DFP46B Domingo Próprio O5 -TC10

 DFP46B Domingo-Próprio O5 (TC10):

Ano B: Semicontínuas: I Samuel 8:4-11 [12-15]; 16-20 [11:14-15]; Salmo 138; II Coríntios 4:13-5:1; Marcos 3:20-35 Complementares: Gênesis 3:8-15; Salmo 130; II Coríntios 4:13-5:1; Marcos 3:20-35

Próprio 5, domingo de 5 a 11 de junho – TC 10:
Ó Senhor, de quem procede todo o bem. Concede que, por tua santa inspiração, cogitemos o que é bom, e por tua orientação misericordiosa o executemos. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.

De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.

De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

Ano B:
Semicontínuas: I Samuel 8:4-11 [12-15]; 16-20 [11:14-15]; Salmo 138; II Coríntios 4:13-5:1; Marcos 3:20-35
Complementares: Gênesis 3:8-15; Salmo 130; II Coríntios 4:13-5:1; Marcos 3:20-35

Semicontínuas:
I Samuel 8:4-11 [12-15]; 16-20 [11:14-15]
4 Então os anciãos de Israel se reuniram e foram até Samuel, em Ramá.
5 Disseram a Samuel: «Veja. Você já está velho e seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, escolha para nós um rei, para que ele nos governe, como acontece em todas as nações».
6 Não agradou a Samuel a frase que eles disseram: «Dê-nos um rei para que nos governe». Então Samuel invocou a Javé.
7 E Javé disse a Samuel: «Atenda à voz do povo em tudo o que eles pedirem, pois não é a você que eles estão rejeitando, mas a mim; não querem mais que eu reine sobre eles.
8 Assim como eles têm feito desde o dia em que os tirei do Egito até hoje, abandonando-me e servindo outros deuses, a mesma coisa eles fizeram com você.
 9 Atenda o pedido deles. Contudo, mostre com clareza e explique para eles o direito do rei que reinará sobre eles».
10 Samuel transmitiu todas as palavras de Javé ao povo que lhe pedia um rei.
11 E lhes disse: «Este é o direito do rei que governará vocês: ele convocará os filhos de vocês para cuidar dos carros e cavalos dele, e correr à frente do seu carro.
[12 Ele os nomeará chefes de mil e chefes de cinqüenta. Ele os obrigará a ararem a terra dele e fazerem a colheita para ele, a fabricarem para ele armas de guerra e as peças dos seus carros.
13 As filhas de vocês serão convocadas para trabalhar como perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14 Ele tomará os campos, as vinhas e os melhores olivais de vocês, para dá-los aos ministros.
15 Pegará a décima parte das plantações e vinhas de vocês, e as dará aos oficiais e ministros.]
16 Os melhores servos e servas, os bois e jumentos de vocês, ele os tomará para que fiquem a serviço dele,
17 e cobrará, como tributo, a décima parte dos rebanhos. E vocês mesmos serão transformados em escravos dele.
18 Quando isso acontecer, vocês se queixarão do rei que escolheram. Nesse dia, porém, Javé não dará nenhuma resposta a vocês».
19 No entanto, o povo não quis ouvir as explicações de Samuel, e disse: «Não tem importância. Teremos um rei,
20 e seremos também como as outras nações: nosso rei nos governará, irá à nossa frente para comandar nossas guerras».
[I Samuel 11:14-15]
14 Depois Samuel disse ao povo: «Vamos a Guilgal para inaugurar aí a realeza».
15 Todo o povo se reuniu em Guilgal, e aí mesmo, diante de Javé, proclamaram Saul como rei. Ofereceram a Javé sacrifícios de comunhão, e Saul com os israelitas fizeram uma grande festa.


Salmos Litúrgicos - Livro V – 28º Dia: Oração Vespertina
Salmo 138     Confitebor tibi

EU TE louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; * na tua presença, ó Deus, cantarei louvores.
2 Adorarei voltado para o teu santo templo e louvarei o teu Nome pela tua bondade e pela tua verdade; * pois magnificaste a tua palavra sobre toda manifestação de teu Nome.
3 No dia em que clamei, tu me respondeste; *com coragem fortaleceste a minha alma.
4 Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, *porque eles ouviram as palavras de tua boca.
5 E celebrarão, cantando, os caminhos do SENHOR, *pois grande é a glória do SENHOR.
6 Porque ainda que o SENHOR seja excelso, lança, contudo, os olhos para as pessoas humildes; * e de longe conhece as pessoas orgulhosas.
7 Embora eu ande no meio da tribulação, tu me reanimas; *estendes tua mão contra a ira de quem me quer mal, e teu poder me salva.
8 O SENHOR aperfeiçoará o que me tem designado; tua misericórdia, ó SENHOR, subsiste para sempre; *não desampares as obras de tuas mãos.

II Coríntios 4:13-5:1
13 Animados pelo mesmo espírito de fé, sobre o qual está escrito: «Acreditei, por isso falei», também nós acreditamos e por isso falamos.
14 Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com Jesus e nos colocará ao lado dele juntamente com vocês.
15 E tudo isso se realiza em favor de vocês, para que a graça, multiplicando-se entre muitos, faça transbordar a ação de graças para a glória de Deus.
16 É por isso que nós não perdemos a coragem. Pelo contrário: embora o nosso físico vá se desfazendo, o nosso homem interior vai se renovando a cada dia.
17 Pois a nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que ela nos prepara.
18 Não procuramos as coisas visíveis, mas as invisíveis; porque as coisas visíveis duram apenas um momento, enquanto as invisíveis duram para sempre.
II Coríntios 5:1
1 Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas. 

Marcos 3:20-35
20 Jesus foi para casa, e de novo se reuniu tanta gente que eles não podiam comer nem sequer um pedaço de pão.
21 Quando souberam disso, os parentes de Jesus foram segurá-lo, porque eles mesmos estavam dizendo que Jesus tinha ficado louco.
 22 Alguns doutores da Lei, que tinham ido de Jerusalém, diziam: «Ele está possuído por Belzebu»; e também: «É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.»
23 Então Jesus chamou as pessoas e falou com parábolas: «Como é que Satanás pode expulsar Satanás? 24 Se um reino se divide em grupos que lutam entre si, esse reino acabará se destruindo;
25 se uma família se divide em grupos que brigam entre si, essa família não poderá durar.
26 Portanto, se Satanás se levanta e se divide em grupos que lutam entre si, ele não poderá sobreviver, mas também será destruído.
27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas, se antes não amarrar o homem forte. Só depois poderá roubar a sua casa.
28 Eu garanto a vocês: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem dito.
29 Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, pois a culpa desse pecado dura para sempre.»
30 Jesus falou isso porque estavam dizendo: «Ele está possuído por um espírito mau.»
31 Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo:
32 Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: «Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.»
33 Jesus perguntou: «Quem é minha mãe e meus irmãos?»
34 Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»



OU 



Gênesis 3:8-15

8 Em seguida, eles ouviram Javé Deus passeando no jardim à brisa do dia. Então o homem e a mulher se esconderam da presença de Javé Deus, entre as árvores do jardim. 9 Javé Deus chamou o homem: «Onde está você?» 10 O homem respondeu: «Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi». 11 Javé Deus continuou: «E quem lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu da árvore da qual eu lhe tinha proibido comer?» 12 O homem respondeu: «A mulher que me deste por companheira deu-me o fruto, e eu comi». 13 Javé Deus disse para a mulher: «O que foi que você fez?» A mulher respondeu: «A serpente me enganou, e eu comi».

14 Então Javé Deus disse para a serpente: «Por ter feito isso, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todas as feras. Você se arrastará sobre o ventre e comerá pó todos os dias de sua vida. 15 Eu porei inimizade entre você e a mulher, entre a descendência de você e os descendentes dela. Estes vão lhe esmagar a cabeça, e você ferirá o calcanhar deles».



Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina

Salmo 130  De profundis

DAS profundezas a ti clamo, * ó SENHOR! 

2 Escuta, SENHOR, a minha voz. * Sejam atentos os teus ouvidos  a voz das minhas súplicas.

3 Se tu, SENHOR, Senhor meu, observares as imperfeições, * quem subsistirá?

4 Contigo, porém, está o perdão, * para que sejas reverenciado.

5 Espero no SENHOR, minha alma espera; * na tua palavra está minha esperança.

6 Mais espera minha alma pelo SENHOR, * do que os guardas pela alvorada.

7 Espere Israel no SENHOR, * porque em Deus há misericórdia e abundante redenção.

8 Ele próprio remirá o seu povo * de todas as suas transgressões.



II Coríntios 4:13-5:1

13 Animados pelo mesmo espírito de fé, sobre o qual está escrito: «Acreditei, por isso falei», também nós acreditamos e por isso falamos. 14 Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com Jesus e nos colocará ao lado dele juntamente com vocês. 15 E tudo isso se realiza em favor de vocês, para que a graça, multiplicando-se entre muitos, faça transbordar a ação de graças para a glória de Deus.

16 É por isso que nós não perdemos a coragem. Pelo contrário: embora o nosso físico vá se desfazendo, o nosso homem interior vai se renovando a cada dia. 17 Pois a nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que ela nos prepara. 18 Não procuramos as coisas visíveis, mas as invisíveis; porque as coisas visíveis duram apenas um momento, enquanto as invisíveis duram para sempre.

II Coríntios 5:1

1 Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas. 



Marcos 3:20-35 

20 Jesus foi para casa, e de novo se reuniu tanta gente que eles não podiam comer nem sequer um pedaço de pão. 21 Quando souberam disso, os parentes de Jesus foram segurá-lo, porque eles mesmos estavam dizendo que Jesus tinha ficado louco. 22 Alguns doutores da Lei, que tinham ido de Jerusalém, diziam: «Ele está possuído por Belzebu»; e também: «É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.»

23 Então Jesus chamou as pessoas e falou com parábolas: «Como é que Satanás pode expulsar Satanás? 24 Se um reino se divide em grupos que lutam entre si, esse reino acabará se destruindo; 25 se uma família se divide em grupos que brigam entre si, essa família não poderá durar. 26 Portanto, se Satanás se levanta e se divide em grupos que lutam entre si, ele não poderá sobreviver, mas também será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas, se antes não amarrar o homem forte. Só depois poderá roubar a sua casa. 28 Eu garanto a vocês: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem dito. 29 Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, pois a culpa desse pecado dura para sempre.» 30 Jesus falou isso porque estavam dizendo: «Ele está possuído por um espírito mau.»

31 Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo: 32 Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: «Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.» 33 Jesus perguntou: «Quem é minha mãe e meus irmãos?» 34 Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»



----------------------------

Ano C: 

I Reis 17:8-16 [17-24]; Salmo 146; Gálatas 1:11-24; Lucas 7:11-17 OU I Reis 17:17-24; Salmo 30; Gálatas 1:11-24; Lucas 7:11-17


I Reis 17:8-16 [17-24]

8 Então Javé dirigiu a palavra a Elias: 9 «Levante-se, vá para Sarepta, que pertence à região de Sidônia, e fique morando aí. Porque eu ordenei a uma viúva que dê comida para você». 10 Elias se levantou e foi para Sarepta. Chegando à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava recolhendo lenha. Elias a chamou e disse: «Por favor! Traga-me um pouco de água no seu balde para eu beber». 11 Quando a mulher já estava indo buscar água, Elias gritou para ela: «Traga-me também um pedaço de pão». 12 Ela respondeu: «Pela vida de Javé, o seu Deus, não tenho nenhum pão feito; tenho apenas um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos para preparar esse resto para mim e meu filho. Depois, vamos comer e ficar esperando a morte». 13 Mas Elias lhe disse: «Não tenha medo! Vá e faça o que está dizendo. Mas primeiro prepare um pãozinho com o que você tem e traga para mim. Só depois você prepara um pão para você e seu filho. 14 Pois assim diz Javé, Deus de Israel: A vasilha de farinha não ficará vazia e a jarra de azeite não se esgotará, até o dia em que Javé mandar chuva sobre a terra». 15 A mulher foi fazer o que Elias tinha mandado. E comeram, tanto ele como também ela e o filho, durante muito tempo. 16 A vasilha de farinha não se esvaziou e a jarra de azeite não se esgotou, como Javé tinha anunciado por meio de Elias.

17 Depois disso, ficou doente o filho dessa mulher, dona da casa, e a doença foi tão grave que ele acabou morrendo. 18 Então ela disse a Elias: «Não quero nada com você, homem de Deus. Será que você veio à minha casa para lembrar minhas culpas e provocar a morte do meu filho?» 19 Elias respondeu: «Dê-me o seu filho». Pegando o menino dos braços dela, Elias o levou até o quarto de cima, onde se achava hospedado e o deitou sobre a sua própria cama. 20 Depois chamou por Javé, dizendo: «Javé, meu Deus, queres castigar até essa viúva que me hospeda, fazendo o filho dela morrer?» 21 Então Elias estendeu-se três vezes sobre o menino e invocou a Javé: «Ó Javé, meu Deus, faze que este menino ressuscite!» 22 Javé atendeu à súplica de Elias, e o menino ressuscitou, tornando a viver. 23 Elias pegou o menino, o desceu do quarto de cima e o entregou à mãe dele, dizendo: «Olhe, seu filho está vivo». 24 A mulher respondeu a Elias: «Agora sei que você é um homem de Deus, e que de fato anuncia a palavra de Javé».



Salmos Litúrgicos Livro V Trigésimo Dia: Oração Matutina

Salmo 146 Lauda, anima mea

ALELUIA! Louvem ao SENHOR. *Louva ó minha alma, ao SENHOR.

2 Enquanto eu viver louvarei ao SENHOR, * enquanto existir, cantarei ao meu Deus.

3 Não confiem em príncipes, * nem em pessoa alguma, em quem não há auxílio. 

4 Porque, dando o derradeiro suspiro, volta o ser humano à terra, * e seus pensamentos estão condenados ao esquecimento.

5 Feliz quem tem Deus por seu auxílio; * quem tem sua esperança no SENHOR seu Deus,

6 O qual fez os céus e a terra, o mar e tudo o que nele existe; * o qual guarda a verdade para sempre. 

7 O qual faz justiça às pessoas oprimidas  e dá pão às famintas,* o SENHOR solta as pessoas aprisionadas.

8 O SENHOR abre os olhos das pessoas cegas. *  levanta as abatidas e ama as justas.

9 O SENHOR guarda quem os peregrina, ampara às pessoas órfãs e às viúvas, * mas transtorna o caminho das pessoas perversas.

10 O SENHOR reinará eternamente; * o teu Deus, ó Sião, é por todas as gerações. Aleluia!



Gálatas 1:11-24

11 Irmãos, eu declaro a vocês: o Evangelho por mim anunciado não é invenção humana. 12 E, além disso, não o recebi nem aprendi através de um homem, mas por revelação de Jesus Cristo. 13 Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. 14 Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados.

15 Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu 16 revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, 17 nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20 Deus é testemunha: o que estou escrevendo a vocês não é mentira. 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia, 22 de modo que as igrejas de Cristo na Judéia não me conheciam pessoalmente. 23 Elas apenas ouviam dizer: «Aquele que nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes procurava destruir.» 24 E louvavam a Deus por minha causa.



Lucas 7:11-17 

11 Em seguida, Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto para enterrar; era filho único, e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade ia com ela. 13 Ao vê-la, o Senhor teve compaixão dela, e lhe disse: «Não chore!» 14 Depois se aproximou, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Então Jesus disse: «Jovem, eu lhe ordeno, levante-se!» 15 O morto sentou-se, e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo, e glorificavam a Deus, dizendo: «Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo.» 17 E a notícia do fato se espalhou pela Judéia inteira, e por toda a redondeza.



OU 



I Reis 17:17-24

17 Depois disso, ficou doente o filho dessa mulher, dona da casa, e a doença foi tão grave que ele acabou morrendo. 18 Então ela disse a Elias: «Não quero nada com você, homem de Deus. Será que você veio à minha casa para lembrar minhas culpas e provocar a morte do meu filho?» 19 Elias respondeu: «Dê-me o seu filho». Pegando o menino dos braços dela, Elias o levou até o quarto de cima, onde se achava hospedado e o deitou sobre a sua própria cama. 20 Depois chamou por Javé, dizendo: «Javé, meu Deus, queres castigar até essa viúva que me hospeda, fazendo o filho dela morrer?» 21 Então Elias estendeu-se três vezes sobre o menino e invocou a Javé: «Ó Javé, meu Deus, faze que este menino ressuscite!» 22 Javé atendeu à súplica de Elias, e o menino ressuscitou, tornando a viver. 23 Elias pegou o menino, o desceu do quarto de cima e o entregou à mãe dele, dizendo: «Olhe, seu filho está vivo». 24 A mulher respondeu a Elias: «Agora sei que você é um homem de Deus, e que de fato anuncia a palavra de Javé».



Salmos Litúrgicos -  Livro 1 – 6º Dia: Oração Matutina

Salmo 30  Exaltabo te, Domine

EU TE EXALTAREI, SENHOR, porque tu me levantaste, * não permitindo que meus adversários se alegrassem sobre mim.

2 Ó SENHOR, Deus meu! * a ti clamei e tu me saraste.

3 Ó SENHOR, redimiste minha alma da sepultura; * vivificaste-me dentre os que descem à cova.

4 Salmodiem ao SENHOR, vocês que vivem em santidade; * rendem graças ao seu santo Nome.

5 Porque dura um momento a sua ira, mas é eterna a sua benevolência; * pode à tarde permanecer o pranto, mas de manhã vem o cântico de júbilo.

6 Dizia eu em minha prosperidade: * Não serei abalado em tempo algum.

7 Ó SENHOR, pela tua misericórdia fortificaste a minha posição; * mas se ocultares tua face, ficarei perturbado.

8 A ti, ó Deus, eu clamo; * ao SENHOR faço minha súplica.

9 De que me aproveita a vida se encontrar a perdição?* Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?

10 Ouve, SENHOR, e compadece-te de mim! * O SENHOR, vem em meu auxilio.

11 Converteste o meu pranto em regozijo; * aliviaste a minha tristeza e me revestiste de alegria.

12 A fim de que meu espírito cante em teu louvor e não se cale; * ó SENHOR, DEUS meu, te louvarei para sempre!



Gálatas 1:11-24

11 Irmãos, eu declaro a vocês: o Evangelho por mim anunciado não é invenção humana. 12 E, além disso, não o recebi nem aprendi através de um homem, mas por revelação de Jesus Cristo. 13 Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. 14 Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados.

15 Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu 16 revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, 17 nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco. 18 Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20 Deus é testemunha: o que estou escrevendo a vocês não é mentira. 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia, 22 de modo que as igrejas de Cristo na Judéia não me conheciam pessoalmente. 23 Elas apenas ouviam dizer: «Aquele que nos perseguia, agora está anunciando a fé que antes procurava destruir.» 24 E louvavam a Deus por minha causa.



Lucas 7:11-17 

11 Em seguida, Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Com ele iam os discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto para enterrar; era filho único, e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade ia com ela. 13 Ao vê-la, o Senhor teve compaixão dela, e lhe disse: «Não chore!» 14 Depois se aproximou, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Então Jesus disse: «Jovem, eu lhe ordeno, levante-se!» 15 O morto sentou-se, e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo, e glorificavam a Deus, dizendo: «Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo.» 17 E a notícia do fato se espalhou pela Judéia inteira, e por toda a redondeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal