DFP038 - Sexto Domingo da Páscoa

 DFP038 - Sexto Domingo da Páscoa, ANOS A, B e C.


6º Domingo da Páscoa: Raiz de toda boa dádiva, que tens preparado para aqueles que te amam coisas tão excelentes que sobrepujam o entendimento humano; infunde em nossos corações tanto amor para contigo, que nós, amando-te em tudo e acima de tudo, alcancemos as tuas promessas, que excedem quanto podemos desejar, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.

=========================================================

ANO A: DFP038 Sexto Domingo de Páscoa: Atos 17:22-31; Salmo 66:8-20; I Pedro 3:13-22; João 14:15-21


Atos 17:22-31 

22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: «Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. 23 De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente aquele que eu lhes anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26 De um só homem, ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27 Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: ‘Somos da raça do próprio Deus’. 29 Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31 pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou e creditou diante de todos, ressuscitando-o dos mortos.»


Salmos Litúrgicos Livro II  Duodécimo Dia: Oração Vespertina

Salmo 66:8-20  Jubilate Deo

8 Bendigam, ó povos, a nosso Deus; * façam ouvir voz de vocês em seu  louvor.

9 Ele preserva com vida nossa alma; * e não permite que nosso pé vacile.

10 Tu, ó Deus, nos tens posto à prova; * purificaste-nos como se prova a prata no fogo.

11 Meteste-nos em cadeias; * pesada carga puseste sobre nossos ombros.

12 Sofremos opressão, passando pela água e pelo fogo; * mas nos trouxeste para um lugar de refrigério.

13 Com sacrifícios entro em tua casa; * te pagarei meus votos;

14 Os quais proferiram meus lábios; * e no sofrimento falou a minha boca.

15 Te oferecerei holocaustos; * com incenso e sacrifícios.

16 Venham e ouçam todas as pessoas que temem a Deus, * e contarei o que ele tem feito à minha alma.

17 A ele clamei com minha voz; * e por minha língua foi exaltado.

18 Se em meu coração houver maldade, * o SENHOR jamais me ouvirá.

19 Mas, na verdade, Deus me ouviu; * atendeu à voz de minha súplica.

20 Bendido seja Deus, * que não rejeitou minha oração e nem apartou de mim a sua graça!


I Pedro 3:13-22

13 E quem lhes fará mal, se vocês se empenham em fazer o bem? 14 Se sofrem por causa da justiça, felizes de vocês! Não tenham medo deles, nem fiquem assustados. 15 Ao contrário, reconheçam de coração o Cristo como Senhor, estando sempre prontos a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pede a vocês, 16 mas com bons modos, com respeito e mantendo a consciência limpa. Assim, quando vocês forem difamados em alguma coisa, aqueles que criticam o bom comportamento que vocês têm em Cristo ficarão confundidos. 17 Pois, se é da vontade de Deus que vocês sofram, é melhor que seja por praticarem o bem, e não o mal.

18 De fato, o próprio Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus. Ele sofreu a morte em seu corpo, mas recebeu vida pelo Espírito. 19 Foi então que ele proclamou a vitória, inclusive para os espíritos aprisionados; 20 falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus demorava para castigar o mundo. Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas por meio da água. 21 Aquela água representava o batismo que agora salva vocês; não se trata de limpeza da sujeira corporal, mas do compromisso solene de uma boa consciência diante de Deus, mediante a ressurreição de Jesus Cristo. 22 Ele subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, após ter submetido os anjos, as dominações e os poderes.


João 14:15-21

15 «Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 16 Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. 17 Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês.

18 Eu não deixarei vocês órfãos, mas voltarei para vocês. 19 Mais um pouco, e o mundo não me verá, mas vocês me verão, porque eu vivo, e também vocês viverão. 20 Nesse dia, vocês conhecerão que eu estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. 21 Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele.»


========================================================

ANO B: DFP038 Sexto Domingo de Páscoa: Atos 10:44-48; Salmo 98; I João 5:1-6; João 15:9-17


Atos 10:44-48

44 Pedro ainda estava falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a Palavra. 45 Os fiéis de origem judaica, que tinham ido com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo também fosse derramado sobre os pagãos. 46 De fato, eles os ouviam falar em línguas estranhas e louvar a grandeza de Deus. Então Pedro falou: 47 «Será que podemos negar a água do batismo a estas pessoas que receberam o Espírito Santo, da mesma forma que nós recebemos?» 48 Então Pedro mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram que Pedro ficasse alguns dias com eles.


Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Nono Dia: Oração Vespertina

Salmo 98 Cantate Domino

CANTEM ao SENHOR um cântico novo, pois ele fez maravilhas; * sua mão e seu braço santo alcançaram a vitória.

