ODB130 Quarta-feira

ODB130 Quarta-feira: Salmo 119:9-16; Ageu 2:1-9,20-23; João 12:34-50

Salmos Litúrgicos - Livro V – 24º Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:9-16 
  II. In quo corrigit?
9  COMO pode alguém jovem guardar puro o seu caminho? * Conduzindo-se pela tua palavra.
10 Tenho-te buscado de todo o meu coração; * não permitas que me desvie de teus mandamentos.
11 Tenho guardada em meu coração a tua palavra, * para não pecar contra ti.
12 Bendito és tu, ó SENHOR; * ensina-me os teus mandamentos.
13 Com meus lábios tenho contado * todos os juízos que proferiste.
14 Mais me alegro com o caminho de teus testemunhos, * do que em todas as riquezas.
15 Meditarei em teus preceitos, * e terei sempre em vista as tuas veredas.
16 Terei prazer nas tuas leis, * jamais me esquecerei da tua palavra.

Ageu 2:1-9,20-23
1 No dia vinte e um do sétimo mês, a palavra de Javé foi dirigida por meio do profeta Ageu nestes termos: 
2 Diga ao governador da Judéia, Zorobabel, filho de Salatiel, ao chefe dos sacerdotes, Josué, filho de Josedec, e ao resto do povo: 
3 Entre vocês há algum sobrevivente que tenha visto esse Templo no seu antigo esplendor? Que acham dele agora? Em comparação com o antigo, não lhes parece que este nem existe? 
4 E agora, coragem, Zorobabel! - oráculo de Javé. Coragem, Josué, filho de Josedec, chefe dos sacerdotes! Coragem, povo todo da terra! É o que Javé diz. Mãos à obra, pois eu estou com vocês - oráculo de Javé dos exércitos - 
5 conforme a palavra da Aliança que estabeleci com vocês, quando saíram do Egito. O meu espírito estará com vocês. Não tenham medo!
6 Porque assim diz Javé dos exércitos: Daqui a pouco tempo eu estarei balançando os céus e a terra, o mar e a terra firme. 
7 Vou sacudir todas as nações e, então, as riquezas das nações hão de vir para cá, e assim eu encherei este Templo com a minha glória, diz Javé dos exércitos. 
8 Toda a prata é minha, todo o ouro me pertence!, diz Javé dos exércitos. 
9 A glória futura deste Templo será bem maior que a de antes, diz Javé dos exércitos. Neste lugar eu estabelecerei a paz, diz Javé dos exércitos.
20 No dia vinte e quatro, pela segunda vez, a palavra de Javé foi dirigida a Ageu nestes termos: 
21 Fale a Zorobabel, governador da Judéia: Eu vou balançar os céus e a terra. 
22 Vou derrubar os tronos dos reis, vou acabar com a força dos reinos das nações. Derrubarei o carro de guerra com o seu condutor; cavalos e cavaleiros cairão, cada um ferido pela espada de seu próprio companheiro. 
23 Nesse dia - oráculo de Javé dos exércitos - eu tomarei você, Zorobabel, meu servo, filho de Salatiel - oráculo de Javé - e farei de você um selo, pois você é o meu escolhido - oráculo de Javé dos exércitos.

João 12:34-50
34 A multidão disse a Jesus: «A Lei nos diz que o Messias vai permanecer aqui para sempre. Como podes dizer que é preciso que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?» 
35 Jesus respondeu: «A luz ainda estará no meio de vocês por um pouco de tempo. Procurem caminhar enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não alcancem vocês. Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo. 
36 Enquanto vocês têm a luz, acreditem na luz, para que vocês se tornem filhos da luz.» Depois de dizer isso, Jesus foi embora e se escondeu deles.
37 Apesar de Jesus ter realizado na presença deles tantos sinais, não acreditaram nele. 
38 Assim se cumpriu a palavra dita pelo profeta Isaías: «Senhor, quem acreditou em nossa mensagem? Para quem foi revelada a força do Senhor?» 
39 O próprio Isaías mostrou a razão pela qual eles não podiam acreditar: 
40 «Deus cegou os olhos deles e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e não compreendam com o coração, a fim de que não se convertam, e eu tenha que curá-los.» 
41 Isaías falou assim, porque viu a glória de Jesus e falou a respeito dele. 
42 Entretanto, até mesmo entre os chefes dos judeus houve quem acreditasse em Jesus. Mas, por causa dos fariseus, não se atreviam a confessar isso em público, para não serem expulsos da sinagoga. 
43 É que eles preferiam a glória humana à glória que vem de Deus.
44 Então Jesus disse, gritando: «Quem acredita em mim, não é em mim que acredita, mas naquele que me enviou. 
45 Quem me vê, vê também aquele que me enviou. 
46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas. 
47 Eu não condeno quem ouve as minhas palavras e não obedece a elas, porque eu não vim para condenar o mundo, mas para salvar o mundo. 
48 Quem me rejeita e não aceita minhas palavras, já tem o seu juiz: a palavra que eu falei será o seu juiz no último dia. 
49 Porque eu não falei por mim mesmo. O Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 
50 E eu sei que o mandamento dele é a vida eterna. Portanto, o que digo, eu o digo conforme o Pai me disse.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal