ODB275 Sábado

ODB275 Sábado: 
Complem:Salmo 146; Isaías 33:1-9; Mateus 15:21-31 
Semicont: Salmo 125; Provérbios 8:1-31; Mateus 15:21-31 

Complem: Salmo 146; Isaías 33:1-9; Mateus 15:21-31 
Salmos Litúrgicos Livro V Trigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 146
Lauda, anima mea
ALELUIA! Louvem ao SENHOR. *Louva ó minha alma, ao SENHOR.
2 Enquanto eu viver louvarei ao SENHOR, * enquanto existir, cantarei ao meu Deus.
3 Não confiem em príncipes, * nem em pessoa alguma, em quem não há auxílio. 
4 Porque, dando o derradeiro suspiro, volta o ser humano à terra, * e seus pensamentos estão condenados ao esquecimento.
5 Feliz quem tem Deus por seu auxílio; * quem tem sua esperança no SENHOR seu Deus,
6 O qual fez os céus e a terra, o mar e tudo o que nele existe; * o qual guarda a verdade para sempre. 
7 O qual faz justiça às pessoas oprimidas  e dá pão às famintas,* o SENHOR solta as pessoas aprisionadas.
8 O SENHOR abre os olhos das pessoas cegas. *  levanta as abatidas e ama as justas.
9 O SENHOR guarda quem os peregrina, ampara às pessoas órfãs e às viúvas, * mas transtorna o caminho das pessoas perversas.
10 O SENHOR reinará eternamente; * o teu Deus, ó Sião, é por todas as gerações. Aleluia!

Isaías 33:1-9

1 Ai de você que destrói quando não foi destruído, que rouba quando não foi roubado. Pois quando acabar de destruir, você é que será destruído; quando terminar de roubar, então você também será roubado.
2 Javé, tem piedade de nós, pois esperamos em ti! Sê nosso braço pela manhã e nossa salvação no perigo. 
3 Os povos fogem do barulho que tu provocas; quando tu te ergues, as nações se dispersam. 4 Ajuntam-se os teus despojos como se amontoam insetos, como bandos de gafanhotos se avança sobre eles.
5 Javé é exaltado porque mora nas alturas e enche Sião de direito e justiça. 
6 A fidelidade será enfeite para Sião, a sabedoria e o conhecimento serão a sua provisão salvadora, e o temor de Javé será o seu tesouro.
7 Escutem! Os arautos gemem nas ruas, os mensageiros da paz choram amargamente! 
8 As calçadas estão desertas e ninguém passa por aí. A aliança foi quebrada, as testemunhas são desprezadas e ninguém é respeitado. 
9 O país murcha em luto, o Líbano perde a cor e seca, o Saron parece um deserto, caem as folhas de Basã e do Carmelo

Mateus 15:21-31 
21 Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. 
22 Nisso, uma mulher cananéia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» 
23 Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» 
24 Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» 25 Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» 
26 Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» 27 A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 
28 Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada.
29 Saindo daí, Jesus foi para a margem do mar da Galiléia, subiu a montanha, e sentou-se. 30 Numerosas multidões se aproximaram de Jesus, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 
31 As multidões ficaram admiradas, vendo que os mudos falavam, os aleijados saravam, os coxos andavam e os cegos viam. E glorificaram o Deus de Israel.

Semicont: Salmo 125; Provérbios 8:1-31; Mateus 15:21-31

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 125
Qui confidunt
QUEM confia no SENHOR é como o monte de Sião, * que não se abala, mas permanece para sempre. 
2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, * assim está o SENHOR ao redor de seu povo, desde agora e para sempre.
3 Porque o poder da impiedade não permanecerá sobre a sorte das pessoas justas, * a fim de que quem pratica a justiça não estenda as mãos para a iniqüidade.
4 Derrama, SENHOR, as tuas bênçãos * sobre as pessoas boas e de íntegro coração.
5 Mas, quem envereda por caminhos tortuosos, * o SENHOR deixará com quem pratica a maldade. Que a paz seja sobre Israel!

Provérbios 8:1-31

1 Ouçam: a Sabedoria está chamando, o Entendimento faz ouvir sua voz? 
2 Nas elevações, ao longo do caminho, nas encruzilhadas das estradas, 
3 junto às portas na entrada da cidade e nos portões de saída, ela se apresenta, exclamando: 
4 «Homens, eu me dirijo a vocês, eu me dirijo aos filhos de Adão, 
5 para que os ingênuos aprendam a sagacidade, e os insensatos adquiram bom senso. 
6 Escutem bem, porque vou dizer coisas importantes, e dos meus lábios vão sair palavras justas. 
7 A minha boca vai proclamar a verdade, e os meus lábios aborrecem a injustiça. 
8 Todas as palavras da minha boca são justas. Nenhuma delas é enganadora ou falsa. 
9 São verdadeiras para quem sabe discernir, e retas para quem possui o conhecimento. 
10 Aceitem a minha disciplina, e não o dinheiro; prefiram o conhecimento, em lugar do ouro, 
11 porque a Sabedoria vale mais do que as pérolas, e nenhuma jóia se compara a ela».
12 Eu, a Sabedoria, sou vizinha da sagacidade, e tenho o conhecimento e a reflexão. 
13 Temer a Javé é odiar o mal. Por isso, eu detesto o orgulho e a soberba, o mau comportamento e a boca falsa. 
14 Eu possuo o conselho e o bom senso; a inteligência e a fortaleza me pertencem. 
15 É através de mim que os reis governam e os príncipes decretam leis justas. 
16 Através de mim, os chefes governam e os nobres dão sentenças justas. 
17 Eu amo os que me amam, e os que me procuram me encontrarão. 
18 Comigo estão a riqueza e a honra, a prosperidade e a justiça. 
19 O meu fruto vale mais do que ouro puro, e a minha renda vale mais do que prata de lei. 20 Eu caminho pela trilha da justiça, e ando pelas veredas do direito, 
21 para levar riquezas aos que me amam e encher os seus cofres.
22 Javé me produziu como primeiro fruto de sua obra, no começo de seus feitos mais antigos. 
23 Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra começasse a existir. 
24 Fui gerada quando o oceano ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água. 
25 Fui gerada antes que as montanhas e colinas fossem implantadas, 
26 quando Javé ainda não tinha feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo. 
27 Quando ele fixava o céu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu aí estava. 
28 Eu me achava presente quando ele condensava as nuvens no alto e fixava as fontes do oceano; 
29 quando punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e também quando assentava os fundamentos da terra. 
30 Eu estava junto com ele, como mestre-de-obras. Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo em sua presença; 
31 brincava na superfície da terra, e me deliciava com a humanidade.


Mateus 15:21-31 
21 Jesus saiu daí, e foi para a região de Tiro e Sidônia. 
22 Nisso, uma mulher cananéia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» 
23 Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» 
24 Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» 25 Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» 
26 Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» 27 A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 
28 Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada.
29 Saindo daí, Jesus foi para a margem do mar da Galiléia, subiu a montanha, e sentou-se. 30 Numerosas multidões se aproximaram de Jesus, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 
31 As multidões ficaram admiradas, vendo que os mudos falavam, os aleijados saravam, os coxos andavam e os cegos viam. E glorificaram o Deus de Israel.



-----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal