ODB214 Sexta-feira

ODB214 Sexta-feira:
Complem: Salmo 30; Lamentações 2:1-12; 2 Coríntios 8:1-7
Semicont: Salmo 130; 1 Samuel 20:1-25; 2 Coríntios 8:1-7 


Complem: Salmo 30; Lamentações 2:1-12; 2 Coríntios 8:1-7
Salmos Litúrgicos -  Livro 1 – 6º Dia: Oração Matutina
Salmo 30
  Exaltabo te, Domine
EU TE EXALTAREI, SENHOR, porque tu me levantaste, * não permitindo que meus adversários se alegrassem sobre mim.
2 Ó SENHOR, Deus meu! * a ti clamei e tu me saraste.
3 Ó SENHOR, redimiste minha alma da sepultura; * vivificaste-me dentre os que descem à cova.
4 Salmodiem ao SENHOR, vocês que vivem em santidade; * rendem graças ao seu santo Nome.
5 Porque dura um momento a sua ira, mas é eterna a sua benevolência; * pode à tarde permanecer o pranto, mas de manhã vem o cântico de júbilo.
6 Dizia eu em minha prosperidade: * Não serei abalado em tempo algum.
7 Ó SENHOR, pela tua misericórdia fortificaste a minha posição; * mas se ocultares tua face, ficarei perturbado.
8 A ti, ó Deus, eu clamo; * ao SENHOR faço minha súplica.
9 De que me aproveita a vida se encontrar a perdição?* Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
10 Ouve, SENHOR, e compadece-te de mim! * O SENHOR, vem em meu auxilio.
11 Converteste o meu pranto em regozijo; * aliviaste a minha tristeza e me revestiste de alegria.
12 A fim de que meu espírito cante em teu louvor e não se cale; * ó SENHOR, DEUS meu, te louvarei para sempre!

Lamentações 2:1-12
1*Em sua ira, Javé escureceu a cidade de Sião. Do céu atirou no chão o esplendor de Israel! 
No dia da sua ira, esqueceu-se do apoio de seus pés.
2 O Senhor arrasou sem piedade todas as moradas de Jacó; em seu furor, destruiu as fortalezas da capital de Judá; lançou por terra, desonrados, o reino e os chefes.
3 No ardor da sua ira, cortou o poder de Israel; cruzou os braços, quando o inimigo atacava; acendeu Jacó como tocha, tudo queimando em volta.
4 Como inimigo, disparou suas flechas, puxando com a direita; como invasor, destruiu a flor da juventude; nas tendas de Sião, atiçou o fogo da sua ira.
5 O Senhor era como inimigo, ao destruir Israel. Demoliu todos os seus palácios e derrubou suas fortalezas; na capital de Judá multiplicou o choro e o gemido.
6 Como ladrão, invadiu-lhe a morada, arrasou o lugar da assembléia; Javé fez cair no esquecimento sábados e festas em Sião; indignado e furioso, rejeitou rei e sacerdote.
7 O Senhor rejeitou seu próprio altar, desprezou seu santuário; pôs na mão do inimigo as muralhas dos seus palácios; no Templo de Javé, eles soltaram a voz, como em dia de festa.
8 Javé decidiu arrasar as muralhas de Sião: esticou o fio de prumo e não retirou sua mão destruidora.
A muralha e a torre estão de luto: juntas, desmoronaram.
9 Derrubou por terra as portas, quebrou as fechaduras; seu rei e chefes estavam entre os pagãos:
não havia Lei, e os profetas já não recebiam visão de Javé.
10 Os anciãos da cidade de Sião se sentam no chão em silêncio, jogam poeira na cabeça, vestidos de luto; as jovens de Jerusalém baixam a cabeça até o chão.
11 Em lágrimas meus olhos se derretem, minhas entranhas fervem; minha bílis se derrama pelo chão, 
por causa da ruína da capital do meu povo, enquanto crianças e bebês desfalecem pelas ruas da cidade.
12 Perguntavam a suas mães: «Onde tem pão e vinho?» E desmaiavam, como feridos, pelas ruas da cidade,
ou davam o último suspiro, no colo de suas mães.

2 Coríntios 8:1-7
1 Irmãos, agora damos a conhecer a vocês a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.
2 Em meio às muitas tribulações que puseram à prova essas igrejas, a grande alegria e a extrema pobreza delas transbordaram em riquezas de generosidade. 
3 Eu sou testemunha de que eles, conforme seus meios e até além de seus meios, com toda a espontaneidade 
4 e com muita insistência, nos rogaram a graça de tomarem parte nesse serviço em favor dos cristãos. 
5 Ultrapassando qualquer de nossas expectativas, eles se entregaram primeiramente ao Senhor, e pela vontade de Deus, também a nós. 
6 Por isso, insistimos junto a Tito para que termine essa obra de generosidade, que ele já havia começado entre vocês.
7 Em tudo vocês sobressaem: na fé, no dom da palavra, no conhecimento e entusiasmo, além do amor que vocês têm por nós. Pois então, procurem também distinguir-se nessa obra de generosidade.


Semicont: Salmo 130; 1 Samuel 20:1-25; 2 Coríntios 8:1-7 

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 130 
De profundis
DAS profundezas a ti clamo, * ó SENHOR! 
2 Escuta, SENHOR, a minha voz. * Sejam atentos os teus ouvidos  a voz das minhas súplicas.
3 Se tu, SENHOR, Senhor meu, observares as imperfeições, * quem subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, * para que sejas reverenciado.
5 Espero no SENHOR, minha alma espera; * na tua palavra está minha esperança.
6 Mais espera minha alma pelo SENHOR, * do que os guardas pela alvorada.
7 Espere Israel no SENHOR, * porque em Deus há misericórdia e abundante redenção.
8 Ele próprio remirá o seu povo * de todas as suas transgressões.

1 Samuel 20:1-25
1 Davi fugiu do convento de Ramá, foi encontrar-se com Jônatas, e lhe perguntou: «O que foi que eu fiz? Que crime ou erro cometi contra seu pai, para que ele queira me matar?» 
2 Jônatas respondeu: «Não se preocupe com isso. Você não vai morrer. Meu pai não faz nada que seja importante ou menos importante, sem antes me informar. Por que meu pai esconderia de mim esse plano? Impossível». 
3 Mas Davi insistiu: «Seu pai sabe muito bem que você me ajuda, e por isso pensa: ‘Que Jônatas não fique sabendo disso para não ter um desgosto’. Mas, pela vida de Javé e pela sua vida, eu estou a um passo da morte». 
4 Jônatas disse a Davi: «O que você quer que eu faça?» 
5 Davi respondeu: «Amanhã é lua nova, e eu deverei comer com o rei. Deixe-me ir embora. Vou esconder-me no campo até à tarde. 
6 Se o seu pai sentir a minha falta, diga que eu pedi licença a você para ir correndo a Belém, minha cidade, porque todo o meu clã está celebrando aí o sacrifício anual. 
7 Se ele disser que está bem, estou a salvo; se ele ficar furioso, é sinal que decidiu me matar. 
8 Seja leal com este servo, porque estamos unidos por um pacto sagrado. Se cometi algum crime, mate-me você mesmo; não precisa me entregar a seu pai». 
9 Jônatas replicou: «Nem pense nisso. Se eu souber que meu pai decidiu matar você, fique certo que eu o avisarei». 
10 Davi perguntou: «Quem vai me avisar, se seu pai responder com aspereza?» 
11 Jônatas respondeu: «Vamos para o campo». E os dois foram para o campo. 
12 Então Jônatas disse a Davi: «Por Javé, Deus de Israel, eu prometo a você: Amanhã ou depois de amanhã, nesta mesma hora, eu vou sondar meu pai, para ver se tudo está bem para você. Caso contrário, eu lhe mandarei secretamente um recado. 
13 Se ele planeja algum mal contra você, que Javé me castigue se eu não avisar você para que se ponha a salvo. Que Javé esteja com você, assim como esteve com meu pai. 
14 Se eu ainda estiver vivo, cumpra comigo o pacto sagrado; se eu estiver morto, 
15 não deixe nunca de favorecer a minha família. E quando Javé aniquilar da face da terra os inimigos de Davi, 
16 que o nome de Jônatas não seja eliminado da família de Davi. Que Javé peça contas aos inimigos de Davi!»
17 Jônatas repetiu o juramento feito a Davi, porque lhe queria bem e o amava como a si mesmo. 
18 E Jônatas lhe disse: «Amanhã é lua nova e sua falta será notada, porque sua cadeira estará vazia. 
19 Depois de amanhã, sua ausência chamará muito a atenção. Vá para onde você se escondeu da outra vez, e fique junto às pedras. 
20 Eu atirarei três flechas nessa direção, como se estivesse atirando num alvo. 
21 Então mandarei um servo pegar as flechas. Se eu disser ao servo: ‘As flechas estão mais atrás de você, ajunte-as’, então venha e pode ficar tranqüilo, pois não está acontecendo nada. Pela vida de Javé! 
22 Mas, se eu disser ao rapaz: ‘As flechas estão mais na frente’, é porque Javé manda você ir embora. 
23 Quanto ao que eu e você combinamos, Javé é testemunha entre nós». 
24 Então Davi se escondeu no campo. A lua nova chegou e o rei estava sentado à mesa para comer. 
25 Como de costume, o rei estava sentado no lado da parede. Jônatas sentou-se na frente, e Abner sentou-se ao lado de Saul. O lugar de Davi ficou vazio. 

2 Coríntios 8:1-7
1 Irmãos, agora damos a conhecer a vocês a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. 
2 Em meio às muitas tribulações que puseram à prova essas igrejas, a grande alegria e a extrema pobreza delas transbordaram em riquezas de generosidade. 
3 Eu sou testemunha de que eles, conforme seus meios e até além de seus meios, com toda a espontaneidade 
4 e com muita insistência, nos rogaram a graça de tomarem parte nesse serviço em favor dos cristãos. 
5 Ultrapassando qualquer de nossas expectativas, eles se entregaram primeiramente ao Senhor, e pela vontade de Deus, também a nós. 
6 Por isso, insistimos junto a Tito para que termine essa obra de generosidade, que ele já havia começado entre vocês.
7 Em tudo vocês sobressaem: na fé, no dom da palavra, no conhecimento e entusiasmo, além do amor que vocês têm por nós. Pois então, procurem também distinguir-se nessa obra de generosidade.


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal