ODB161 Quinta-feira:

ODB161 Quinta-feira: Salmo 98; Isaías 49:5-6; Atos 10:1-34

Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 98
Cantate Domino
CANTEM ao SENHOR um cântico novo, pois ele fez maravilhas; * sua mão e seu braço santo alcançaram a vitória.
2 O SENHOR manifestou sua salvação, * revelou justiça entre as nações.
3 Lembrou-se de sua bondade e fidelidade para com a casa de Israel; * viram os confins da terra a divina salvação.
4 Exaltem ao SENHOR, habitantes da terra, * exclamem, alegrem-se e cantem louvores.
5 Cantem louvores ao SENHOR com a harpa, * com a harpa e com voz de canto.
6 Com flauta e som de trombetas, * exultem na presença do SENHOR, o Rei.
7 Ruja o mar e sua plenitude, * o mundo e quem nele habita.
8 Batam palmas os rios; * unânimes aplaudam os montes ao SENHOR.
9 Ante a face do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; * com justiça julgará o mundo, e os povos com imparcialidade. 

Isaías 49:5-6
5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) 6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra».

Atos 10:1-34
1 Na cidade de Cesaréia morava um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica. 2 Era piedoso e, junto com todos os da sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus.
3 Certo dia, pelas três horas da tarde, Cornélio teve uma visão. Viu claramente que um anjo de Deus vinha ao seu encontro, chamando: «Cornélio!» 4 E Cornélio olhou para ele; e cheio de medo perguntou: «O que há, Senhor?» O anjo respondeu: «As orações e esmolas que você fez foram aceitas por Deus em seu favor. 5 Agora, mande alguns homens a Jope para que tragam certo Simão, também chamado Pedro. 6 Ele está hospedado na casa de um curtidor chamado Simão, que vive perto do mar.» 7 Quando o anjo que lhe falava desapareceu, Cornélio chamou dois empregados e um soldado piedoso que estava a seu serviço. 8 Explicou-lhes tudo e os mandou a Jope.
9 No dia seguinte, enquanto eles estavam a caminho e se aproximavam da cidade, ao meio-dia Pedro subiu ao terraço para rezar. 10 Sentiu fome e quis comer; mas enquanto preparavam a comida, Pedro entrou em êxtase. 11 Viu o céu aberto e uma coisa que descia para a terra; parecia uma grande toalha sustentada pelas quatro pontas. 12 Dentro dela havia todo tipo de quadrúpedes, e também répteis da terra e aves do céu. 13 E uma voz lhe disse: «Levante-se, Pedro, mate e coma!» 14 Mas Pedro respondeu: «De modo nenhum, Senhor! Porque eu jamais comi coisa profana e impura!» 15 A voz lhe disse pela segunda vez: «Não chame de impuro o que Deus purificou.» 16 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi recolhida ao céu.
17 Pedro ficou muito perplexo e interrogava a si mesmo o que podia significar a visão que acabava de ter. Nesse momento, os homens enviados por Cornélio perguntaram pela casa de Simão e se apresentaram à porta. 18 Eles chamaram e perguntaram se estava hospedado aí certo Simão, chamado Pedro. 19 E Pedro ainda estava pensando sobre a visão, quando o Espírito lhe disse: «Aí estão três homens que procuram por você. 20 Levante-se, desça e vá com eles sem hesitar, porque fui eu que os mandei.» 21 Pedro desceu ao encontro dos homens e disse: «Sou eu mesmo que vocês estão procurando. Qual é o motivo que os traz aqui?» 22 Eles responderam: «O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus, estimado por todo o povo judeu, recebeu de um anjo santo a ordem de convidar você para ir à casa dele, a fim de escutar o que você tem a lhe dizer.» 23 Pedro então os fez entrar e lhes deu hospedagem. No dia seguinte, Pedro partiu com eles e alguns irmãos de Jope o acompanharam. 24 E no outro dia chegou a Cesaréia. 25 Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se ajoelhou diante dele. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: «Levante-se. Eu também sou apenas um homem.» 27 Depois, continuando a conversar com Cornélio, entrou em casa. Encontrou muitas pessoas reunidas e disse: 28 «Vocês sabem que é proibido para um judeu relacionar-se com um estrangeiro ou entrar na casa dele. Deus, porém, mostrou-me que não se deve dizer que algum homem é profano ou impuro. 29 Por isso, sem hesitar eu vim logo que vocês me mandaram chamar. Agora pergunto: por qual motivo vocês me fizeram vir?»
30 Cornélio então respondeu: «Há quatro dias, nesta mesma hora, eu estava em casa recitando a oração das três horas da tarde, quando se apresentou diante de mim um homem com vestes resplandecentes 31 e me disse: ‘Cornélio, sua oração foi ouvida e suas esmolas foram lembradas diante de Deus. 32 Por isso, mande procurar em Jope certo Simão, chamado Pedro. Ele está hospedado na casa do curtidor Simão, à beira-mar!’ 33 Imediatamente mandei chamá-lo, e foi bom você vir. Agora, portanto, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir o que o Senhor o encarregou de nos dizer.»
34 Pedro então começou a falar: «De fato, estou compreendendo que Deus não faz diferença entre as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal