DFP62B Proprio 21

 DFP62B Domingo, 25 de setembro a 1 de outubro : Próprio 21 (TC26)

Ano B: Ester 7:1-6,9-10; 9:20-22; Salmo 124; Tiago 5:13-20; Marcos 9:38-50 OU Números 11:4-6,10-16,24-29; Salmo 19:7-14; Tiago 5:13-20; Marcos 9:38-50

Próprio 21, domingo DE 25 de setembro a 1º de outubro – Tempo Comum 26
Ó amoroso Deus, cuja onipotência se revela principalmente em misericórdia e compaixão; concede-nos a plenitude da tua graça, para que, esforçando-nos para alcançar as tuas promessas, sejamos feitos participantes do teu tesouro celestial; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).

De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.

De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.

De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

Semicont:Ester 7:1-6,9-10; 9:20-22; Salmo 124; Tiago 5:13-20; Marcos 9:38-50

Ester 7:1-6,9-10; 9:20-22

1 O rei e Amã foram ao banquete da rainha Ester.
2 Neste segundo dia, enquanto bebiam vinho, o rei disse novamente a Ester: «Peça-me o que você quiser, rainha Ester, e eu o concederei a você. Qual é o seu pedido? Darei a você até a metade do meu reino».
3 A rainha Ester respondeu: «Se o senhor quiser fazer-me um favor, se lhe parecer bem, o meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo.
4 Porque eu e o meu povo fomos vendidos para sermos exterminados, mortos e aniquilados. Se nos tivessem vendido para sermos escravos e escravas, eu ficaria calada, pois tal desgraça não acarretaria prejuízo para o rei».
5 Então o rei perguntou à rainha Ester: «Quem é e onde está o homem que planeja fazer isso?»
6 Ester respondeu: «O perseguidor e inimigo é este perverso Amã». Então Amã ficou apavorado diante do rei e da rainha.
9 Harbona, um dos eunucos, sugeriu ao rei: «Na casa de Amã há uma forca de vinte e cinco metros, que Amã tinha preparado para Mardoqueu, aquele que falou em defesa do rei». E o rei ordenou: «Enforquem nela Amã».
10 Então enforcaram Amã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. E a ira do rei se acalmou.

Ester 9:20-22
20 Mardoqueu registrou por escrito todos esses acontecimentos. Depois mandou cartas a todos os judeus que viviam nas províncias do rei Assuero, próximas ou distantes,
21 ordenando-lhes que celebrassem todo ano os dias catorze e quinze do mês de Adar,
22 porque nesses dias é que os judeus se livraram de seus inimigos, e nesse mês a sua tristeza foi transformada em alegria e o seu luto em festa. Ele insistia que os judeus festejassem esse dia, fazendo banquetes, trocando presentes e fazendo doações aos pobres.

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 124 Nisi quia Dominus

SE NÃO fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, * ora diga Israel:
2 Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, * quando as pessoas se levantaram contra nós.
3 Então nos teriam engolido vivos, * quando sua ira se acendeu contra nós.
4 Teriam as águas transbordado sobre nós, * e teria a torrente passado sobre nossa alma.
5 Então as águas impetuosas, * sobre nossa alma teriam passado.
6 Bendito seja o SENHOR, * que não nos entregou como presa, quem era contra nós.
7 Nossa alma, qual pássaro, escapou do laço dos caçadores; * partiu-se o laço e nós escapamos.
8 O nosso auxílio está em o Nome do SENHOR, * que fez o céu e a terra.

Tiago 5:13-20
13 Alguém de vocês está sofrendo? Reze. Está alegre? Cante.
14* Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
15 A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado.
16 Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força.
17 Elias era homem fraco como nós. No entanto, ele rezou bastante para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
18 Depois ele rezou de novo, e o céu mandou chuva, e a terra produziu seu fruto.
19 Meus irmãos, se alguém de vocês se afasta da verdade e outro o faz voltar,
20 fique este sabendo que a pessoa que reconduz um pecador do caminho errado, salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.

Marcos 9:38-50 

38 João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue.»
39 Jesus disse: «Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim.
40 Quem não está contra nós, está a nosso favor.
41 Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa.
42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço.
43 Se a sua mão é ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga.
44 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
45 Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno.
46 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
47 Se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o. É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno,
48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
49 Com efeito, todos serão salgados com o fogo.
50 O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor? Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros.»

Complem: Números 11:4-6,10-16,24-29; Salmo 19:7-14; Tiago 5:13-20; Marcos 9:38-50 
Números 11:4-6,10-16,24-29
4 A multidão que estava com eles ficou faminta. Então os filhos de Israel começaram a reclamar junto com eles, dizendo: «Quem nos dará carne para comer? 5 Temos saudade dos peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos, melões, verduras, cebolas e alhos! 6 Agora, perdemos até o apetite, porque não vemos outra coisa além desse maná!» 
10 Moisés ouviu o povo reclamar, cada família na entrada da própria tenda, provocando a ira de Javé. Moisés ficou desgostoso, 11 e disse a Javé: «Por que tratas tão mal o teu servo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponto de me impores o peso de todo este povo? 12 Por acaso, fui eu que concebi ou dei à luz este povo, para que me digas: ‘Tome este povo nos braços, da maneira que a ama carrega a criança no colo, e leve-o para a terra que eu jurei dar aos pais deles’? 13 De onde vou tirar carne para dar a todo este povo? Eles vêm a mim reclamando: ‘Dê-nos carne para comer’. 14 Eu sozinho não consigo carregar este povo, pois supera as minhas forças! 15 Se é assim que me pretendes tratar, prefiro a morte! Concede-me esse favor, e eu não terei que passar por essa desgraça!»
16 Javé respondeu a Moisés: «Reúna setenta anciãos de Israel, que você sabe que são anciãos e magistrados do povo. Leve-os à tenda da reunião, para que se apresentem aí com você.
24 Moisés saiu e comunicou as palavras de Javé ao povo. Depois reuniu setenta anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda da reunião. 25 Então Javé desceu na nuvem, falou com Moisés, separou uma parte do espírito que Moisés possuía, e a colocou nos setenta anciãos. Quando o espírito pousou sobre eles, puseram-se a profetizar; mas, depois, nunca mais o fizeram. 26 Dois homens do grupo tinham ficado no acampamento: um se chamava Eldad e o outro Medad. Embora estivessem na lista, não tinham ido à tenda. Mas o espírito pousou sobre eles e começaram a profetizar no acampamento. 27 Um jovem foi correndo contar a Moisés: «Eldad e Medad estão profetizando no acampamento!» 28 Josué, filho de Nun, que desde a juventude era ajudante de Moisés, interveio: «Moisés, meu senhor, proíba-os de fazer isso». 29 Moisés, porém, respondeu: «Você está com ciúme por mim? Oxalá todo o povo de Javé fosse profeta e recebesse o espírito de Javé!» 


Salmos Litúrgicos  Livro 1  Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 19:7-14
Coeli enarrant
7 Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; * e nada há que se furte a seu calor.
8 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; * o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas  símplices.
9 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;* o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.
10 O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *justos e verdadeiros são os seus preceitos.
11 São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *e mais doces do que o mel e o que os favos destiIam.
12 Por eles é teu povo advertido; * e em os guardar há grande recompensa.
13 Quem pode discernir seus próprios erros? * Purifica-me dos que me são ocultos.
14 Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; * então ficarei livre de grande pecado.


Tiago 5:13-20
13 Alguém de vocês está sofrendo? Reze. Está alegre? Cante.
14* Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
15 A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado.
16 Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força.
17 Elias era homem fraco como nós. No entanto, ele rezou bastante para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
18 Depois ele rezou de novo, e o céu mandou chuva, e a terra produziu seu fruto.
19 Meus irmãos, se alguém de vocês se afasta da verdade e outro o faz voltar,
20 fique este sabendo que a pessoa que reconduz um pecador do caminho errado, salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.


Marcos 9:38-50 
38 João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue.»
39 Jesus disse: «Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim.
40 Quem não está contra nós, está a nosso favor.
41 Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa.
42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço.
43 Se a sua mão é ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga.
44 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
45 Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno.
46 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
47 Se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o. É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno,
48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
49 Com efeito, todos serão salgados com o fogo.
50 O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor? Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros.»

---------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal