oda202 Sábado

oda202 Sábado
Complementares: Salmo 100; Êxodo 6:28-7:13; Marcos 7:1-13 
Semicontínuas: Salmo 116: 1-2, 12-19; Gênesis 24: 10-52; Marcos 7: 1-13 
  
Complementares:
Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 100
Jubilate Deo   (LOC)
CELEBREM com júbilo ao SENHOR, * ó moradores da terra;
2 Sirvam ao SENHOR com alegria * e, cantando, vinde à sua presença.
3 Saibam que o SENHOR é DEUS; foi ele quem nos formou e nós lhe pertencemos; * somos seu povo e rebanho que ele pastoreia.
4 Venham às suas portas bendizendo e com hino aos átrios sagrados; * deem graças e bendigam seu Nome.
5 Porque o SENHOR é benigno e eterna a sua misericórdia; * e sua fidelidade subsiste de geração em geração.

Êxodo 6: 28-7: 13
Moisés fala novamente a Faraó
28 No dia em que o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito, 29 o SENHOR disse a Moisés:
— Eu sou o SENHOR; diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu digo a você.
30 Porém Moisés respondeu na presença do SENHOR:
— Eu não sei falar bem. Como é que Faraó vai me ouvir?
Êxodo 7: 1-13
1 Então o SENHOR disse a Moisés:
— Veja, eu o constituí como Deus sobre Faraó, e o seu irmão Arão será o seu profeta. 2 Você falará tudo o que eu lhe ordenar e Arão, seu irmão, falará a Faraó, para que deixe sair da sua terra os filhos de Israel. 3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. 4 Faraó não vai ouvir vocês; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de juízo. 5 Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando eu estender a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.
6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o SENHOR lhes havia ordenado, assim fizeram. 7 Moisés tinha oitenta anos, e Arão, oitenta e três, quando falaram com Faraó.
8 O SENHOR falou a Moisés e a Arão:
9 — Quando Faraó lhes disser: “Façam um milagre”, você, Moisés, dirá a Arão: “Pegue o seu bordão e jogue-o diante de Faraó”; e o bordão virará uma serpente.
10 Então Moisés e Arão foram até Faraó e fizeram como o SENHOR lhes havia ordenado. Arão jogou o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele virou uma serpente. 11 Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores, e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas. 12 Pois cada um deles jogou o seu bordão, e eles viraram serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles. 13 No entanto, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

Marcos 7: 1-13
1 Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus. 2 Eles viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar. 3 Porque os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos. 4 Quando voltam da praça, não comem sem se lavar. E há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas. 5 Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus:
— Por que os seus discípulos não vivem conforme a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos impuras?
6 Jesus respondeu:
— Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito:
“Este povo me honra
com os lábios,
mas o seu coração
está longe de mim.
7  E em vão me adoram,
ensinando doutrinas
que são preceitos humanos.”
8  — Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana.
9 E disse-lhes ainda:
— Vocês sempre encontram uma maneira de rejeitar o mandamento de Deus para guardarem a própria tradição.10 Pois Moisés disse: “Honre o seu pai e a sua mãe.” E: “Quem maldisser o seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.” 11 Vocês, porém, dizem que, se alguém disser ao seu pai ou à sua mãe: “A ajuda que você poderia receber de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor”, 12 então vocês o dispensam de fazer qualquer coisa em favor do seu pai ou da sua mãe, 13 invalidando a palavra de Deus por meio da tradição que vocês mesmos passam de pai para filho. E fazem muitas outras coisas semelhantes.


Semicontínuas: 
Salmo 116:1-2,12-19
   Dilexi, quoniam   (LOC)
1 AMO ao SENHOR, * porque ouviu a minha voz e a minha súplica.
2 A mim inclina o seu ouvido; * eu o invocarei enquanto viver
12 Como retribuirei eu ao SENHOR * por todos os benefícios para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, * e invocarei o Nome do SENHOR.
14 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR * a morte de quem vive em santidade.
16 Ó SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo, filho da tua serva; * despedaçaste as minhas algemas.
17 Te oferecerei sacrificios de ação de graças, * e invocarei o Nome do SENHOR.
18 Cumprirei agora meus votos ao SENHOR, * na presença de todo o seu povo.
19 Nos átrios da casa do SENHOR, * no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

Gênesis 24: 10-52
10 O servo pegou dez dos camelos do seu senhor e, levando consigo uma parte dos bens dele, levantou-se e partiu para a Mesopotâmia, para a cidade onde Naor havia morado.
11 Fora da cidade, fez os camelos se ajoelharem junto a um poço de água. Era de tardinha, a hora em que as moças saem para tirar água. 12 Então o servo orou:
— Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, peço-te que me ajudes hoje e sejas bondoso para com o meu senhor Abraão! 13 Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água. 14 Concede, pois, que a moça a quem eu disser: “Incline o cântaro para que eu beba”; e ela me responder: “Beba, e darei ainda de beber aos seus camelos”, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e nisso verei que foste bondoso para com o meu senhor.
15 Antes que ele acabasse de orar, eis que surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro sobre o ombro. 16 A moça era muito bonita, virgem, a quem nenhum homem havia possuído. Ela desceu até a fonte, encheu o seu cântaro e subiu. 17 Então o servo correu ao encontro dela e disse:
— Peço que me deixe beber um pouco da água do seu cântaro.
18 Ela respondeu:
— Beba, meu senhor.
E prontamente, baixando o cântaro para a mão, deu-lhe de beber. 19 Depois de lhe dar de beber, disse:
— Vou tirar água também para os seus camelos, até que todos bebam.
20 E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; ela tirou água para todos os camelos. 21 O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se o SENHOR teria levado a bom termo a sua jornada ou não.
22 Quando os camelos acabaram de beber, o homem pegou um pendente de ouro pesando seis gramas e duas pulseiras para as mãos dela, pesando cento e vinte gramas de ouro. 23 Em seguida perguntou:
— Diga-me: De quem você é filha? Será que na casa de seu pai haveria lugar para eu e os que estão comigo passarmos a noite?
24 Ela respondeu:
— Sou filha de Betuel, que é filho de Milca e de Naor.
25 E acrescentou:
— Temos palha, muito pasto e lugar para passar a noite.
26 Então o homem se inclinou e adorou o SENHOR. 27 E disse:
— Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua bondade e a sua verdade do meu senhor. Quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casa dos parentes do meu senhor.
28 E a moça correu e contou tudo aos da casa de sua mãe. 29 Ora, Rebeca tinha um irmão, chamado Labão. Este correu ao encontro do homem junto à fonte. 30 Acontece que Labão tinha visto o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã e ouvido as palavras de Rebeca, sua irmã, que dizia: “Ele me falou assim e assim.” Por isso foi até onde ele estava e o encontrou em pé junto aos camelos, ao lado da fonte. 31 E Labão disse:
— Entre, bendito do SENHOR! Por que você está aí fora? Já preparei a casa e o lugar para os camelos.
32 Então o homem entrou na casa. Descarregaram os camelos e lhes deram forragem e pasto. Também trouxeram água para que ele e os homens que estavam com ele lavassem os pés. 33 Puseram comida diante dele. Porém ele disse:
— Não vou comer enquanto não disser o que tenho para dizer.
Labão respondeu:
— Diga.
34 Então ele disse:
— Sou servo de Abraão. 35 O SENHOR tem abençoado muito o meu senhor, e ele se tornou um grande homem. O SENHOR lhe deu ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos. 36 Sara, mulher do meu senhor, já era idosa quando lhe deu à luz um filho, a quem o meu senhor deu tudo o que tem. 37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: “Não busque uma esposa para o meu filho entre as mulheres dos cananeus, em cuja terra estou morando. 38 Pelo contrário, vá à casa de meu pai e à minha família e ali busque uma esposa para o meu filho.” 39 Respondi ao meu senhor: “Talvez a mulher não queira me acompanhar.” 40 Ele me disse: “O SENHOR, em cuja presença eu ando, enviará o seu Anjo com você e levará a bom termo a sua jornada, para que, da minha família e da casa de meu pai, você traga uma esposa para o meu filho. 41 Você estará desobrigado do seu juramento, caso você for até a minha família e eles não quiserem dar a moça a você; neste caso, você estará desobrigado do juramento.”
42 — Hoje, pois, quando cheguei à fonte, eu disse: “Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, leva a bom termo a jornada em que sigo. 43 Eis-me agora junto à fonte de água. A moça que sair para tirar água, a quem eu disser: ‘Dê-me um pouco de água do seu cântaro’, 44 e ela me responder: ‘Beba, e também tirarei água para os seus camelos’, seja essa a mulher que o SENHOR designou para o filho de meu senhor.”
45 — Antes que eu acabasse de orar em meu íntimo, eis que veio Rebeca trazendo o seu cântaro sobre o ombro. Ela desceu à fonte e tirou água. E eu lhe disse: “Peço que me dê de beber.” 46 Ela prontamente baixou o cântaro do ombro e disse: “Beba, e também darei de beber aos seus camelos.” Bebi, e ela deu de beber aos camelos. 47 Daí lhe perguntei: “De quem você é filha?” Ela respondeu: “Filha de Betuel, que é filho de Naor e Milca.” Então lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos. 48 E, prostrando-me, adorei o SENHOR e louvei o SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido por um caminho direito, a fim de encontrar para o filho do meu senhor uma filha do seu parente. 49 Agora, pois, se estiverem dispostos a usar de bondade e de fidelidade para com o meu senhor, digam; do contrário, digam também, para que eu siga o meu caminho, para a direita ou para a esquerda.
50 Labão e Betuel responderam:
— Isto procede do SENHOR. Nada temos a dizer, nem a favor nem contra. 51 Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela seja a mulher do filho do seu senhor, segundo a palavra do SENHOR Deus.
52 Quando o servo de Abraão ouviu tais palavras, prostrou-se em terra diante do SENHOR.

Marcos 7: 1-13
1 Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, reuniram-se em volta de Jesus. 2 Eles viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar. 3 Porque os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos. 4 Quando voltam da praça, não comem sem se lavar. E há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas. 5 Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus:
— Por que os seus discípulos não vivem conforme a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos impuras?
6 Jesus respondeu:
— Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito:
“Este povo me honra
com os lábios,
mas o seu coração
está longe de mim.
7  E em vão me adoram,
ensinando doutrinas
que são preceitos humanos.”
8  — Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana.
9 E disse-lhes ainda:
— Vocês sempre encontram uma maneira de rejeitar o mandamento de Deus para guardarem a própria tradição.10 Pois Moisés disse: “Honre o seu pai e a sua mãe.” E: “Quem maldisser o seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.” 11 Vocês, porém, dizem que, se alguém disser ao seu pai ou à sua mãe: “A ajuda que você poderia receber de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor”, 12 então vocês o dispensam de fazer qualquer coisa em favor do seu pai ou da sua mãe, 13 invalidando a palavra de Deus por meio da tradição que vocês mesmos passam de pai para filho. E fazem muitas outras coisas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal