oda253 Quarta

oda253 Quarta 
Complementares:
Salmo 18:1-19; Jó 36:24-33; 37:14-24; Mateus 8:23-27 
Semicontínuas: Salmo 28; Gênesis 40:1-23; Mateus 8: 23-27 

Complementares: 
Salmo 18:1-19    Diligam te, Domine   (LOC)
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
4 Invocarei o Nome do SENHOR, que é digno de ser louvado, * e me livrarei dos meus adversários.
5 Rodeavam-me laços de morte, * e torrentes de impiedade me amedrontavam.
6 Cercaram-me tristezas do inferno, * e laços de morte me atingiram.
7 Na angústia clamei ao SENHOR, gritei por socorro a meu Deus; * ouviu de seu templo minha voz e meu clamor chegou a seus ouvidos.
8 Então a terra se abalou e tremeu; * e moveram-se também os fundamentos dos montes com a sua ira.
9 De seu fôlego subiu fumo e fogo que consumia; * dele saíram brasas ardentes.
10 Abaixou os céus e desceu, * e a escuridão estava sob ele.
11 E voou, * sim, voou sobre as asas do vento.
12 Fez das trevas um esconderijo; * cercavam-no a escuridão das águas e as nuvens do céu.
13 Ao resplendor da sua presença, * as nuvens se espalharam.
14 E o Altíssimo fez soar a sua voz; * o SENHOR fez trovejar no céu.
15 Enviou suas setas e os espalhou; * despediu raios e os derrotou.
16 Descobriram-se então as profundezas das águas e os fundamentos do mundo, * pela repreensão do SENHOR e o vento, que enviou.
17 Do alto estendeu o seu braço e me tomou; * tirou-me das muitas águas.
18 Livrou-me de pessoas fortes que eram contra mim e daqueles  que me aborreciam, * pois eram mais poderosas do que eu.
19 Atacaram-me no dia do infortúnio; * mas o SENHOR foi meu amparo.

Jó 36: 24-33; 37: 14-24
24 Lembre-se de exaltar as suas obras,
às quais os homens dedicam
cânticos de louvor.
25 Toda a humanidade as vê;
de lugares distantes
os homens as contemplam.
26 Como Deus é grande!
Ultrapassa o nosso entendimento!
Não há como calcular
os anos da sua existência.
27 "Ele atrai as gotas de água,
que se dissolvem
e descem como chuva
para os regatos;
28 as nuvens as despejam em aguaceiros
sobre a humanidade.
29 Quem pode entender
como ele estende as suas nuvens,
como ele troveja
desde o seu pavilhão?
30 Observe como ele espalha
os seus relâmpagos ao redor,
iluminando até as profundezas do mar.
31 É assim que ele governa as nações
e lhes fornece grande fartura.
32 Ele enche as mãos de relâmpagos
e lhes determina o alvo
que deverão atingir.
33 Seu trovão anuncia a tempestade
que está a caminho;
até o gado a pressente.
Jó  37:14-24
14 "Escute isto, Jó;
pare e reflita nas maravilhas de Deus.
15 Acaso você sabe como Deus
comanda as nuvens
e faz brilhar os seus relâmpagos?
16 Você sabe como ficam
suspensas as nuvens,
essas maravilhas daquele
que tem perfeito conhecimento?
17 Você, que em sua roupa
desfalece de calor
quando a terra fica amortecida
sob o vento sul,
18 pode ajudá-lo a estender os céus,
duros como espelho de bronze?
19 "Diga-nos o que devemos
dizer a ele;
não podemos elaborar a nossa defesa
por causa das nossas trevas.
20 Deve-se dizer-lhe
o que lhe quero falar?
Quem pediria para ser devorado?
21 Ninguém pode olhar
para o fulgor do sol nos céus
depois que o vento os clareia.
22 Do norte vem luz dourada;
Deus vem em temível majestade.
23 Fora de nosso alcance
está o Todo-poderoso,
exaltado em poder;
mas, em sua justiça e retidão,
não oprime ninguém.
24 Por isso os homens o temem;
não dá ele atenção
a todos os sábios de coração?"

Mateus 8: 23-27
23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.
25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!"
26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

Semicontínuas:

Salmo 28   Ad te, Domine   (LOC)
A TI clamo, SENHOR, rocha minha! Não sejas indiferente para comigo; *se te calares, serei como os que descem à sepultura.
2 Ouve minha súplica, quando imploro teu auxílio; * quando as mãos elevo para teu santuário.
3 Não me abandones entre gente perversa, nem com os quem pratica maldade; *gente que fala de paz a seu próximo, mas têm a maldade no coração.
4 Dá-lhes segundo a malícia dos seus esforços; * e a obra de suas mãos.
5 Porque não atentam para as obras do SENHOR, * sofrerão perpétua destruição.
6 Bendito seja o SENHOR, * porque ouviu a voz de minhas súplicas.
7 O SENHOR é minha fortaleza e meu escudo; nele confio e sou ajudado; *por isso, meu coração exulta e lhe canta louvores.
8 O SENHOR é a força de seu povo; * e também a fortaleza de seu escolhido.
9 Salva o teu povo e abençoa os que são teus; * apascenta e exalta-os para todo o sempre!

Gênesis 40:1-23
1 Algum tempo depois, o copeiro e o padeiro do rei do Egito fizeram uma ofensa ao seu senhor, o rei do Egito.
2 O faraó irou-se com os dois oficiais, o chefe dos copeiros e o chefe dos padei­ros,
3 e mandou prendê-los na casa do capitão da guarda, na pri­são em que José estava.
4 O capitão da guarda os deixou aos cuidados de José, que os servia. Depois de certo tempo,
5 o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam na prisão, sonharam. Cada um teve um sonho, ambos na mesma noite, e cada sonho tinha a sua própria interpretação.
6 Quando José foi vê-los na manhã seguin­te, notou que estavam abati­dos.
7 Por isso per­guntou aos oficiais do faraó, que também esta­vam presos na casa do seu senhor: "Por que hoje vocês estão com o semblante triste?"
8 Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete".
Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpre­tações? Contem-me os sonhos".
9 Então o chefe dos copeiros contou o seu sonho a José: "Em meu sonho vi diante de mim uma videira,
10 com três ramos. Ela brotou, flo­resceu e deu uvas que amadureciam em cachos.
11 A taça do faraó estava em minha mão. Peguei as uvas, e as espremi na taça do faraó, e a entre­guei em sua mão".
12 Disse-lhe José: "Esta é a interpretação: os três ramos são três dias.
13 Dentro de três dias o faraó vai exaltá-lo e restaurá-lo à sua posi­ção, e você servirá a taça na mão dele, como costumava fazer quando era seu copeiro.
14 Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão,
15 pois fui trazido à força da terra dos hebreus, e também aqui nada fiz para ser jogado neste calabouço".
16 Ouvindo o chefe dos padeiros essa inter­pretação favorável, disse a José: "Eu também tive um sonho: sobre a minha cabeça havia três cestas de pão branco.
17 Na cesta de cima havia todo tipo de pães e doces que o faraó aprecia, mas as aves vinham comer da cesta que eu trazia na ca­beça".
18 E disse José: "Esta é a interpretação: as três cestas são três dias.
19 Den­tro de três dias o faraó vai decapitá-lo e pendurá-lo numa árvore. E as aves comerão a sua carne".
20 Três dias depois era o aniversário do faraó, e ele ofereceu um ban­quete a todos os seus conselheiros. Na presença deles reapresen­tou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros;
21 res­taurou à sua posição o chefe dos copeiros, de modo que ele voltou a ser aquele que servia a taça do faraó,
22 mas ao chefe dos padeiros mandou enforcar, como José lhes dissera em sua interpretação.
23 O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esque­ceu-se dele.

Mateus 8: 23-27
23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.
25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!"
26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"



-----------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal