ODC4 Segunda-feira

ODC4 Segunda-feira: Salmo 90; Números 17:1-11; 2 Pedro 3:1-18
Livro IV  Décimo Oitavo Dia: Oração Matutina

Salmo 90 Domine, refugium
DEUS, meu Senhor, * tu tens sido o nosso refúgio.
2 Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, * sim, desde a eternidade até a eternidade, tu és Deus.
3 Tu reduzes os mortais a pó, * e dizes: Voltem a ser o que eram, seres humanos.
4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, que passou, * e como a vigília da noite.
5 Tu vais os arrastando  como por uma torrente, são qual um sono; * de madrugada semelham à relva, que reverdece.
6 De manhã se enche de viço e cresce; * à tarde, é ceifada e seca.
7 Pois nos consumes pela tua ira, * e pela tua cólera nos perturbas.
8 Diante de ti puseste as nossas maldades; * à luz do teu rosto, os nossos pecados secretos.
9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; * nossos anos passam qual um suspiro.
10 A duração de nossa vida reduz-se a setenta anos, e se o vigor de algumas pessoas as leva até oitenta, * seu orgulho se resume em trabalho e tristeza, pois tudo passa depressa e nós voamos.
11 Quem conhece o poder de tua indignação, * e a tua cólera segundo o que te é devido?
12 Ensina-nos a levar de tal modo nossos dias, * que alcancemos um coração sábio.
13 Volta, SENHOR, * e tem compaixão das pessoas que te servem.
14 Sacia-nos de manhã com tua bondade, * para que cantemos e nos alegremos em toda a nossa vida.
15 Alegra-nos na proporção dos dias em que nos tens afligido, * e dos anos em que temos sofrido adversidade.
16 Resplandeçam tuas obras diante de quem te serve, * e a tua glória sobre seus filhos e filhas.
17 Esteja diante de nós o resplendor do Senhor nosso DEUS. * Prospere a obra de nossas mãos. 

Números 17:1-11
1 Javé falou a Moisés: 
2 «Diga a Eleazar, filho do sacerdote Aarão, para tirar os incensórios do meio do fogo e espalhar as brasas, porque são santas. 
3 Quanto aos incensórios desses homens, que pagaram o seu pecado com a própria vida, sejam transformados em chapas para revestir o altar, pois foram apresentados a Javé. Por isso ficaram consagrados e vão servir de lição para os filhos de Israel».
4 O sacerdote Eleazar pegou os incensórios de bronze trazidos pelos homens que o fogo havia destruído. Foram transformados em chapas para revestir o altar, 
5 e assim lembrar aos filhos de Israel que nenhum estranho, que não seja da descendência de Aarão, deve apresentar-se para oferecer incenso a Javé, pois teria o mesmo destino de Coré e seu grupo. Eleazar fez tudo conforme Javé lhe havia ordenado por meio de Moisés.
6 No dia seguinte, toda a comunidade dos filhos de Israel protestou contra Moisés e Aarão, dizendo: «Vocês estão matando o povo de Javé». 
7 E dado que a comunidade estava se amotinando contra Moisés e Aarão, estes foram para a tenda da reunião. A nuvem cobriu a tenda e a glória de Javé se manifestou. 
8 Moisés e Aarão entraram na tenda, 
9 e Javé lhes falou: 
10 «Afastem-se dessa comunidade, pois vou consumi-la num instante!» Os dois se prostraram com o rosto por terra; 
11 em seguida, Moisés disse a Aarão: «Pegue o incensório, coloque nele brasas do altar, coloque incenso, e vá depressa fazer a expiação pela comunidade, porque a ira de Javé se inflamou contra ela, e a praga já começou». 

2 Pedro 3:1-18
1 Amados, esta já é a segunda carta que lhes escrevo. Nas duas procurei despertar com alguns conselhos o pensamento sadio de vocês, 
2 a fim de que lembrem as palavras dos santos profetas de outrora e o mandamento que o Senhor e Salvador confiou aos seus apóstolos.
3 Em primeiro lugar, vocês devem saber que nos últimos dias aparecerão pessoas que zombarão de tudo e se comportarão ao sabor de seus próprios desejos. 
4 E dirão: «Não deu em nada a promessa de sua vinda? De fato, desde que os pais morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!» 
5 No entanto, eles fingem não perceber que no começo existiam os céus e a terra, e que a terra foi tirada da água e firmada no meio da água pela Palavra de Deus. 
6 E pela mesma Palavra de Deus este mundo pereceu inundado pela água. 
7 Ora, os céus e a terra de agora estão reservados ao fogo pela mesma Palavra, aguardando o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios.
8 Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. 
9 O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. 
10 O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz.
11 Em vista dessa desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês, 
12 enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão, e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. 
13 O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça.
14 Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. 
15 Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação, conforme escreveu para vocês o nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada. 
16 Em todas as suas cartas ele fala disso. É verdade que nelas há alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição.
17 Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. 
18 Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!


----------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal