oda241 Quarta

oda241 Quarta
Complementares: Salmo 119:121-128; Provérbios 1: 1-7, 20-33; Marcos 4: 30-34 
Semicontínuas:  Salmo 65: 8-13; Gênesis 46: 2-47:12; Marcos 4: 30-34  

Complementares:

Salmo 119:121-128   (LOC)
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sexto Dia: Oração Matutina
Salmo 119:121-128
  XVI. Feci judicium
TENHO usado de justiça e retidão; * não me abandones na mão de quem me oprime.
122 Sê fiador de quem te serve para o bem; * não deixes que me oprimam as pessoas soberbas.
123 Meus olhos esmorecem, esperando a tua salvação; * e por tua palavra de justiça.
124 Procede com quem te serve conforme a tua benignidade; * e ensina-me teus estatutos.
125 Sou alguem que te serve; dá-me entendimento, * para compreender os teus testemunhos.
126 SENHOR, é tempo de agir, * não atentam para a tua lei.
127 Quanto a mim, amo teus mandamentos, * mais do que o ouro puríssimo.
128 Por isso tenho procurado observar todos os teus preceitos, * fugindo do caminho errado.
Provérbios 1:1-7, 20-33
1 Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
2 Eles ajudarão a experimentar
a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras
que dão entendimento;
3 a viver com disciplina e sensatez,
fazendo o que é justo, direito e correto;
4 ajudarão a dar prudência
aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens.
5 Se o sábio lhes der ouvidos,
aumentará seu conhecimento,
e quem tem discernimento
obterá orientação
6 para compreender provérbios e parábolas,
ditados e enigmas dos sábios.
Exortações para abraçar a sabedoria
7 O temor do Senhor
é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam
a sabedoria e a disciplina.
20 A sabedoria clama em alta voz nas ruas,
ergue a voz nas praças públicas,
21 nas esquinas das ruas barulhentas
ela clama,
nas portas da cidade faz o seu discurso:
22 "Até quando vocês, inexperientes,
irão contentar-se
com a sua inexperiência?
Vocês, zombadores,
até quando terão prazer na zombaria?
E vocês, tolos,
até quando desprezarão o conhecimento?
23 Se acatarem a minha repreensão,
eu darei a vocês um espírito de sabedoria
e revelarei a vocês os meus pensamentos.
24 Vocês, porém, rejeitaram o meu convite;
ninguém se importou
quando estendi minha mão!
25 Visto que desprezaram totalmente
o meu conselho
e não quiseram aceitar a minha repreensão,
26 eu, de minha parte,
vou rir-me da sua desgraça;
zombarei quando o que temem
se abater sobre vocês,
27 quando aquilo que temem
abater-se sobre vocês
como uma tempestade,
quando a desgraça os atingir
como um vendaval,
quando a angústia e a dor os dominarem.
28 "Então vocês me chamarão,
mas não responderei;
procurarão por mim,
mas não me encontrarão.
29 Visto que desprezaram o conhecimento
e recusaram o temor do Senhor,
30 não quiseram aceitar o meu conselho
e fizeram pouco caso da minha advertência,
31 comerão do fruto da sua conduta
e se fartarão de suas próprias maquinações.
32 Pois a inconstância dos inexperientes
os matará,
e a falsa segurança dos tolos os destruirá;
33 mas quem me ouvir viverá em segurança
e estará tranquilo, sem temer nenhum mal".

Marcos 4: 30-34
30 Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo?
31 É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra.
32 No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".
33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.
34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Semicontínuas: 

Salmos Litúrgicos Livro II Duodécimo Dia: Oração Vespertina  (LOC)
Salmo 65:8-13 Te decet hymnus
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde.
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Gênesis 46:2-47:12
2 E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: "Jacó! Jacó!"
"Eis-me aqui", respondeu ele.
3 "Eu sou Deus, o Deus de seu pai", disse ele. "Não tenha medo de descer ao Egito, por­que lá farei de você uma grande nação.
4 Eu mes­mo descerei ao Egito com você e certamente o trarei de volta. E a mão de José fecha­rá os seus olhos."
5 Então Jacó partiu de Berseba. Os filhos de Israel levaram seu pai, Jacó, seus filhos e as suas mulheres nas carruagens que o faraó tinha envia­do.
6 Também levaram os seus rebanhos e os bens que tinham adqui­rido em Canaã. Assim Jacó foi para o Egito com toda a sua descendên­cia.
7 Levou consigo para o Egito seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, isto é, todos os seus descenden­tes.
8 Estes são os nomes dos israelitas, Jacó e seus descendentes, que foram para o Egito:
Rúben, o filho mais velho de Jacó.
9 Estes foram os filhos de Rúben:
Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
10 Estes foram os filhos de Simeão:
Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar
e Saul, filho de uma cananeia.
11 Estes foram os filhos de Levi:
Gérson, Coate e Merari.
12 Estes foram os filhos de Judá:
Er, Onã, Selá, Perez e Zerá.
Er e Onã morreram na terra de Canaã.
Estes foram os filhos de Perez:
Hezrom e Hamul.
13 Estes foram os filhos de Issacar:
Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.
14 Estes foram os filhos de Zebulom:
Serede, Elom e Jaleel.
15 Foram esses os filhos que Lia deu a Jacó em Padã-Arã, além de Diná, sua filha. Seus des­cendentes eram ao todo trinta e três.
16 Estes foram os filhos de Gade:
Zefom, Hagi, Suni, Esbom,
Eri, Arodi e Areli.
17 Estes foram os filhos de Aser:
Imna, Isvá, Isvi e Berias,
e a irmã deles, Sera.
Estes foram os filhos de Berias:
Héber e Malquiel.
18 Foram esses os dezesseis descendentes que Zil­pa, serva que Labão tinha dado à sua filha Lia, deu a Jacó.
19 Estes foram os filhos de Raquel, mulher de Jacó:
José e Benjamim.
20 Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu dois filhos a José no Egito: Manassés e Efraim.
21 Estes foram os filhos de Benjamim:
Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã,
Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.
22 Foram esses os ca­torze descendentes que Raquel deu a Jacó.
23 O filho de Dã foi Husim.
24 Estes foram os filhos de Naftali:
Jazeel, Guni, Jezer e Silém.
25 Foram esses os sete descendentes que Bila, serva que Labão tinha dado à sua filha Ra­quel, deu a Jacó.
26 Todos os que foram para o Egito com Jacó, todos os ­seus descendentes, sem contar as mulheres de seus filhos, totalizaram sessenta e seis pessoas.
27 Com mais os dois filhos que nas­ceram a José no Egito, os mem­bros da família de Jacó que foram para o Egito chegaram a seten­ta.
28 Ora, Jacó enviou Judá à sua frente a Jo­sé, para saber como ir a Gósen. Quando lá che­garam,
29 José, de carruagem pronta, partiu para Gósen para encontrar-se com seu pai, Israel. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e, abra­çado a ele, chorou longamente.
30 Israel disse a José: "Agora já posso mor­rer, pois vi o seu rosto e sei que você ainda está vivo".
31 Então José disse aos seus irmãos e a toda a família de seu pai: "Vou partir e informar ao faraó que os meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para cá.
32 Direi que os homens são pastores, cuidam de rebanhos, e trouxeram consigo suas ovelhas, seus bois e tudo quanto lhes pertence.
33 Quando o faraó mandar chamá-los e perguntar: 'Em que vocês trabalham?',
34 respondam-lhe assim: 'Teus servos criam rebanhos desde pequenos, como o fizeram nossos antepassados'. Assim lhes será per­mitido habitar na região de Gósen, pois todos os pastores são desprezados pelos egípcios".
Gênesis 47:1-12
1 José foi dar as notícias ao faraó: "Meu pai e meus irmãos chegaram de Canaã com suas ovelhas, seus bois e tudo o que lhes pertence, e estão agora em Gósen".
2 Depois escolheu cinco de seus irmãos e os apresentou ao faraó.
3 Perguntou-lhes o faraó: "Em que vocês trabalham?"
Eles lhe responderam: "Teus servos são pastores, como os nossos antepassados".
4 Disseram-lhe ainda: "Vie­mos morar aqui por uns tempos, porque a fome é rigorosa em Ca­naã, e os rebanhos de teus servos não têm pasta­gem. Agora, por favor, permite que teus servos se estabeleçam em Gósen".
5 Então o faraó disse a José: "Seu pai e seus irmãos vieram a você,
6 e a terra do Egito está a sua disposição; faça com que seu pai e seus irmãos habitem na melhor parte da terra. Deixe-os morar em Gósen. E, se você vê que alguns deles são competentes, ponha-os como responsáveis por meu reba­nho".
7 Então José levou seu pai Jacó ao faraó e o apresentou a ele. Depois Jacó abençoou o faraó,
8 e este lhe perguntou: "Quantos anos o senhor tem?"
9 Jacó respondeu ao faraó: "São cento e trinta os anos da minha peregrina­ção. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos da pe­regrinação dos meus antepassados".
10 Então, Jacó abençoou o faraó e retirou-se.
11 José instalou seu pai e seus irmãos e deu-lhes propriedade na melhor parte das terras do Egito, na região de Ramessés, conforme a or­dem do faraó.
12 Providenciou também sustento para seu pai, para seus irmãos e para toda a sua família, de acordo com o número de filhos de cada um.

Marcos 4:30-34
30 Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo?
31 É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra.
32 No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".
33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.
34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.



 ------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal