oda132 Segunda

 oda132 Segunda: Salmo 118:1-2,14-24; Êxodo 14:10-31; 15:20-21; Colossenses 3:5-11

Salmo 118:1-2,14-24Confitemini Domino     (LOC)
RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * a sua misericórdia permanece para sempre.
2 Diga, pois, Israel * que sua misericórdia permanece para sempre.
14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico, * e se tornou minha salvação.
15 Há vozes de júbilo e de vitória na tenda das pessoas justas; * a destra do SENHOR faz maravilhas.
16 O poder do SENHOR é excelso, * o poder do nosso Deus opera virtude.
17 Não morrerei, mas viverei, * para contar os feitos do SENHOR.
18 O SENHOR castigou-me duramente, * mas não me entregou à morte.
19 Abri-me as portas da justiça * e eu entrarei por elas, louvando ao SENHOR.
20 Este é o pórtico do SENHOR, * por ele pessoas justas entrarão.
21 Eu te darei graças por me haveres respondido, * pois és minha salvação.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram * tornou-se a principal pedra angular.
23 Isto se fez por obra do SENHOR, * e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.
24 Este é o dia que fez o SENHOR;* nele nos alegremos e regozijemos.
25 Salva-nos, rogo-te, ó SENHOR; * faze-nos prosperar, SENHOR, é minha súplica.
26 Bendito quem vem em nome do SENHOR; * da casa do SENHOR o bendizemos.
27 O SENHOR é Deus poderoso e nos outorgou a dádiva da luz. 
* Preparem, pois, o sacrifício, colocando-o reverentemente sobre o altar.
28 Tu és o meu Deus e eu te darei graças; * tu és o meu DEUS e eu te exaltarei.
29 Rendam graças ao SENHOR, porque ele é bom, * a sua misericórdia subsiste para sempre.

Êxodo 14:10-31; 15:20-21
10 E quando Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os seus olhos e eis que os egípcios estavam marchando atrás deles; e eles ficaram com medo, e os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
11 E disseram a Moisés: Porque não havia sepulcros no Egito nos levaste embora para morrermos no deserto? Por que agiste assim conosco para nos tirar do Egito?
12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos sozinhos, para que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos seria servir aos egípcios do que morrermos no deserto.
13 E Moisés disse ao povo: Não temais, aquietai-vos e vede a salvação do SENHOR, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver. 
14 O SENHOR lutará por vós, e tereis vossa paz.
15 E o SENHOR disse a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que avancem.
16 Mas tu, levanta o teu cajado, e estende a tua mão sobre o mar, e divide-o, e os filhos de Israel irão por solo seco pelo meio do mar.
17 E eis que, eu endurecerei o coração dos egípcios, e eles os seguirão, e eu obterei honra sobre Faraó, e sobre todo o seu exército, sobre suas carruagens, e sobre os seus cavaleiros.
18 E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver obtido honra sobre Faraó, sobre as suas carruagens, e sobre os seus cavaleiros.
19 E o anjo de Deus, que ia adiante do acampamento de Israel, retirou-se e foi atrás deles, e a coluna foi de diante da face deles, e se colocou atrás deles,
20 e se colocou entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel, e havia uma nuvem e escuridão para eles, mas clareava a noite para estes; de maneira que não se aproximou um do outro durante toda a noite.
21 E Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez o mar voltar por meio de um forte vento oriental durante toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas.
22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar sobre a terra seca, e as águas eram para eles como um muro à sua direita, e à sua esquerda.
23 E os egípcios seguiram, e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos de Faraó, as suas carruagens e os seus cavaleiros.
24 E aconteceu que, na vigília da manhã, o SENHOR olhou para o exército dos egípcios por entre a coluna de fogo e de nuvem, e incomodou o exército dos egípcios,
25 e torceu os eixos das rodas de suas carruagens, para que eles andassem pesadamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR luta por eles contra os egípcios.
26 E o SENHOR disse a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas venham novamente sobre os egípcios, sobre as suas carruagens e sobre os seus cavaleiros.
27 E Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar voltou à sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram contra ele. E o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar.
28 E as águas retornaram e cobriram as carruagens, e os cavaleiros, e todo o exército de Faraó que entrou no mar depois deles; não restou nenhum deles. 
29 Mas os filhos de Israel caminharam sobre terra seca no meio do mar; e as águas eram para eles como um muro à sua direita e à sua esquerda.
30 Assim, naquele dia, o SENHOR salvou Israel da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
31 E Israel viu a grande obra que o SENHOR fez sobre os egípcios, e o povo temeu ao SENHOR e creu no SENHOR, e no seu servo Moisés.
Êxodo 15:20-21
20 E Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou um tamborim em sua mão; e todas as mulheres saíram após ela com tamboris e com danças.
21 E Miriã lhes respondeu: Cantai ao SENHOR, porque ele triunfou gloriosamente; o cavalo e seu cavaleiro ele lançou no mar.


Colossenses 3:5-11
5 Mortificai, portanto, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; 
6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 
7 nas quais também andastes em outro tempo, quando vivíeis nelas. 
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da blasfêmia, da comunicação obscena da vossa boca. 
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 
10 e vos vestistes de novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 
11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal