oda233 Segunda

oda233 Segunda
Complementares: Salmo 75; Naum 1:1-13; Apocalipse 14: 12-20 
Semicontínuas: Salmo 139:13-18; Gênesis 32: 3-21; Apocalipse 14:12-20

Complementares:

Salmos Litúrgicos Livro III  Décimo Quinto Dia: Oração Matutina   (LOC)
Salmo 75
Confitebimur tibi
GRAÇAS te rendemos, ó Deus, graças te rendemos, pois próximo está o teu Nome; * as pessoas anunciam as tuas maravilhas.
2 Quando chegar o tempo marcado* eu então julgarei com justiça.
3 Ainda que a terra e tudo que nela existe se desfaçam, * sou eu mesmo quem apruma as suas colunas.
4 A quem é insolente eu digo: Não sejas assim; * e às pessoas perversas: Não sejam prepotentes.
5 Não levantem, como orgulho, sua fronte, * nem falem com modo altivo.
6 Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, * nem do Sul vem auxilio.
7 Mas o juiz é Deus; * que umas pessoas abate e outras exalta.
8 Pois na mão do SENHOR há um cálice, cujo vinho ferve, está cheio de mistura; * dele o dá a beber e hão de sorvê-lo inteiramente todas as pessoas perversas da terra.
9 E eu, afirmo; *  para sempre cantarei louvores ao DEUS de Jacó.
10 A força de quem pratica a perversidade será abatida; * mas a força de quem pratica a justiça será exaltada.

Naum 1:1-13
1 Advertência contra Nínive. Livro da visão de Naum, de Elcós.
2 O Senhor é Deus zeloso e vingador!
O Senhor é vingador!
Seu furor é terrível!
O Senhor executa vingança
contra os seus adversários
e manifesta o seu furor
contra os seus inimigos.
3 O Senhor é muito paciente,
mas o seu poder é imenso;
o Senhor não deixará impune o culpado.
O seu caminho está no vendaval
e na tempestade,
e as nuvens são a poeira de seus pés.
4 Ele repreende o mar e o faz secar,
faz que todos os rios se sequem.
Basã e o Carmelo se desvanecem
e as flores do Líbano murcham.
5 Quando ele se aproxima,
os montes tremem
e as colinas se derretem.
A terra se agita na sua presença,
o mundo e todos os que nele vivem.
6 Quem pode resistir à sua indignação?
Quem pode suportar
o despertar de sua ira?
O seu furor se derrama como fogo,
e as rochas se despedaçam diante dele.
7 O Senhor é bom,
um refúgio em tempos de angústia.
Ele protege os que nele confiam,
8 mas com uma enchente devastadora
dará fim a Nínive;
expulsará os seus inimigos
para a escuridão.
9 O Senhor acabará com tudo
o que vocês planejarem contra ele;
a tribulação não precisará vir
uma segunda vez.
10 Embora estejam entrelaçados
como espinhos
e encharcados de bebida como bêbados,
serão consumidos
como a palha mais seca.
11 Foi de você, ó Nínive,
que saiu aquele que trama perversidades,
que planeja o mal contra o Senhor.
12 Assim diz o Senhor:
"Apesar de serem fortes
e numerosos,
serão ceifados e destruídos;
mas você, Judá,
embora eu a tenha afligido,
não a afligirei mais.
13 Agora vou quebrar o jugo
do seu pescoço
e arrancar as suas alge­mas".

Apocalipse 14: 12-20 
12Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.
13Então ouvi uma voz dos céus, dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante".
Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão".
14Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém "semelhante a um filho de homem". Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão.
15Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: "Tome a sua foice e faça a colheita, pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la".
16Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada.
17Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada.
18E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: "Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!"
19O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus.
20Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros.

Semicontínuas: 
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Nono Dia: Oração Matutina   (LOC)
Salmo 139:13-18 Domine, probasti
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

Gênesis 32: 3-21
3 Jacó mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esaú, na região de Seir, território de Edom.
4E lhes ordenou: "Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esaú: Assim diz teu servo Jacó: Morei na casa de Labão e com ele permaneci até agora­.
5Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem".
6 Quando os mensageiros voltaram a Jacó, disseram-lhe: "Fomos até seu irmão Esaú, e ele está vindo ao seu encontro, com quatro­centos homens".
7 Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois e os camelos,
8 pois assim pen­sou: "Se Esaú vier e atacar um dos grupos, o outro poderá es­capar".
9 Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: 'Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar';
10 não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas.
11 Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças.
12 Pois tu prometeste: 'Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus des­cendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar' ".
13 Depois de passar ali a noite, escolheu entre os seus rebanhos um presente para o seu irmão Esaú:
14 duzen­tas cabras e vinte bodes, du­zentas ovelhas e vinte carneiros,
15 trinta fêmeas de camelo com seus filhotes, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentos.
16 Designou cada rebanho sob o cuidado de um servo e disse-lhes: "Vão à minha fren­te e man­tenham certa distância entre um rebanho e outro".
17 Ao que ia à frente deu a seguinte instru­ção: "Qua­ndo meu irmão Esaú encontrar-se com você e lhe perguntar: 'A quem você pertence, para onde vai e de quem é todo este rebanho à sua frente?',
18 você responderá: É do teu servo Jacó. É um presente para o meu senhor Esaú; e ele mesmo está vindo atrás de nós".
19 Também instruiu o segundo, o terceiro e todos os outros que acompanhavam os reba­nhos: "Digam também a mesma coisa a Esaú quando o encontra­rem.
20 E acrescentem: Teu servo Jacó está vindo atrás de nós". Porque pen­sava: "Eu o apaziguarei com esses presentes que estou enviando antes de mim; mais tarde, quan­do eu o vir, talvez me receba".
21 Assim os pre­sentes de Jacó seguiram à sua frente; ele, porém, passou a noite no acampa­mento.

Apocalipse 14:12-20 
12 Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.
13 Então ouvi uma voz dos céus, dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante".
Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão".
14 Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém "semelhante a um filho de homem". Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão.
15 Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: "Tome a sua foice e faça a colheita, pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la".
16 Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada.
17 Outro anjo saiu do santuário dos céus, trazendo também uma foice afiada.
18 E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: "Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!"
19 O anjo passou a foice pela terra, ajuntou as uvas e as lançou no grande lagar da ira de Deus.
20 Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros.



 ------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal