldia habita em terra árida.

7 Ó Deus, ao partires à frente do teu povo, * ao marchares pelo deserto,

8 Tremeu a terra e os céus derramaram chuvas, à tua presença; * até o Sinai se abalou à presença de Deus.

9 Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância; * confortaste o teu povo quando estava cansado.

10 Ali habitou o teu povo; * da tua bondade, ó Deus, fizeste provisão para as pessoas aflitas.

32 Reinos da terra, cantem a DEUS; * cantem louvores ao SENHOR. 

33 Aquele que se assenta sobre o mais alto dos céus desde a antigüidade; * eis que faz ouvir a sua voz, uma voz poderosa.

34 Atribuí a Deus fortaleza; * a sua grandeza é sobre o seu povo e a sua força está nos céus.

35 Tremendo és tu, ó DEUS, em teus santuários, tu, poderoso Deus de Israel! * Ele dá força e poder a seu povo. Bendito seja Deus!


I Pedro 4:12-14;5:6-11

12 Amados, não fiquem alarmados com o incêndio que se espalha entre vocês para prová-los, como se estivesse acontecendo algo estranho no meio de vocês. 13 Ao contrário, alegrem-se por estarem participando dos sofrimentos de Cristo, para que vocês também se alegrem e exultem ao se revelar a glória dele. 14 Felizes de vocês, quando forem insultados por causa do nome de Cristo; isso significa que o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.
I Pedro 5:6-11:
6 Abaixem-se diante da poderosa mão de Deus, a fim de que no momento certo ele os levante. 7 Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é ele quem cuida de vocês. 8 Sejam sóbrios e fiquem de prontidão! Pois o diabo, que é o inimigo de vocês, os rodeia como um leão que ruge, procurando a quem devorar. 9 Resistam ao diabo, permanecendo firmes na fé, pois vocês sabem que essa mesma espécie de sofrimento atinge os seus irmãos que estão espalhados pelo mundo. 10 Depois de sofrerem um pouco, o Deus de toda graça, aquele que os chamou em Cristo para a sua glória eterna, ele os restabelecerá, firmará e fortalecerá, e fará com que vocês sejam inabaláveis. 11 A Deus pertence todo o poder para sempre. Amém!


João 17:1-11

1 Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.

4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.»

6 «Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 E tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu, e assim sou glorificado neles. 11 Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.
Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um. 



========================================================

ANOB:DFP040 - 7º Domingo de Páscoa: Atos 1:15-17, 21-26; Salmo 1; IJoão 5:9-13; João 17:6-19

Atos 1:15-17,21-26

15 Nesses dias, aí estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas. Pedro levantou-se no meio dos irmãos e falou: 16 «Irmãos, era preciso que se cumprisse aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, tinha anunciado na Escritura a respeito de Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 

17 Judas era um do nosso grupo e participava do nosso serviço. 

21 Há outros homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor vivia no meio de nós, 22 desde o batismo de João até o dia em que foi levado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para testemunhar a ressurreição.» 23 Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Bársabas e apelidado o Justo, e também Matias. 24 Em seguida fizeram esta oração: «Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tu escolheste 25 para ocupar, no serviço do apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino.» 26 Então tiraram a sorte entre os dois. E a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos onze apóstolos.


Salmo 1 Beatus vir qui non abiit (Salmos Litúrgicos - Livro 1 - 1º Dia: Oração Matutina)

FELIZ é quem não segue o conselho dos maus,*que não se detém no caminho das pessoas pecadoras e não se assenta na roda de quem zomba de Deu. 

2 Mas na lei do SENHOR se alegra, * e nela medita dia e noite

3 É qual árvore à margem de riachos, que a tempo dá frutos e cuja folhagem não murcha; * faz prosperar tudo quanto empreende.

4 Não é assim quem pratica a maldade, * pois é como a palha que o vento dispersa.

5 Por isso não subsiste no juízo; *  nem quem peca na congregação das pessoas justas. 

6 Porque o SENHOR conhece o caminho das pessoas justas; * mas o caminho das más perecerá.


IJoão 5:9-13

9 Se aceitamos o testemunho dos homens, com maior razão aceitamos o testemunho de Deus. E o testemunho de que falamos é de Deus: ele deixou um testemunho do seu Filho. 10 Quem acredita no Filho de Deus, tem esse testemunho dentro de si mesmo. Quem não acredita em Deus, faz dele um mentiroso, porque não acredita no testemunho que ele deu em favor do seu Filho. 11 E o testemunho é este: Deus nos deu a Vida eterna, e esta Vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida.13 Escrevo tudo isso para que vocês, que acreditam no nome do Filho de Deus, estejam certos de que têm Vida eterna. 


João 17:6-19

6 «Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.



=======================================================

ANO C: DFP040 -  7º Domingo de Páscoa:
Atos 16:16-34; Salmo 97; Apocalipse 22:12-14,16-17,20-21; João 17:20-26

Atos 16:16-34

16 Estávamos indo para a oração, quando veio ao nosso encontro uma jovem escrava, que estava possuída por um espírito de adivinhação; fazia oráculos e obtinha muito lucro para seus patrões. 17 Ela começou a seguir Paulo e a nós, gritando: «Esses homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam o caminho da salvação para vocês.» 18 Isso aconteceu durante muitos dias. Por fim, não suportando mais a situação, Paulo voltou-se e disse ao espírito: «Eu lhe ordeno em nome de Jesus Cristo: saia dessa mulher!» E o espírito saiu no mesmo instante.

19 Os patrões da jovem, vendo que tinham perdido a esperança de lucros, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram à praça principal, diante dos chefes da cidade. 20 Apresentaram os dois aos magistrados, e disseram: «Estes homens estão provocando desordem em nossa cidade; são judeus 21 e pregam costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem seguir.» 22 A multidão se amotinou contra Paulo e Silas, e os magistrados rasgaram as vestes deles e mandaram açoitá-los com varas. 23 Depois de os açoitar bastante, os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24 Ao receber essa ordem, o carcereiro os levou para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25 À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27 O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28 Mas Paulo gritou: «Não faça isso! Nós estamos todos aqui.» 29 Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30 Conduzindo-os para fora, perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?» 31 Paulo e Silas responderam: «Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa.» 32 Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. 33 Na mesma hora da noite, o carcereiro os levou consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado junto com todos os seus. 34 Depois, fez Paulo e Silas subir até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter crido em Deus.



Salmo 97 Dominus regnavit (Salmos Litúrgicos  Livro IV   Décimo Nono Dia: Oração Matulina)

O SENHOR reina, exulte a terra; * alegrem-se as numerosas ilhas.

2 Nuvens e escuridão o rodeiam; * justiça e direito são a base de seu trono. 

3 Um fogo vai adiante dele, * e queima ao redor de quem é contra ele. 

4 Seus relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra viu e tremeu.

5 Os montes derreteram-se, qual cera, na presença do SENHOR; * na presença do SENHOR de toda a terra. 

6 Os céus manifestam a sua justiça; * e todos os povos vêem a sua glória.

7 Envergonhe-se quem adora imagens, quem se gloria em ídolos; * diante dele todas as divindades se prostrarão.

8 Sião ouve e alegra-se, e as filhas de Judá se alegraram, * por causa da tua justiça, ó SENHOR.

9 Pois, tu, SENHOR, és altíssimo sobre toda a terra; * estás muito acima de todas as divindades.

10 Vocês, que amam o SENHOR, destestem o mal; * ele guarda as almas das pessoas santas e as livra de mãos dos perversas.

11 Derrama-se a luz para a pessoa justa; * e a alegria para quem tem íntegro coração. 

12 Alegrem-se no SENHOR, ó pessoas justas; * e rendam graças a seu santo Nome.


Apocalipse 22:12-14,16-17,20-21

12 Eis que venho em breve, e comigo trago o salário para retribuir a cada um conforme o seu trabalho. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o último, o Princípio e o Fim. 14 Felizes aqueles que lavam suas roupas para terem poder sobre a árvore da Vida, e para entrarem na Cidade pelas portas. 

16 Eu, Jesus, enviei o meu Anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o Rebento da família de Davi, a brilhante estrela da manhã.

17 O Espírito e a Esposa dizem: «Vem!» Aquele que escuta isso, também diga: «Vem!» Quem estiver com sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida.

20 Aquele que atesta essas coisas diz: «Sim! Venho muito em breve.» Amém! Vem, Senhor Jesus!

21 A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém!


João 17:20-26

20 «Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, 21 para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. 22 Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim.

24 Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo.

25 Pai justo, o mundo não te reconheceu, mas eu te reconheci. Estes também reconheceram que tu me enviaste. 26 E eu tornei o teu nome conhecido para eles. E continuarei a torná-lo conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal