oda226 Sábado

oda226 Sábado:
Complementares:
Salmo 65:[1-8] 9-13; Isaías 52:1-6; João 12:44-50
Semicontínuas: Salmo 119:105-112; Isaías 2:1-4; João 12: 44-50 

Complementares:

Salmo 65: [1-8] 9-13 Te decet hymnus  (LOC)
[ A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde].
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Isaías 52:1-6
1Desperte! Desperte, ó Sião!
Vista-se de força.
Vista suas roupas de esplendor,
ó Jerusalém, cidade santa.
Os incircuncisos e os impuros
não tornarão a entrar por suas portas.
2Sacuda para longe a sua poeira;
levante-se, sente-se entronizada,
ó Jerusalém.
Livre-se das correntes em seu pescoço,
ó cativa cidade de Sião.
3Pois assim diz o Senhor:
"Vocês foram vendidos por nada,
e sem dinheiro vocês serão resgatados".
4Pois assim diz o Soberano, o Senhor:
"No início o meu povo desceu
para morar no Egito;
ultimamente a Assíria o tem oprimido.
5"E agora o que tenho aqui?",
pergunta o Senhor.
"Pois o meu povo foi levado
por nada,
e aqueles que o dominam zombam",
diz o Senhor.
"E constantemente,
o dia inteiro,
meu nome é blasfemado.
6Por isso o meu povo
conhecerá o meu nome;
naquele dia eles saberão
que sou eu que o previ.
Sim, sou eu".

João 12:44-50 
44Então Jesus disse em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.
45Quem me vê, vê aquele que me enviou.
46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47"Se alguém ouve as minhas palavras e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.
49Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.
50Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer".

Semicontínuas:

Salmos Litúrgicos XIV. Lucerna pedibus meis   (LOC)
105 A TUA palavra é lâmpada para os meus pés, * e luz para o meu caminho.
106 Fiz juramento e hei de cumpri-lo, * que guardarei teus justos juízos.
107 Estou em grande aflição; * vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.
108 Aceita, ó SENHOR, as oferendas voluntárias de minha boca, * e ensina-me os teus juízos.
109 Estou sempre em perigo, * contudo, não me esqueço da tua lei.
110 Pessoas injustas me armaram ciladas, * todavia, não me desvio dos teus preceitos.
111 Tomei por herança eterna os teus testemunhos, * pois são o gozo do meu coração.
112 Inclinei o meu coração a cumprir a tua lei, * para sempre, até o fim.

Isaías 2:1-4
1 Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém:
2 Nos últimos dias
o monte do templo do Senhor
será estabelecido
como o principal;
será elevado acima das colinas,
e todas as nações correrão para ele.
3 Virão muitos povos e dirão:
"Venham, subamos ao monte do Senhor,
ao templo do Deus de Jacó,
para que ele nos ensine os seus caminhos,
e assim andemos em suas veredas".
Pois a lei sairá de Sião,
de Jerusalém virá a palavra do Senhor.
4 Ele julgará entre as nações
e resolverá contendas de muitos povos.
Eles farão de
suas espadas arados,
e de suas lanças, foices.
Uma nação não mais pegará em armas
para atacar outra nação,
elas jamais tornarão a preparar-se
para a guerra.


João 12:44-50 
44 Então Jesus disse em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.
45 Quem me vê, vê aquele que me enviou.
46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47 "Se alguém ouve as minhas palavras e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.
48 Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.
49 Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.
50Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer".



 ------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal