DFP37 - 5º Domingo de Páscoa

ANO A: DFP37 - 5º Domingo de Páscoa: Atos 7:55-60; Salmo 31:1-5,15-16; I Pedro 2:2-10; João 14:1-14 

5º Domingo da Páscoa: Ó Deus de todo o poder, a quem verdadeiramente conhecer é a vida eterna; concede-nos que conheçamos perfeitamente que teu Filho Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida; para que, seguindo seus passos, andemos com perseverança no caminho que conduz à vida eterna; mediante o mesmo teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

*Prefácio da Ressurreição (Do Dia da Pascoa até a Véspera da Ascensão, exceto nas Festas de Santos): Principalmente, porém, cumpre-nos louvar-te pela gloriosa Ressurreição de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor; pois é ele o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi imolado por nós, e tirou os pecados do mundo; o qual por sua morte destruiu a morte, e por sua ressurreição, nos conquistou à vida eterna.

Atos 7:55-60
55 Repleto do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. 
56 Então disse: «Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus.» 
57 Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estêvão. 
58 Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. 
59 Atiravam pedras em Estêvão, que repetia esta invocação: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito.» 
60 Depois dobrou os joelhos e gritou forte: «Senhor, não os condenes por este pecado.» E, ao dizer isso, adormeceu.



Salmos Litúrgicos  Livro 1  Sexto Dia: Oração Matutina
Salmo 31:1-5,15-16 
In te, Domine, speravi
EM ti, SENHOR, busco refúgio: não viva eu em confusão; * livra-me em tua retidão.
2 Inclina para mim os teus ouvidos, apressa-te em me livrar; * sê para mim um rochedo inexpugnável, um baluarte onde me salve.
3 Pois tu és a rocha de minha salvação e minha fortaleza; * tu me conduzirás e guiarás, por amor do teu Nome.
4 Tirar-me-ás do laço oculto, que me armaram; * pois tu és a minha fortaleza.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; * tu me redimiste, ó SENHOR, Deus de verdade.
15 Os meus dias estão nas tuas mãos; * livra-me de quem é contra mim e de quem me persegue.
16 Faz resplandecer tua face sobre quem te serve; * salva-me por tua benignidade.

I Pedro 2:2-10
2 Como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês, com esse leite, cresçam para a salvação, 
3 pois já provaram que o Senhor é bom.
4 Aproximem-se do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 
5 Do mesmo modo, vocês também, como pedras vivas, vão entrando na construção do templo espiritual, e formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. 
6 De fato, nas Escrituras se lê: «Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa. Quem nela acreditar não ficará confundido.» 
7 Isto é: para vocês que acreditam, ela será tesouro precioso; mas, para os que não acreditam, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 
8 uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair. Eles tropeçam porque não acreditam na Palavra, pois foram para isso destinados.
9 Vocês, porém, são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras maravilhosas daquele que chamou vocês das trevas para a sua luz maravilhosa. 
10 Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus; vocês que não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia.

João 14:1-14
1 Jesus continuou dizendo: «Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 
2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 
3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 
4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.» 
5 Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» 
6 Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 
7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.»
8 Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» 
9 Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? 
10 Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 
11 Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 
12 Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. 
13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 
14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.»


---------------------------------------------------------------



















































































========================================================

ANO B: DFP37 Quinto Domingo de Páscoa: Atos 8:26-40; Salmo 22:25-31; I João 4:7-21; João 15:1-8


Atos 8:26-40

26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: «Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.» Filipe levantou-se e foi. 

27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, 

28 e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 

29 Então o Espírito disse a Filipe: «Aproxime-se desse carro e o acompanhe.» 

30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: «Você entende o que está lendo?» 

31 O eunuco respondeu: «Como posso entender, se ninguém me explica?» Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.

32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: «Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, ele ficava mudo e não abria a boca. 

33 Eles o humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos.» 

34 Então o eunuco disse a Filipe: «Por favor me explique: de quem o profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?» 

35 Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco. 

36 Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: «Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?» 

37 Filipe lhe disse: «É possível, se você acredita de todo o coração.» O eunuco respondeu: «Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!» 

38 Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. 

39 Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 

40 E Filipe foi parar em Azoto; e, passando adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a Cesaréia.




Salmos Litúrgicos  Livro 1 Quarto Dia: Oração Vespertina

Salmo 22:25-31 Deus, Deus meus

25 De ti parte meu louvor na grande congregação; * cumprirei meus votos na presença de quem o teme.

26 Pessoas pobres hão de comer e fartar-se; * que busca o SENHOR o louvará; que a alma de vocês viva para sempre!

27 Todos os confins da terra se lembrarão e hão de converter-se ao SENHOR; *renderão culto na tua presença todas as famílias das nações.

28 Porque do SENHOR é o reino; * é ele quem sobre as nações domina.

29 Comerão e adorarão todas as pessoas saciadas da terra; * mas quem domina se ajoelhará diante d’Ele, se inclinará toda pessoa que desce ao pó, já que ninguém pode preservar a própria vida.

30 Servi-lo-á a posteridade; * falar-se-á no SENHOR às gerações futuras.

31 Virão e proclamarão sua justiça; * ao povo, que então surgir, será referido o que ele fez. 



I João 4:7-21

7 Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. 

8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 

9 Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por meio dele. 

10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados.

11 Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. 

12 Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente entre nós. 

13 Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e ele conosco: ele nos deu o seu Espírito. 

14 E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 

15 Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 

16 E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.

17 Nisto se realizou completamente o amor entre nós: o fato de termos plena confiança no dia do julgamento, porque tal como Jesus é, assim somos nós neste mundo. 

18 No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. 

19 Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. 

20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 

21 E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.



João 15:1-8

1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 

2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 

3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 

4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 

5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 

6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»

7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 

8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos



=======================================================

ANO C: DFP37 Quinto Domingo de Páscoa:Atos 11:1-18; Salmo 148; Apocalipse 21:1-6; João 13:31-35


Atos 11:1-18

1 Os apóstolos e os irmãos que viviam na Judéia souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 

2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 

3 «Você entrou na casa de incircuncisos e comeu com eles!» 

4 Então Pedro começou a relatar-lhes, passo a passo, o que havia acontecido:

5 «Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até mim. 

6 Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes, animais selvagens, répteis da terra e aves do céu. 

7 Depois ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro, mate e coma’. 

8 Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais coisa profana e impura entrou na minha boca’. 

9 A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’. 

10 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 

11 Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 

12 O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam, e nós entramos na casa daquele homem. 

13 Ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Mande alguém a Jope para fazer com que Simão, também chamado Pedro, venha até aqui. 

14 Ele fará uma apresentação dos acontecimentos que vão trazer a salvação para você e para toda a sua família’. 

15 Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 

16 Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo’. 

17 Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós por termos acreditado no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?»

18 Ao ouvir isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: «Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!»



Salmos Litúrgicos  Livro V  Trigésimo Dia: Oração Vespertina

Salmo 148 Laudate Dominum

LOUVEM ao SENHOR lá dos céus, * louvem-no nas alturas.

2 Louvem-no, todos os seus seres angelicais, * louvem-no, ó exércitos celestiais.

3 Louvem-no, ó sol e lua, * louvem-no, todas as estrelas brilhantes.

4 Louvem-no, ó céus altíssimos, * e águas que estão sobre os céus.

5 Louvem o Nome do SENHOR, * pois ele ordenou e foram criados.

6 Os Estabeleceu para todo o sempre; * deu-lhes leis que não ultrapassarão.

7 Louvem da terra ao SENHOR, * vocês, monstros marinhos e todos os abismos,

8 Fogo e granizo, neve e vapor, * vento e tempestade, pois vocês executam a sua palavra.

9 Vocês, montes e outeiros, * árvores frutíferas e todos os cedros.

10 Vocês, feras e animais do campo, * répteis e as aves.

11 Vocês, reis e todas as nações, * governantes e quem julga na terra.

12 Vocês, rapazes e moças, * pessoas idosas e crianças.

13 Louvem o Nome do SENHOR, * porque só o seu Nome é excelso, a sua glória se  eleva acima da terra e dos céus.

14 Pois ele exalta o poder do seu povo, é o louvor para todas as pessoas que lhe são fiéis, * o Israel de Deus, o povo que o serve. Aleluia!



Apocalipse 21:1-6

1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 

2 Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, uma Jerusalém nova, pronta como esposa que se enfeitou para o seu marido. 

3 Nisso, saiu do trono uma voz forte. E ouvi: «Esta é a tenda de Deus com os homens.Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus.

4 Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor. Sim! As coisas antigas desapareceram!»

5* Aquele que está sentado no trono declarou: «Eis que faço novas todas as coisas.» 

6 E me disse ainda: «Elas se realizaram. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Para quem tiver sede, eu darei de graça da fonte de água viva.



João 13:31-35

31 Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: «Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. 

32 Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.

33 Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão me procurar, e eu digo agora a vocês o que eu já disse aos judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir. 34 Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. 

35 Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal