ODB271 Terça-feira

ODB271 Terça-feira: Complem: Salmo 106:1-6,13-23,47-48; Deuteronômio 4:15-20; 1Pedro 2:19-25 Semicont: Salmo 144:9-15; Cântico dos Cânticos 5:2-6:3; 1 Pedro 2: 19-25 

Complem: Salmo 106:1-6,13-23,47-48; Deuteronômio 4:15-20; 1Pedro 2:19-25 
Salmos Litúrgicos   Livro IV    Vigésimo Primeiro Dia: Oração Vespertina
Salmo 106:1-6,13-23,47-48 Confitemini Domino
LOUVEM ao SENHOR. rendam graças ao SENHOR, porque ele é bom; *porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Quem pode descrever as obras poderosas do SENHOR, *ou manifestar todo o seu louvor?
3 Feliz é quem guarda a retidão, *e quem pratica a justiça em todos os tempos.
4 Lembra-te de mim, SENHOR, com a misericórdia que dispensas a teu povo; *visita-me com a tua salvação.
5 Para que eu veja a prosperidade de quem escolhestes, para que me regozije com a alegria de teu povo, * para que me glorie com a tua herança.
6 Pecamos com nossos pais, *cometemos iniqüidade e praticamos o mal.
13 Porém cedo se esqueceram das suas obras; *e não esperaram seu conselho.
14 Mas deixaram-se levar pela cobiça no deserto, *e tentaram a Deus na solidão.
15 Satisfez o seu desejo, *mas suas almas enfraqueceram.
16 Invejaram a Moisés no acampamento, * e a Aarão, o santo do SENHOR.
17 Abriu-se a terra, que tragou a Datã *e cobriu a gente de Abirão.
18 Ateou-se fogo no meio da sua gente, *a chama destruiu os perversos.
19 Em Horebe fizeram um bezerro, *e adoraram uma imagem feita de metal.
20 Assim trocaram a glória de Deus, *pela figura de um boi que come erva.
21 Esqueceram-se de Deus, sua salvação, *que no Egito operara grandes feitos.
22 Maravilhas na terra de Cam, *e tremendas coisas junto ao Mar Vermelho,
23 Pelo que disse que os destruiria; e assim o teria feito, *se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua ira os exterminasse.
47 Salva-nos SENHOR nosso Deus, e congrega-nos dentre as nações, *para darmos graças ao teu santo Nome e nos gloriarmos no teu louvor.
48 Bendito seja o SENHOR DEUS de Israel, de eternidade em eternidade; *e todo o povo diga: Amém.

Deuteronômio 4:15-20
15 Prestem atenção em si mesmos! Vocês não viram nenhuma forma no dia em que Javé lhes falou no Horeb, no meio do fogo. 
16 Portanto, não se pervertam, fazendo para vocês imagem esculpida em forma de ídolo: imagem de homem ou de mulher, 
17 imagem de animal terrestre, de pássaro que voa no céu, 
18 de réptil que rasteja sobre a terra, ou imagem de peixe que vive nas águas que estão sob a terra. 
19 Levantando os olhos para o céu e vendo o sol, a lua, as estrelas e todo o exército do céu, não se deixe seduzir para adorá-los e servi-los. São coisas que Javé seu Deus repartiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu. 
20 Quanto a vocês, porém, Javé os tomou e os tirou do Egito, daquela fornalha de ferro, para que sejam o povo da sua herança, como hoje se vê.

1Pedro 2:19-25
19 É louvável alguém suportar maus tratos, sofrendo injustamente por amor a Deus. 
20 Que mérito haveria em suportar com paciência, se vocês fossem esbofeteados por terem agido errado? Pelo contrário, se vocês são pacientes no sofrimento quando fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.
21 De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele.
22 Ele não cometeu nenhum pecado e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24 Sobre o madeiro levou os nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para nossos pecados, vivêssemos para a justiça. Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados, 
25 pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião.

Semicont: Salmo 144:9-15; Cântico dos Cânticos 5:2-6:3; 1 Pedro 2: 19-25 

Salmos Litúrgicos  Livro V  Trigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 144:9-15
Benedictus Dominus
9 A ti, ó Deus, eu cantarei um novo cântico; * com a harpa de dez cordas te cantarei louvores.
10 A ti, que dás a salvação aos reis, * e livras da espada cruel o teu servo Davi.
11 Livra-me e salva-me das mãos estranhas, * cuja boca profere falsidade e cuja mão direita é destra de iniqüidade.
12 Para que nossos filhos, quais plantas, sejam bem desenvolvidos na sua mocidade; * e nossas filhas, quais colunas angulares, bem esculpidas, para ornamento dum palácio.
13 Para que nossos celeiros forneçam copioso provimento, * e nossos rebanhos povoem as campinas; 
14 Para que nosso gado seja forte para a lida; * para que não haja nem desperdício nem escassez, nem assaltos ou contenda em nossas ruas!
15 Bem-aventurado o povo ao qual isto acontece; * bem-aventurado o povo cujo DEUS é o SENHOR!

Cântico dos Cânticos 5:2-6:3
2* Eu dormia, mas o meu coração velava, e ouvi o meu amado que batia: «Abra, minha irmã, minha amada, pomba minha sem defeito! Tenho a cabeça orvalhada, meus cabelos gotejam sereno!»
3 «Já despi a túnica, e vou vesti-la de novo? Já lavei meus pés, e vou sujá-los de novo?»
4 Meu amado põe a mão pela fenda da porta: as entranhas me estremecem, minha alma, ao ouvi-lo, se esvai.
5 Ponho-me de pé para abrir ao meu amado: minhas mãos gotejam mirra, meus dedos são mirra escorrendo na maçaneta da fechadura.
6 Abro para o meu amado, mas o meu amado se foi...Procuro e não encontro. Chamo, e não me responde...
7 Encontraram-me os guardas que rondavam a cidade. Bateram-me, feriram-me e tomaram-me o manto as sentinelas das muralhas! 
8 Filhas de Jerusalém, eu conjuro vocês: se encontrarem o meu amado, que lhe dirão?... Digam que estou doente de amor!
9 O que o seu amado é mais que os outros, ó mais bela das mulheres? O que o seu amado é mais que os outros, para assim nos conjurar?
10 O meu amado é branco e rosado e se destaca entre dez mil.
11 Sua cabeça é ouro puro, uma copa de palmeira seus cabelos, negros como o corvo.
12 Seus olhos... são pombas à beira de águas correntes: elas se banham no leite e repousam na margem.
13 Suas faces são canteiros de bálsamo, colinas de ervas perfumadas. Seus lábios são lírios com mirra que flui e se derrama.
14 Seus braços são torneados em ouro incrustado com pedras de Társis. Seu ventre é um bloco de marfim cravejado com safiras.
15 Suas pernas, colunas de mármore firmadas em bases de ouro puro. Seu aspecto é o do Líbano altaneiro, como um cedro.
16 Sua boca é muito doce... Ele todo é uma delícia! Assim é o meu amigo,assim o meu amado, ó filhas de Jerusalém.

1Pedro 2:19-25
19 É louvável alguém suportar maus tratos, sofrendo injustamente por amor a Deus. 
20 Que mérito haveria em suportar com paciência, se vocês fossem esbofeteados por terem agido errado? Pelo contrário, se vocês são pacientes no sofrimento quando fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus.
21 De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele.
22 Ele não cometeu nenhum pecado e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24 Sobre o madeiro levou os nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para nossos pecados, vivêssemos para a justiça. Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados, 
25 pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião.
-----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal