DFP20b 1º Domingo na Quaresma

DFP20b 1º Domingo na Quaresma 
COLETA PARA O 1º Domingo na Quaresma
Onipotente Deus, cujo bendito Filho foi conduzido pelo Espírito para ser tentado pelo demônio, apressa-te em socorrer a nós, que somos assaltados por muitas tentações, nós te rogamos. E, assim como conheces as fraquezas de cada um de nós, permite que cada qual encontre em Ti o poder de salvação. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


ANO B: Gênesis 9:8-17; Salmo 25:1-10; I Pedro 3:18-22; Marcos 1:9-15

Gênesis 9:8-17

8. Disse também Deus a Noé e as seus filhos:
9. “Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade,
10. assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra.
11. Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra.”
12. Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras:
13. Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra.
14. Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens,
15. e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura.
16. Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda espécie que estão sobre a terra.”
17. Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra.”


Salmo 25:1-10
Ad te, Domine, levavi
A TI, Ó SENHOR, * elevo minha alma.
2 Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; * não me subjuguem meus adversários.
3 Sim, ninguém dos que em ti esperam seja confundido; * confundidos sejam os que mesmo sem causa te negam.
4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; * ensina-me a andar por eles.
5 Guia-me na tua fidelidade e me instrui; * porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.
6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades; * porque elas são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados de minha mocidade e das minhas transgressões; * mas, na tua misericórdia, recorda-te de mim; por amor de tua bondade, ó SENHOR! 
8 Bondoso e justo é o SENHOR; * pelo que ensinará o caminho aos pecadores.
9 Guiará os humildes na retidão; * aos pobres ensinará seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são benevolência e verdade; * para os que guardam sua aliança e seus preceitos.

I Pedro 3:18-22
18. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.
19. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes,
20. quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água.
21. Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo.
22. Esse Jesus Cristo, tendo subido ao céu, está assentado à direita de Deus, depois de ter recebido a submissão dos anjos, dos principados e das potestades.

Marcos 1:9-15
9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
11. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."
12. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13. Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam.
14. Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15. "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal