DFP61A

DFP61A Domingo: Próprio 20 (TC25)

Semicontínuas: Êxodo 16:2-15; Salmo 105:1-6,37-45; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16 
Complementares: Jonas 3:10-4:11; Salmo 145:1-8; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16


Próprio 20, domingo de 18 a 24 de setembro - Tempo Comum 25
Concede, ó Senhor, que não andemos ansiosos quanto às coisas materiais, que são passageiras, mas que amemos as celestiais que permanecem para sempre, aprendendo assim a nos diminuirmos para sermos exaltados, vivendo uma vida de serviço em nome de  Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.


Ano A: 
Semicontínuas: Êxodo 16:2-15; Salmo 105:1-6,37-45; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16 
Complementares: Jonas 3:10-4:11; Salmo 145:1-8; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16


Semicontínuas: Êxodo 16:2-15; Salmo 105:1-6,37-45; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16 

Êxodo 16:2-15

2 Toda a comunidade de Israel murmurou contra Moisés e Aarão no deserto, 
3 dizendo: «Era melhor termos sido mortos pela mão de Javé na terra do Egito, onde estávamos sentados junto à panela de carne, comendo pão com fartura. Vocês nos trouxeram a este deserto para fazer toda esta multidão morrer de fome!»
4 Javé disse a Moisés: «Farei chover pão do céu para vocês: o povo sairá para recolher a porção de cada dia, para que eu o experimente e veja se ele observa a minha lei, ou não. 
5 No sexto dia, porém, eles deverão preparar o que recolheram, e será o dobro do que recolhem nos outros dias».
6 Então Moisés e Aarão disseram a toda a comunidade de Israel: «À tarde vocês saberão que foi Javé quem os tirou do Egito. 
7 E, pela manhã, vocês verão a glória de Javé, porque Javé ouviu as murmurações que vocês fizeram contra ele. Quem somos nós, para vocês murmurarem contra nós?» 
8 Moisés disse mais: «Esta tarde, Javé dará carne para vocês comerem e, pela manhã, pão com fartura, pois ele ouviu a murmuração que vocês fizeram contra ele. Quem somos nós? As murmurações de vocês não são contra nós, e sim contra Javé».
9 Moisés disse a Aarão: «Diga a toda a comunidade de Israel: ‘Aproximem-se de Javé, pois ele ouviu as murmurações que vocês fizeram’ «. 
10 Enquanto Aarão falava para toda a comunidade de Israel, olharam para o deserto e viram que a glória de Javé aparecia numa nuvem. 
11 Javé falou a Moisés: 
12 «Eu escutei as murmurações dos filhos de Israel. Diga-lhes que comerão carne à tarde e, pela manhã, se fartarão de pão. Assim ficarão sabendo que eu sou Javé seu Deus».
13 À tarde, um bando de codornizes cobriu todo o acampamento e, pela manhã, havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 
14 Quando a camada de orvalho se evaporou, na superfície do deserto apareceram pequenos flocos, como cristais de gelo. 
15 Ao verem, os filhos de Israel perguntaram: «Que é isso?» Porque não sabiam o que era. 

Salmo 105:1-6,37-45 Confitemini Domino (LOC) 
RENDAM graças ao SENHOR, invoquem o seu Nome; * façam conhecidos os seus feitos entre os povos.
2 Cantem-lhe, cantem-lhe louvores; * meditem em todas as suas maravilhas.
3 Gloriem-se no seu santo Nome, * regozije-se o coração de que busca o SENHOR.
4 Busquem o SENHOR e a sua fortaleza. * Busquem perpetuamente a sua face.
5 Lembremse das maravilhas que tem feito, * dos seus milagres e dos julgamentos, que proferiu.
6 Vocês, descendência de Abraão, seu servo, * vocês, descendência de Jacó, sua escolhida.
37 Fez o povo sair do Egito com prata e ouro, *e não houve nele ninguém que fraquejasse.
38 Regozijou-se o Egito quando saíram, *porque o temor os dominava.
39 Estendeu uma nuvem para servir de cobertura, *e um fogo para alumiar de noite.
40 Pediram, e ele fez vir codornizes, *e os saciou de pão do céu.
41 Fendeu a rocha e brotaram águas, *as quais correram, qual rio, pelos lugares áridos.
42 Porquanto ele se lembrou de sua santa palavra, *e de Abraão, seu servo.
43 Fez sair com alegria o seu povo, *e com canto de júbilo as pessoas que escolhera.
44 Deu-lhes as terras das nações, *e herdaram o trabalho dos povos;
45 Para que guardassem os seus mandamentos, *e observassem as suas leis.

Filipenses 1:21-30
21 Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 
22 Mas, se eu ainda continuar vivendo, poderei fazer algum trabalho útil. Por isso é que não sei bem o que escolher. 
23 Fico na indecisão: meu desejo é partir dessa vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor. 
24 No entanto, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver. 
25 Convencido disso, sei que vou ficar com vocês. Sim, vou ficar com todos vocês, para ajudá-los a progredir e a ter alegria na fé. 
26 Assim, quando eu voltar para junto de vocês, o orgulho de vocês em Jesus Cristo irá aumentar por causa de mim.
27 Uma só coisa: comportem-se como pessoas dignas do Evangelho de Cristo. Desse modo, indo vê-los ou estando longe, eu ouça dizer que vocês estão firmes num só espírito, lutando juntos numa só alma pela fé do Evangelho, 
28 e que vocês não têm medo de seus adversários. Para eles, isso é sinal de perdição, mas para vocês é sinal de salvação, e isso vem de Deus. 
29 Pois Deus concedeu a vocês não só a graça de acreditar em Cristo, mas também de sofrer por ele, 
30 empenhados na mesma luta em que vocês me viram empenhado, e na qual, como vocês sabem, ainda agora me empenho.

Mateus 20:1-16 
1 «De fato, o Reino do Céu é como um patrão, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3 Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo. Viu outros que estavam desocupados na praça, 4 e lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha. Eu lhes pagarei o que for justo’. 5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados?’ 7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha’. 8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chame os trabalhadores, e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros’. 9 Chegaram aqueles que tinham sido contratados pelas cinco da tarde, e cada um recebeu uma moeda de prata. 10 Em seguida chegaram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. No entanto, cada um deles recebeu também uma moeda de prata. 11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12 ‘Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!’ 13 E o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata? 14 Tome o que é seu, e volte para casa. Eu quero dar também a esse, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. 15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que eu quero com aquilo que me pertence? Ou você está com ciúme porque estou sendo generoso?’ 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.»


Complementares: Jonas 3:10-4:11; Salmo 145:1-8; Filipenses 1:21-30; Mateus 20:1-16

Jonas 3:10-4:11
10 Deus viu o que eles fizeram e como se converteram de sua má conduta; então, desistiu do mal com que os tinha ameaçado, e não o executou.
Jonas 4:1-11
1 Jonas ficou muito desgostoso e despeitado. 2 E rezou a Javé: «Ah! Javé! Não era justamente isso que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que tu és um Deus compassivo e clemente, lento para a ira e cheio de amor, e que voltas atrás nas ameaças feitas. 3 Se é assim, Javé, tira a minha vida, pois eu acho melhor morrer do que ficar vivo».
4 Javé respondeu-lhe: «Está certo você ficar irritado desse jeito?»
5 Jonas saiu da cidade e ficou no lado do nascer do sol. Aí fez uma cabana e sentou-se na sombra, esperando para ver o que aconteceria com a cidade. 6 O Senhor Javé fez nascer uma mamoneira, que cresceu de modo a fazer sombra sobre a cabeça de Jonas e livrá-lo de uma insolação. E Jonas ficou muito contente com essa mamoneira. 7 Então, na madrugada seguinte, Deus enviou um verme que prejudicou a mamoneira, e ela secou. 8 Quando o sol nasceu, Javé mandou um vento quente e sufocante; e o sol abrasava a cabeça de Jonas, a ponto de fazê-lo desmaiar. E Jonas tornou a pedir a morte, dizendo: «Prefiro morrer do que ficar vivo!» 9 Deus perguntou a Jonas: «Está certo você ficar com tanta raiva por causa da mamoneira?» Ele respondeu: «Sim, está certo eu ficar com raiva, a ponto de pedir a morte». 10 Javé lhe disse: «Você está com dó de uma mamoneira, que não lhe custou trabalho, que não foi você quem a fez crescer, que brotou numa noite e na outra morreu? 11 E eu, será que não vou ter pena de Nínive, esta cidade enorme, onde moram mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir a direita da esquerda, além de tantos animais?»


Salmo 145:1-8 Exaltado te, Deus  (LOC)
 TE EXALTAREI, ó Deus, Rei meu, * e bendirei o teu Nome por todo o sempre.
2 Todos os dias te bendirei, * e louvarei teu Nome por todo o sempre.
3 Excelso é o SENHOR e mui digno de louvor, * e sua grandeza é insondável.
4 Uma geração a outra louvará as tuas obras, * e manifestará teus feitos poderosos.
5 Quanto a mim, falarei do glorioso esplendor de tua majestade, * e de tuas maravilhosas obras eu cantarei.
6 As pessoas proclamarão teus prodígios, * e eu exaltarei a tua majestade.
7 Divulgarão a memória de tua muita bondade, * e com júbilo cantarão a tua justiça.
8 Clemente e compassivo é o SENHOR, * tardio em se irar e de infinita misericórdia.

Filipenses 1:21-30
21 Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22 Mas, se eu ainda continuar vivendo, poderei fazer algum trabalho útil. Por isso é que não sei bem o que escolher. 23 Fico na indecisão: meu desejo é partir dessa vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor. 24 No entanto, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver. 25 Convencido disso, sei que vou ficar com vocês. Sim, vou ficar com todos vocês, para ajudá-los a progredir e a ter alegria na fé. 26 Assim, quando eu voltar para junto de vocês, o orgulho de vocês em Jesus Cristo irá aumentar por causa de mim.
27 Uma só coisa: comportem-se como pessoas dignas do Evangelho de Cristo. Desse modo, indo vê-los ou estando longe, eu ouça dizer que vocês estão firmes num só espírito, lutando juntos numa só alma pela fé do Evangelho, 28 e que vocês não têm medo de seus adversários. Para eles, isso é sinal de perdição, mas para vocês é sinal de salvação, e isso vem de Deus. 29 Pois Deus concedeu a vocês não só a graça de acreditar em Cristo, mas também de sofrer por ele, 30 empenhados na mesma luta em que vocês me viram empenhado, e na qual, como vocês sabem, ainda agora me empenho.

Mateus 20:1-16 
1 «De fato, o Reino do Céu é como um patrão, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 
2 Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 
3 Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo. Viu outros que estavam desocupados na praça, 
4 e lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha. Eu lhes pagarei o que for justo’. 
5 E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 
6 Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados?’ 
7 Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha’. 
8 Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chame os trabalhadores, e pague uma diária a todos. Comece pelos últimos, e termine pelos primeiros’. 
9 Chegaram aqueles que tinham sido contratados pelas cinco da tarde, e cada um recebeu uma moeda de prata. 
10 Em seguida chegaram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. No entanto, cada um deles recebeu também uma moeda de prata. 
11 Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 
12 ‘Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor do dia inteiro!’ 
13 E o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos uma moeda de prata? 
14 Tome o que é seu, e volte para casa. Eu quero dar também a esse, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. 
15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que eu quero com aquilo que me pertence? Ou você está com ciúme porque estou sendo generoso?’ 
16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.»



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal