Grata Memória – 30 anos da Páscoa do Bispo Olavo Ventura Luiz (Bispo da Diocese Sul Ocidental e Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João, 10. 14-15)
Biografia:
Nascido em 28 de dezembro de 1938, na cidade de Bagé, o Bispo Olavo Ventura Luiz realizou os seus primeiros estudos em sua cidade natal, posteriormente concluídos no Instituto Barão do Rio Branco em Erechim (RS) e posteriormente concluiu em 1968 sua formação teológica no Seminário Teológico de São Paulo. Ordenado ao diaconato em 1969 e ao presbiterado em 1970, ele foi eleito aos trinta e sete anos, em 4 de setembro de 1976, terceiro Bispo da Diocese Sul Ocidental (DSO) e sagrado em 28 de novembro do mesmo ano, sucedendo ao Bispo Plínio Lauer Simões.
Seu episcopado foi marcado por preocupação com o ensino e a evangelização, dando ênfase na formação implementou um programa quinquenal denominado “Linha de Ação Pastoral”. O tema da família também foi preocupação de seu episcopado. Importante pontuar que o Bispo Olavo presidiu a primeira ordenação feminina, a Revda. Carmem Etel Alves Gomes, na matriz do Nazareno em Livramento em 5 de maio de 1985.
Em 1986, Bispo Olavo foi eleito Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Em seu primado foi celebrado o centenário da IEAB (1890 – 1990).
O Bispo Olavo Ventura Luiz faleceu em 9 de março de 1993, aos 54 anos de idade, vítima de malária cerebral contraída em Moçambique, quando esteve em visita a Diocese dos Lobombos.
Oremos:
Onipotente Deus, que te alegras em ser glorificado nos teus santos e santas e que inspiraste o teu servo, o Bispo Olavo Ventura Luiz para ser uma luz no mundo; nós te rogamos que resplandeças em nossos corações para que também nesta geração proclamemos o teu louvor, pois nos chamaste das trevas para tua maravilhosa luz; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
(LOC / IEAB pag. 482
Nenhum comentário:
Postar um comentário