2 O SENHOR manifestou sua salvação, * revelou justiça entre as nações.

3 Lembrou-se de sua bondade e fidelidade para com a casa de Israel; * viram os confins da terra a divina salvação.

4 Exaltem ao SENHOR, habitantes da terra, * exclamem, alegrem-se e cantem louvores.

5 Cantem louvores ao SENHOR com a harpa, * com a harpa e com voz de canto.

6 Com flauta e som de trombetas, * exultem na presença do SENHOR, o Rei.

7 Ruja o mar e sua plenitude, * o mundo e quem nele habita.

8 Batam palmas os rios; * unânimes aplaudam os montes ao SENHOR.

9 Ante a face do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; * com justiça julgará o mundo, e os povos com imparcialidade. 


I João 5:1-6

1 Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus; e quem ama aquele que gerou, ama também aquele que por este foi gerado. 2 Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos. 3 Porque amar a Deus significa observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4 porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 5 De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?

6 Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.) E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.

 

João 15:9-17

9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.»


=======================================================

ANO C: DFP038 Sexto Domingo de Páscoa: Atos 16:9-15; Salmo 67; Apocalipse 21:10,22-22:5 João 14:23-29 ou João 5:1-9


Atos 16:9-15

9 Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente estava de pé um macedônio que lhe suplicava: «Venha à Macedônia e ajude-nos!» 10 Depois dessa visão, procuramos imediatamente partir para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para anunciar aí a Boa Notícia.

11 Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12 de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. 13 No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentamo-nos e começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14 Uma delas se chamava Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abrira o seu coração para que aderisse às palavras de Paulo. 15 Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela nos convidou: «Se vocês me consideram fiel ao Senhor, permaneçam em minha casa.» E nos forçou a aceitar.


Salmos Litúrgicos  Livro II  Duodécimo Dia: Oração Vespertina

Salmo 67   Deus misereatur

DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; * e sua face resplandeça sobre nós.

2 Para que se conheça na terra o teu caminho, * e entre todos os povos a tua salvação.

3 Louvem-te as nações, ó Deus; * rendam-te graças todos os povos.

4 Alegrem-se e cantem as nações, * pois julgas com retidão e guias os povos sobre a terra.

5 Louvem-te as nações, ó Deus, * rendam-te graças todos os povos.

6 A terra produz as suas riquezas; * e Deus, o nosso Deus, nos abençoa.

7 O SENHOR Deus nos abençoa, * e todos os confins da terra o temerão.


Apocalipse 21:10,22-22:5 

10 E me levou em espírito até um grande e alto monte. E mostrou para mim a Cidade Santa, Jerusalém que descia do céu, de junto de Deus,

22* Não vi na Cidade nenhum Templo, pois o seu Templo é o Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. 23 A Cidade não precisa do sol nem da lua para ficar iluminada, pois a glória de Deus a ilumina e sua lâmpada é o Cordeiro. 24* As nações caminharão à sua luz, e os reis da terra trarão a sua glória para ela.

25  Suas portas nunca se fecharão de dia, - pois aí jamais haverá noite -

26  e a ela trarão a glória e o tesouro das nações.

27  Nela jamais entrará qualquer imundície, nem os que praticam abominação e mentira. Vão entrar somente aqueles que têm o nome escrito no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 22:1-5

1* O Anjo mostrou para mim um rio de água viva; era brilhante como cristal; o rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão fruto doze vezes por ano; todo mês elas frutificam; suas folhas servem para curar as nações.

3  Nunca mais haverá maldições. Nela estará sempre o trono de Deus e do Cordeiro, seus servos lhe prestarão culto.

4  Verão sua face, e seu nome estará sobre suas frontes.

5  Não haverá mais noite: ninguém mais vai precisar da luz da lâmpada, nem da luz do sol. Porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles,e eles reinarão para sempre.


João 14:23-29 

23 Jesus respondeu: «Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. 25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.»

27 «Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. 28 Vocês ouviram o que eu disse: ‘Eu vou, mas voltarei para vocês’. Se vocês me amassem, ficariam alegres porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Eu lhes digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês acreditem. 

ou 

João 5:1-9

1 Depois disso, houve uma festa judaica, e Jesus foi a Jerusalém.

2 Em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, existe uma piscina rodeada por cinco corredores cobertos. Em hebraico a piscina chamava-se Betesda. 3 Muitos doentes ficavam aí deitados: eram cegos, coxos e paralíticos, esperando que a água se movesse (4 porque um anjo descia de vez em quando e movimentava a água da piscina. O primeiro doente que entrasse na piscina, depois que a água fosse movida, ficava curado de qualquer doença que tivesse).

5 Aí ficava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e ficou sabendo que estava doente havia muito tempo. Então lhe perguntou: «Você quer ficar curado?» 7 O doente respondeu: «Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água está se movendo. Quando vou chegando, outro já entrou na minha frente.» 8 Jesus disse: «Levante-se, pegue sua cama e ande». 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.


Retornar a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal