oda231 Sexta

oda231 Sexta: 
Complementares: Salmo 86: 11-17; Isaías 44: 9-17; Hebreus 6: 13-20
Semicontínuas: Salmo 139: 1-12, 23-24; Ezequiel 39: 21-29; Hebreus 6: 13-20 

Complementares:
Salmo 86:11-17 
 Inclina, Domine    (LOC)
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e eu andarei na tua verdade;* une o meu coração para só temer o teu Nome.
12 Te Louvarei, ó SENHOR meu Deus, de todo o meu coração; * e glorificarei teu Nome para sempre.
13 Porque grande é tua misericórdia para comigo; * e livraste minha alma das profundezas da morte.
14 Ó Deus, gente orgulhosa tem-se levantado contra mim; pessoas violentas, reunidas, têm procurado tirar-me a vida; * e não te puseram diante de seus olhos.
15 Tu, meu SENHOR, és um Deus compassivo e benigno; * tardio em irar-se, e abundante em graça e verdade.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * fortalece quem te serve e salva o que nasceu de tua serva.
17 Mostra-me uma prova do teu favor, para que a vejam e se envergonhem quem me odeia;* pois tu, SENHOR, me tens ajudado e confortado.

Isaías 44: 9-17
9 Todos os que fazem imagens nada são,
e as coisas que estimam são sem valor.
As suas testemunhas nada veem
e nada sabem,
para que sejam envergonhados.
10 Quem é que modela um deus
e funde uma imagem,
que de nada lhe serve?
11 Todos os seus companheiros
serão envergonhados;
pois os artesãos não passam de homens.
Que todos eles se ajuntem
e declarem sua posição;
eles serão lançados ao pavor
e à vergonha.
12 O ferreiro apanha uma ferramenta
e trabalha com ela nas brasas;
modela um ídolo com martelos,
forja-o com a força do braço.
Ele sente fome e perde a força;
passa sede e desfalece.
13 O carpinteiro mede a madeira
com uma linha
e faz um esboço com um traçador;
ele o modela toscamente com formões
e o marca com compassos.
Ele o faz na forma de homem,
de um homem em toda a sua beleza,
para que habite num santuário.
14 Ele derruba cedros,
talvez apanhe um cipreste,
ou ainda um carvalho.
Ele o deixou crescer entre
as árvores da floresta,
ou plantou um pinheiro,
e a chuva o fez crescer.
15 É combustível usado para queimar;
um pouco disso ele apanha e se aquece,
acende um fogo e assa um pão.
Mas também modela um deus e o adora;
faz uma imagem e se curva diante dela.
16 Metade da madeira
ele queima no fogo;
sobre ela ele prepara sua refeição,
assa a carne e come sua porção.
Ele também se aquece e diz:
"Ah! Estou aquecido;
estou vendo o fogo".
17 Do restante ele faz um deus, seu ídolo;
inclina-se diante dele e o adora.
Ora a ele e diz: "Salva-me;
tu és o meu deus".

Hebreus 6:13-20
13 Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,
14 dizendo: "Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes".
15 E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.
16 Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão.
17 Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,
18 para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.
19 Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,
20 onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Semicontínuas:
Salmo 139:1-12, 23-24 Domine, probasti    (LOC)
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
7  Para onde me ausentarei de teu Espírito? * Ou para onde me afastarei da tua presença?
8  Se subir aos céus, lá tu estás; * se fizer nas profundezas da sepultura o meu leito, eis que lá estás também.
9  Se tomar as asas do amanhecer, * se for habitar nas extremidades do mar,
10 Ainda lá me guiará a tua mão, * e tua direita me susterá.
11 Mesmo que eu dissesse: Cubram-me só trevas, * e a luz se torne noite ao meu redor,
12 As trevas não seriam demasiado escuras para ti; * antes, a noite resplandece como o dia e as trevas como a luz.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; * prova-me e examina os meus pensamentos.
24 Vê se há em mim algum caminho mau, * e guia-me pela vereda eterna.

 Ezequiel 39: 21-29
21 "Exibirei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o castigo que eu trouxer e a mão que eu colocar sobre eles.
22 Da­quele dia em diante a nação de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus.
23 E as nações saberão que os israelitas foram para o exílio por sua iniquidade, porque me foram infiéis. Por isso escondi deles o meu rosto e os entreguei nas mãos de seus inimigos, e eles caíram à espada.
24 Tratei com eles de acordo com a sua impureza e com as suas transgressões, e escondi deles o meu rosto.
25 "Por isso, assim diz o Soberano, o Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.
26 Eles se esquecerão da vergonha por que passaram e de toda a infidelidade que mostraram para comigo enquanto viviam em segurança em sua terra, sem que ninguém lhes causasse medo.
27 Quando eu os tiver trazido de volta das nações e os tiver ajuntado dentre as terras de seus inimigos, eu me revelarei santo por meio deles à vista de muitas nações.
28 Então eles saberão que eu sou o ­Senhor, o seu Deus, pois, embora os tenha enviado para o exílio entre as nações, eu os reunirei em sua própria terra, sem deixar um único deles para trás.
29 Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a nação de Israel. Palavra do Soberano, o Senhor".
 
Hebreus 6:13-20
13 Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,
14 dizendo: "Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes".
15 E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.
16 Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão.
17 Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,
18 para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.
19 Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,
20 onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.


 ------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal