DFP31 e 31a ABC Sábado Santo e Vigília Pascal

 DFP31 e 31a ABC Sábado Santo e Vigília Pascal

Obs. Não há celebração da Santa Eucaristia no Sábado Santo,
mas é possível realizar a celebração da Liturgia da Palavra com as leituras:
Jó 14:1-14 ou Lamentações 3:1-9,19-24; Salmo 31:1-4, 15-16; I Pedro 4:1-8; Mateus 27:57-66 ou João 19:38-42

Coleta para o Sábado Santo: Criador do céu e da terra; concede que, assim como o corpo crucificado de teu amado Filho foi colocado no túmulo e descansou neste sábado santo, também sepultados com Ele aguardemos o terceiro dia e com Ele ressuscitemos para uma vida nova; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

*Prefácio da Semana Santa: Por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual pelos nossos peca- dos foi erguido na Cruz, para que atraísse para Si o mundo todo; e por seu sofrimento e morte tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que nEle confiam.

========================================================================

LEITURAS PARA O SÁBADO SANTO:
Jó 14:1-14 ou Lamentações 3:1-9,19-24; Salmo 31:1-4, 15-16;
I Pedro 4:1-8; Mateus 27:57-66 ou João 19:38-42

Jó 14:1-14 
1 o homem nascido de mulher: tem vida curta e cheia de inquietação. 
2 Ele se abre como flor, e logo murcha; foge como a sombra, sem parar. 
3 E tu cravas teus olhos num ser assim, e o citas para um processo contigo? 
4 Mas quem pode tirar o puro do impuro? Ninguém. 
5 Se os dias do homem já estão contados e tu sabes o número de seus meses; se lhe fixaste um limite intransponível, 
6 afasta dele o teu olhar e deixa-o em paz, de modo que ele possa usufruir do seu salário como um empregado.
7 Uma árvore tem esperança: mesmo que a cortem, ela volta a brotar e seus ramos continuam a crescer. 
8 Embora suas raízes envelheçam na terra e seu tronco esteja amortecido no solo, 
9 ao cheiro da água ela solta brotos e produz folhagem como planta nova. 
10 O homem, porém, morre e fica inerte. Para onde vai o homem quando expira? 
11 As águas do mar podem acabar, os rios podem baixar e secar, 
12 mas o homem que jaz, não se levantará. O céu passará, e o homem não vai despertar, nem acordar do seu sono.
13 Oxalá me guardasses escondido no túmulo, até que passasse a tua ira e marcasses um prazo para te lembrares de mim! 
14 Quando morre, o homem poderá talvez reviver? Eu ficaria esperando durante todos os dias do meu serviço, até que chegasse a hora da mudança de turno;

ou 

Lamentações 3:1-9,19-24
1  Eu sou alguém que provou a miséria, sob a vara da sua ira.
2  Ele me conduziu e me fez andar nas trevas e não na luz.
3  Ele volve e revolve contra mim a sua mão, o dia todo.
4  Consumiu minha carne e minha pele, e quebrou os meus ossos.
5  À minha volta, armou um cerco de veneno e amargura,
6  me fez morar nas trevas como os que morreram há muito tempo.
7  Cercou-me qual muro sem saída, e acorrentado, me prendeu.
8  Clamar ou gritar de nada vale, ele está surdo à minha súplica.
9  Com pedra cercou a minha estrada, distorceu o meu caminho.
19 Lembra-te de minha miséria e sofrimento, o fel que me envenena.
20 Guardo triste essa lembrança e me sinto abatido.
21 Mas existe alguma coisa que eu lembro e me dá esperança:
22 o amor de Javé não acaba jamais e sua compaixão não tem fim.
23 Pelo contrário, renovam-se a cada manhã: «Como é grande a tua fidelidade!»
24 Digo a mim mesmo: «Javé é minha herança», por isso nele espero.


Salmos Litúrgicos   Livro 1  Sexto Dia: Oração Matutina
Salmo 31:1-4,15-16 
In te, Domine, speravi
EM ti, SENHOR, busco refúgio: não viva eu em confusão; * livra-me em tua retidão.
2 Inclina para mim os teus ouvidos, apressa-te em me livrar; * sê para mim um rochedo inexpugnável, um baluarte onde me salve.
3 Pois tu és a rocha de minha salvação e minha fortaleza; * tu me conduzirás e guiarás, por amor do teu Nome.
4 Tirar-me-ás do laço oculto, que me armaram; * pois tu és a minha fortaleza.
15 Os meus dias estão nas tuas mãos; * livra-me de quem é contra mim e de quem me persegue.
16 Faz resplandecer tua face sobre quem te serve; * salva-me por tua benignidade.

I Pedro 4:1-8
1 Uma vez que Cristo sofreu na carne, vocês também devem estar armados com esta convicção: aquele que sofreu na carne, rompeu com o pecado, 
2 a fim de viver o resto de seus dias guiado pela vontade de Deus e não por paixões humanas. 
3 Vocês passaram muito tempo vivendo conforme o estilo pagão, entregues a uma vida de dissolução, cobiça, embriaguez, comilanças, bebedeiras e idolatrias abomináveis. 
4 Agora, os outros estranham que vocês não se entreguem à mesma torrente de perdição e por isso os cobrem de insultos; 
5 mas eles terão de prestar contas disso àquele que em breve há de julgar os vivos e os mortos. 
6 Por que o Evangelho foi anunciado também aos mortos? A fim de que eles vivam pelo Espírito a vida de Deus, depois de receberem, na sua carne mortal, a sentença comum a todos os homens.
7 O fim de todas as coisas está próximo. Sejam, portanto, moderados e sóbrios, para se dedicarem à oração. 
8 Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados.

Mateus 27:57-66 
57 Ao entardecer, chegou um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. 
58 Ele foi procurar Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos deu ordem para que o cadáver fosse entregue a José. 
59 José, tomando o corpo, o envolveu num lençol limpo, 
60 e o colocou num túmulo novo, que ele mesmo havia mandado escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo, e retirou-se. 
61 Maria Madalena e a outra Maria estavam aí sentadas, em frente ao sepulcro.
62 No dia seguinte, um dia depois da Preparação, os chefes dos sacerdotes e os fariseus foram ter com Pilatos, 
63 e disseram: «Senhor, nós lembramos que aquele impostor, quando ainda estava vivo, falou: ‘Depois de três dias eu ressuscitarei’. 
64 Portanto, mande guardar o sepulcro até o terceiro dia, para não acontecer que os discípulos venham roubar o corpo, e digam ao povo: ‘Ele ressuscitou dos mortos!’ Então essa última mentira seria pior do que a primeira.» 
65 Pilatos respondeu: «Vocês têm uma guarda: vão e guardem o sepulcro o melhor que puderem.» 
66 Então eles foram manter o sepulcro em segurança: lacraram a pedra, e montaram guarda.

ou 

João 19:38-42

38 José de Arimatéia era discípulo de Jesus, mas às escondidas, porque ele tinha medo das autoridades dos judeus. Depois disso, ele foi pedir a Pilatos para retirar o corpo de Jesus. Pilatos deu a autorização. Então ele foi e retirou o corpo de Jesus. 
39 Nicodemos também foi. Nicodemos era aquele que antes tinha ido de noite encontrar-se com Jesus. Levou mais de trinta quilos de uma mistura de mirra e resina perfumada. 
40 Então eles pegaram o corpo de Jesus e o enrolaram com panos de linho junto com os perfumes, do jeito que os judeus costumam sepultar.
41 No lugar onde Jesus fora crucificado havia um jardim, onde estava um túmulo, em que ninguém ainda tinha sido sepultado. 
42 Então, por causa do dia de preparativos para a Páscoa e porque o túmulo estava perto, lá colocaram Jesus.

========================================================================

Vigília Pascal:

Obs. A Vigília Pascal começa com uma série de leituras do Antigo Testamento, contando a história da salvação da humanidade. Pelo menos duas delas deverão ser feitas, sendo que a leitura de Êxodo é obrigatória. As mesmas são apresentadas aqui já atreladas ao salmo ou cântico que deve sucedê-las, após o que há a provisão de uma coleta.

1ª Gênesis 1:1-2:4a e Salmo 136:1-9,23-26;
2ª) Gênesis 7:1-5, 11-18; 8:6-18; 9:8-13 e Salmo 46;
3ª) Gênesis 22:1-18 e Salmo 16;
4ª) Êxodo 14:10-31; 15:20-21 e Êxodo 15:1b-13,17-18 (cântico);
5ª) Isaías 55:1-11 e Isaías 12:2-6 (cântico);
6ª) Baruc 3:9-15,32-4:4 ou Provérbios 8:1-8, 19-21; 9:4b-6 e Salmo 19;
7ª) Ezequiel 36:24-28 e Salmos 42 e 43;
8ª) Ezequiel 37:1-14 e Salmo 143;
9º) Sofonias 3:14-20 e Salmo 98;
10º) A, B e C: Romanos 6:3-11;
11º) A, B e C: Salmo 114;
12º) A=Mateus 28:1-10; B=Marcos 16:1-8 e C=Lucas 24:1-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal