ODB157 Sábado

 ODB157 Sábado: Salmo 22: 25-31; Amós 9: 7-15; Marcos 4: 30-32

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina
Salmo 22:25-31
Deus, Deus meus
DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? * Por que estás afastado de me auxiliar e de meu sentido clamor?
2 Ó Deus meu, por ti clamo de dia e não me respondes; * também durante a noite e não encontro sossego.
3 E, contudo, tu és santo, * habitando entre os louvores de teu povo.
4 Em ti confiaram nossos pais; * confiaram, e tu os libertaste,
5 A ti clamaram e foram salvos; * em ti confiaram e não foram humilhados.
6 Eu, porém, sou um verme e não um ser humano; * vergonha entre as pessoas  e desprezado do povo.
7 Quem me vê zomba de mim; * estende os beiços e balança a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, pois que o livre; * que o salve, visto que nele se compraz.
9 E, contudo, me fizeste nascer; * e me preservaste no seio de minha mãe.
10 A ti fui confiado desde meu nascimento; * desde o seio de minha mãe, tu és meu Deus poderoso.
11 Não te afastes de mim, que está próxima a adversidade; * e não há quem me preste socorro.
12 Muitos touros me cercaram; * fortes touros de Bazan me rodearam. 
13 Abriram contra mim as suas bocas, * qual leão que despedaça e ruge.
14 Como água me derramei e todos os meus ossos se desconjuntaram; *
o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15 A minha força está seca qual um caco, e a língua se me apega ao paladar; * e me puseste no pó da morte.
16 Porquanto cães me rodearam; cercou-me uma turba de malfeitores; * traspassaram minhas mãos e meus pés.
17 Posso contar todos os meus ossos; * esta gente me vê e me encara.
18 Repartem entre si meus vestidos * e deitam sortes sobre minha roupa.
19 Tu,porém, SENHOR, não te afastes! * O força minha, dá-te pressa em socorrer-me.
20 Livra da espada minha vida; * do poder do cão minha vida preciosa.
21 Salva-me da boca do leão; * sim, ouviste-me dentre os chifres dos búfalos.
22 A meus irmãos e irmãs proclamei teu Nome; * no meio da congregação louvarei, dizendo:
23 Vcês que temem ao SENHOR, louvem-no! * Glorifiquem-no e reverenciem-no vocês, descendentes de Israel.
24 Porque o SENHOR jamais desprezou nem detestou a dor de quem vive a aflição; * nem lhe escondeu a face; mas ouviu quando clamou por socorro.
25 De ti parte meu louvor na grande congregação; * cumprirei meus votos na presença de quem o teme.
26 Pessoas pobres hão de comer e fartar-se; * que busca o SENHOR o louvará; que a alma de vocês viva para sempre!
27 Todos os confins da terra se lembrarão e hão de converter-se ao SENHOR; *renderão culto na tua presença todas as famílias das nações.
28 Porque do SENHOR é o reino; * é ele quem sobre as nações domina.
29 Comerão e adorarão todas as pessoas saciadas da terra; * mas quem domina se ajoelhará diante d’Ele, se inclinará toda pessoa que desce ao pó, já que ninguém pode preservar a própria vida.
30 Servi-lo-á a posteridade; * falar-se-á no SENHOR às gerações futuras.
31 Virão e proclamarão sua justiça; * ao povo, que então surgir, será referido o que ele fez. 

Amós 9:7-15
7 Por acaso, israelitas, para mim vocês são diferentes dos cuchitas? Eu não tirei Israel da terra do Egito? Mas, também não tirei os filisteus de Cáftor? E não fiz os arameus saírem de Quir? 
8 Os olhos do Senhor Javé se voltam para a nação pecadora; e eu vou eliminá-la da face da terra. Mas não vou arrasar completamente a casa de Jacó - oráculo de Javé. 
9 Pois eu darei ordem e sacudirei no meio de todos os povos a casa de Israel, como se abana o trigo na peneira, sem deixar que caia no chão um grãozinho sequer. 
10 Morrerão pela espada todos os pecadores do meu povo, aqueles que dizem: «A desgraça não se aproximará, nunca chegará até nós».
11* Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes, 
12 a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado - oráculo de Javé, que realiza tudo isso.
13 Dias virão - oráculo de Javé - nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas. 
14 Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas. 
15 Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei - diz Javé, o Deus de vocês.

Marcos 4:30-32
30 Jesus dizia ainda: «Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar? 
31 O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. 
32 Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra.»



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal